quinta-feira, 11 de abril de 2019

A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Lucas - IV

Houve também uma discussão entre eles sobre qual deles deveria ser considerado o maior. Jesus, porém, lhes disse: “Os reis das nações dominam sobre elas, e os que têm poder se fazem chamar benfeitores. Entre vós, não deve ser assim. Pelo contrário, o maior entre vós seja como o mais novo, e o que manda, como quem está servindo. Afinal, quem é o maior: quem está sentado à mesa, ou quem está servindo? Não é quem está sentado à mesa? Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve. Vós permanecestes Comigo em Minhas provações. Por isso, assim como o Pai Me confiou o Reino, Eu também vos confio o Reino. Vós havereis de comer e beber à Minha Mesa no Meu Reino, e sentar-vos em tronos para julgar as doze tribos de Israel! (Lc 22,24-30).

Irmão meu, o nosso pecado – o seu, o meu! Jesus acaba de se dar totalmente no pão, Seu Corpo, e no vinho, Seu Sangue; acaba de assinar Sua entrega que será consumada na dor tremenda da Sruz... Jesus acaba de dizer que é por nós, para nossa salvação... E nós discutimos sobre quem de nós é o maior, o mais importante, o primeiro!

Até quando estaremos tão distantes do Coração do nosso Salvador? Até quando à Sua lógica de servir, de doar-Se a nós, nós contraporemos a lógica nossa, mundana, do prevalecer, do impor-nos, do nos fazer valer? Esta é a lógica do mundo, dos grandes do mundo, dos “reis das nações”: dominar, passar por bons e benfeitores... Infelizmente, ela está também tão presente na Igreja... Mais do que imaginamos e admitimos... Que pena! Que tristeza! Que vergonha!
– Perdão, meu Jesus! Perdão porque entre nós não deveria ser assim e, infelizmente, tantas vezes, entre nós, Teus discípulos, Teus cristãos, Teus ministros sagrados, é assim! Perdão, Senhor, porque nosso coração disfarçadamente pulsa muitas vezes na lógica do mundo e não na Tua! Perdão, Senhor, porque num momento tão solene quanto este da Ceia derradeira e de cada Eucaristia ainda teimamos em arengar, disputar, querer impor-nos! Quão grande é nossa dureza, quão medonha é nossa cegueira, quão duro é nosso coração!
Mestre, Senhor, crava em Ti o nosso olhar, fixa em Ti o nosso coração: Tu és o Mestre, Tu, o Senhor! – e, no entanto, estás entre nós (estarás sempre) como aquele que serve dando a vida sem medidas e sem reservas! Perdoa-nos, Senhor, converte-nos Senhor, cura nosso coração de pedra, ó Salvador nosso!

Depois, meu caro Internauta, aquela palavra estupenda de Jesus aos Doze, e que vale também para nós: “Vós permanecestes Comigo em Minhas provações. Por isso, assim como o Pai Me confiou o Reino, Eu também vos confio o Reino”. Vale para cada cristão, mas vale de modo todo especial para a ordem sacerdotal: os Bispos e presbíteros: Vós permanecestes Comigo em Minhas provações: nas provações da vida, nas solidões e dores, nos cansaços e incompreensões, no desânimo e na vontade de ir-se embora, vós permaneceste Comigo: vosso sofrimento tornou-se Meu sofrimento e Meu sofrimento tornou-se presente e completo no vosso sofrimento! Vós permanecestes Comigo, não fugistes! E como o Meu Pai entregou-Me o Reino pela Minha obediência até a Morte, Eu também vos faço participantes desse Meu Reino (porque tudo quanto o Pai tem é Meu)! Estai certos: comereis à Minha Mesa na Eucaristia eterna do Céu, na qual Eu mesmo serei o alimento que sacia o coração, alegra a vida e enche de sentido a existência. Não mais comerei nem beberei convosco neste mundo... Ânimo, coragem! Eu vos preparo no Céu uma outra Mesa e lá vos saciareis eternamente, porque permanecestes Comigo em todas as Minhas tribulações!

Nós Vos adoramos, Santíssimo Senhor Jesus Cristo, e Vos bendizemos, porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo!


Um comentário:

  1. Assim seja. Louvado seja Deus Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!