sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Rito para o Natal em família

Noite de Natal

O pai: Hoje todo o mundo alegra-se pela vinda do Salvador à terra, na nossa pobre condição humana.

Os filhos: Nós, como família, alegramo-nos e festejamos este extraordinário acontecimento.

Coloca-se o Menino Jesus no presépio e canta-se “Noite feliz”.

A Mãe: Adoremos o Cristo que desceu para nos salvar!

Todos: O Verbo se fez carne e habitou entre nós! Jesus por nós nasceu, vinde todos adoremos!
A Mãe: Jesus, vós que fostes criança como todos nós, concedei-nos nesta Noite Santíssima um coração de criança para que possamos ser sempre felizes, confiantes e cheios de ternura e afeto para com todos. Ó vós, que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém.

Todos: Pai nosso e Ave-Maria.

O pai, estendendo as duas mãos sobre a família, sem fazer o sinal da cruz, enquanto a mãe coloca a mão sobre o ombro do esposo:

Meus filhos, em nome do Senhor, nesta Noite Santa eu abençoo! Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo!

Todos: Amém.

Pode-se cantar um canto de Natal.


Um comentário:

  1. Bem meu caro Dom Henrique...
    A data, o tempo, o significado, tornaram-me muito mais recolhida e reservada que o costumeiro (inclusive nas palavras).
    Recorda-me a fragilidade que uma mulher se encontra (quando está grávida), a ansiedade, a vulnerabilidade, os receios que assaltam a parturiente quando se está prestes a dar á Luz...
    Sinto-me espiritualmente igual.
    Bem, sou solitária por natureza...
    Mas no nosso atual tempo, onde a promiscuidade começa na família (quem resolveu atacar o centro da sociedade, anda feliz), apenas a solidão nos permite ser semelhante ao pássaro de São João da Cruz: nos cimos cantar sem alvoroço, virados para onde sopra o Espírito Santo.

    Sim, entoarei um Canto de Natal.
    Prostrada sob a manjedoura do menino de Belém... e que o sorriso de Jesus bebê me alegre o coração.
    Preparando um enxoval espiritual para receber tal graça.

    A Paz, meu caro.
    =)

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!