sábado, 9 de novembro de 2013

Jesus, nossa Ressurreição, nossa Vida

O que disse Jesus nosso Senhor sobre a ressurreição?

No seu tempo, a ressurreição era uma doutrina muito divulgada e aceita entre os judeus. Somente os saduceus achavam que a vida acabava com a morte (cf. Mc 12,18; At 23,6-8). Uma ideia que nunca existiu no meio do povo de Israel foi a da reencarnação - esta não tem nada a ver com a Bíblia! Contra os saduceus, Jesus ensinou que Deus é o Deus dos vivos e não dos mortos: Ele é o Deus que ressuscita Seus amigos (cf. Mc 12,18-27).

Para Jesus, essa vida após a morte será vida com o corpo e não somente como a alma: “Não tenhais medo dos que matam o corpo mas não podem matar a alma. Deveis ter medo Daquele que pode fazer perder-se a alma e o corpo no inferno” (Mt 10,28). Observe-se bem que corpo e alma sofrerão no inferno: “Se teu olho direito te leva a pecar, arranca-o e joga longe de ti, pois é preferível perder um dos teus membros do que teu corpo inteiro ser lançado no inferno. E se tua mão direita te leva a pecar, corta-a e joga longe de ti, pois é preferível perder um dos teus membros do que teu corpo inteiro ser lançado no inferno” (Mt 5,29s).

Jesus ensina também que bons e maus “ressuscitarão” (no segundo sentido neutro: as almas não poderão ser destruídas, mas sobreviverão à morte) para o julgamento: uns ressuscitarão para a Vida (verdadeira Ressurreição: estar com Cristo e, com Ele, ser glorificado) e outros ressuscitarão para a Morte (ressurreição em sentido figurado: viver no inferno, viver na Morte!): “Não vos admireis, porque vem a hora em que todos os que estão mortos ouvirão Sua voz. Os que praticaram o bem sairão dos túmulos para a ressurreição da vida; os que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados” (Jo 5,28s).

O próprio Senhor ensinou também que, após a Sua Ressurreição, aqueles que comessem, na Eucaristia, Seu Corpo imolado e ressuscitado, pleno de Vida eterna, ressuscitariam também com Ele e como Ele. Ressurreição, aqui, no sentido forte, profundo, verdadeiro: “Jesus lhes disse: “Em verdade Eu vos digo: se não comerdes a Carne do Filho do Homem e não beberdes o Seu Sangue, não tereis a vida em vós. Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a Vida eterna e Eu o ressuscitarei no Último Dia. Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue permanece em Mim, e Eu nele” (Jo 6,53s.56).

Assim, Jesus não somente anunciou Sua própria Ressurreição (cf. Mc 8,31; Mt 16,21ss; Lc 9,22, etc), como também ensinou que todos ressuscitariam por Ele! Há uma passagem em Mateus que mostra bem isto: “Os túmulos se abriram e muitos corpos de santos ressuscitaram. Eles saíram dos túmulos, depois da ressurreição de Jesus, entraram na Cidade Santa e apareceram a muitos” (Mt 27,52s). Qual o significado deste trecho tão misterioso? Será que os mortos voltaram a viver e entraram em Jerusalém, espantando as pessoas?! Não! Não é isto que Mateus quer dizer! Ele quer afirmar somente que a ressurreição de Cristo é causa da nossa ressurreição. A Cidade Santa na qual os mortos entrarão é a Jerusalém celeste, a Glória do Corpo de Cristo, isto é, o Céu (cf. Ap 21,2.10; 22,19). Mateus usa, aqui, aquele tipo de linguagem que os estudiosos da Bíblia chamam de apocalíptica: uma linguagem cheia de figuras...

Concluindo:

1) Jesus ensinou a ressurreição;
2) Ensinou que ressuscitaremos em corpo e alma;
3) Ensinou que há uma ressurreição para a Vida (verdadeira ressurreição) e uma ressurreição para a morte (para a condenação: ressurreição às avessas!);

4) Deixou claro que Ele próprio é a causa da nossa ressurreição: ressuscitaremos porque Ele ressuscitou!


2 comentários:

  1. Dom Henrique, sua benção!
    Não entendo por que alguns “teólogos católicos”, ainda insistem em “repensar a ressurreição de Cristo Jesus”. Será que eles não acreditam nas Palavras dos Santos dos Evangelhos?
    Parabéns pelo novo Blog!
    Pax et bonum!
    André

    ResponderExcluir
  2. Sim Dom Henrique

    Deixo como comentário as próprias palavras do Mestre, em diálogo com Marta:
    "Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.
    Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
    Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
    Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.
    Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.
    Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
    E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
    Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo."
    João 11:20-27

    Sim, Senhor, (também eu) creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.
    Amém.

    Agradeço (do coração) a Catequese.
    A paz de Cristo.
    =)

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!