segunda-feira, 1 de abril de 2019

Retiro Quaresmal - A liberdade para a qual Cristo nos libertou

Meditação XXIII - terça-feira da IV semana da Quaresma

Reze o Salmo 118/119,9-16
Retornemos ao texto que estávamos meditando. Leia Gl 4,1-7

1. “Enviou Deus o Seu Filho!” A bendita Vinda do Filho de Deus entre nós, pelo mistério da Encarnação, é a chegada da plenitude dos tempos! Deus sempre procurara os homens, pois nos criou para Ele, Dele sedentos (cf. Sl 62/63). O Senhor Deus veio ao nosso encontro já quando nos criou, dando-nos sede Dele, depois, falando ao Povo de Israel, preparando tudo para a plenitude dos tempos, quando Ele mesmo viria, pessoalmente, no Filho Jesus Cristo.
Leia Hb 1,1s e Mt 21, 33-44: nos dois textos aparece como a vinda do Cristo é de uma qualidade e de uma importância totalmente diferente do que Deus fizera antes: agora é o próprio Filho, um com o Pai (cf. Jo 10,30)!
O desenvolvimento do plano da salvação no tempo é o que chamamos de economia da salvação e ela chega à sua plenitude com a Vinda de Nosso Senhor, como chegará à sua consumação no Dia de Cristo, no Dia Final, da Glória eterna.

2. São Paulo deseja mostrar aos gálatas que a vinda do Senhor a este mundo inaugura um tempo novo, um novo e definitivo estágio na economia da salvação: Deus enviou o próprio Filho! Ele, o Prometido, Ele mesmo, “que é, acima de tudo, Deus bendito pelos séculos” (Rm 9,5), veio debaixo da Lei, como vimos na meditação passada, para “resgatar os que estavam sob a Lei” (v. 5), isto é, tanto sob o fardo da Lei de Moisés (os judeus) quanto sob o fardo da lei do pecado (os gentios). Assim, Cristo é o salvador, o libertador de todos os homens, de todos os fardos! Leia Lc 4,16-22 e releia o importantíssimo texto de Rm 3,21-27.

3. Como o Senhor nos resgata do fardo da Lei? Cumprindo tudo quanto as Escrituras de Israel predisseram da parte do Senhor Deus (cf. Lc 24,25-27; 2Cor 1,18-20; Ap 3,14): o Filho eterno do Pai, verdadeiro Deus com o Pai e como o Pai, verdadeiramente feito homem, como homem tomou nossos pecados e, num ato de total obediência ao Pai, como Isaac (cf. Gn 22,1-2.9-10; Rm 8,32), entregou-Se em sacrifício de amor ao Pai pelos nossos pecados (cf. Jo 14,31; Gl 2,20), em nosso nome, rasgando “o documento” que nos acusava (cf. Cl 2,14). Crendo em Cristo e Nele sendo batizados, morremos com Ele e estamos livres dos preceitos da Lei de Moisés e da tirania da lei do pecado e da morte, já que, aqueles que morrem ficam livres de quaisquer dívidas ou acusações! Ainda no Batismo, ressuscitando com Cristo, passamos a viver uma Vida nova, não mais debaixo do fardo da Lei de Moisés ou da lei do pecado, mas sob o leve e suave fardo do Espírito do Cristo Jesus, Espírito de amor, que nos faz viver uma Vida nova que produz frutos novos (cf. Jo 15,1-8; Gl 5,16-24).
Leia atentamente Cl 2,11-14 e Rm 8,1-12. São textos que já foram lidos aqui, mas aos quais é necessário retornar sempre, descobrindo neles sempre novas perspectivas e riquezas!

4. Vamos adiante! O Filho foi enviado por Deus, o Pai, nascido de mulher (verdadeiramente humano), nascido sob a Lei de Moisés (verdadeiramente judeu) – cf. Lc 3,23.34.38 –, para resgatar a todos “a fim de que recebêssemos a adoção filial” (v. 5)! Eis o motivo da Vinda do Filho: dá a todos a graça de serem tornados verdadeiramente filhos do Deus e Pai de Jesus Cristo, o verdadeiro Isaac! Atenção, que esta afirmação é central no cristianismo! Aprofundemo-la um pouco...

a) Por natureza, somos criaturas de Deus, por Ele amados. Como já expus numa anterior meditação, já que tudo foi criado pelo Pai através do Filho e para o Filho no Espírito (cf. Jo 1,3; Cl 1,15s; 1Cor 8,6) certamente toda a criação é continuamente sustentada pelo Espírito do Pai e toda ela tem algo de filial, tem o que poderíamos chamar de filialidade. Assim sendo, toda a criação é, de certo modo, naturalmente, filha de Deus, pois Ele é criador, sustentador, provedor, cuidador, protetor... Neste sentido, todo homem e toda criatura é “filha de Deus” e Deus é pai (com minúscula) de toda a criação e de toda a humanidade. Mas, não é disto nem é neste sentido que o Novo Testamento fala em filiação divina; não no sentido de filialidade! Convém notar ainda que as Escrituras não apreciam muito esta ideia de Deus ser pai da criação para não dar a entender que Deus Se mistura com o mundo ou que o mundo seja divino, seja da natureza de Deus.

b) Também é importante ressaltar que a humanidade, criada em filialidade, por causa do pecado, está debaixo da ruptura com Deus, a ponto de São Paulo afirmar sem meias palavras: “Vós estáveis mortos em vossos delitos e pecados. Nele vivíeis outrora, conforme a índole deste mundo, conforme o Príncipe do poder do ar, o espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Com eles, nós também andávamos outrora nos desejos de nossa carne, satisfazendo as vontades da carne e os seus impulsos, e éramos por natureza como os demais, filhos da ira” (Ef 2,1-3). Aqui, é necessário ser sério e fiel à Palavra de Deus: o ser humano, por si só, por natureza, tornou-se “filho da ira” e não tem a filiação por adoção em Cristo! Esta é e será sempre a nossa fé! A filiação somente nos é dada pela adesão a Jesus Cristo e o Batismo no Seu Espírito! Não há outro meio: “Todos pecaram e todos estão privados da Glória de Deus e são justificados gratuitamente, por Sua graça, em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus” (Rm 3,23s). Por isso mesmo a urgência missionária de proclamar o Nome de Jesus Cristo, fazendo discípulos Seus em todas as nações (cf. Mt 28,18-20; Mc 16,15; 1Cor 9,16; 1Jo 1,1-4). Esta ordem a Igreja recebeu do Senhor e jamais poderá transcurá-la sob pena gravíssima de pecado, de infidelidade, de perder sua razão de ser! A Igreja a ninguém poderá negar ou omitir jamais e sob hipótese alguma o anúncio do Nome de Jesus como Cristo de Deus e único Salvador da humanidade (cf. At 4,12)!

c) O Deus Uno e Trino criou o homem para muito mais que uma relação de filialidade. O destino de todo o ser humano é receber no seu íntimo o Espírito do Filho Jesus Cristo feito homem, imolado e ressuscitado, tornando-se realmente filho de Deus, por graça absoluta da salvação obtida pelo Filho, e não só pela própria graça da criação. É disto que se trata no Novo Testamento quando se fala em adoção filial. Esta adoção é real, eficaz, fazendo-nos realmente participantes da natureza divina! E isto somente se obtém pela fé em Jesus Cristo e o Batismo no Seu Espírito de Filho. Leia At 2,37-41; 4,10-12; 15,13-18; 17,22-31; 26,17-18.

d) É importante compreender a palavra adoção como São Paulo a imagina: não como uma filiação postiça, mas uma filiação real (cf. 1Jo 3,1), que dá ao que foi adotado o nome daquele que o adotou e todos os direitos legais de herança e demais aspectos de um filho natural! Somente assim, o homem atinge o fim para o qual fora criado: chegar à plena comunhão com o Deus Uno e Trino, tornando-se filho do Pai através do Filho Unigênito, feito Primogênito de muitos irmãos, no Espírito Santo que Ele, imolado e ressuscitado derramou e derramará sempre sobre os que Nele crerem quando do Sacramento do Batismo (cf. Ef 1,3-5.13-14; Tt 3,4-7). Por isso mesmo a afirmação exultante do Apóstolo: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura. Passaram-se as coisas antigas; eis que se fez realidade nova. Tudo isto vem de Deus, que nos reconciliou Consigo por Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação. Pois era Deus que em Cristo reconciliava o mundo consigo, não imputando aos homens e pondo em nós a palavra da reconciliação” (2Cor 5,17-19).

5. Como eu já expliquei várias vezes, é no Espírito Santo do Filho que somos tornados filhos no Filho. Este Espírito é derramado no Batismo (cf. Jo 3,5s; Tt 3,4-7). É o que diz o santo Apóstolo aos gálatas: “Porque sois filhos– isto é, para que sejais filhos –, enviou Deus aos nossos corações o Espírito do Seu Filho, que clama: Abbá, Pai!” (v. 6). É o mesmo pensamento expresso em Rm 8,15-16. Por favor, leia atentamente este texto antes de seguir adiante!
É impressionante que tanto na Carta aos Gálatas como na Epístola aos Romanos, o Apóstolo, ao falar da filiação, utilize a palavra aramaica Abbá para referir-se ao Pai de Jesus Cristo. Ora, Abbá era o mesmíssimo modo com que o Senhor Jesus, nos dias de Sua vida entre nós, referia-Se ao Seu Pai do Céu (cf. Mc 14,36). O significado é profundo: batizado no Santo Espírito de Cristo, o discípulo entra realmente na relação filial que Jesus Cristo nosso Senhor tem com o Seu Pai. A filiação divina que somente o Senhor Jesus Cristo tem por natureza, nós temos verdadeiramente por graça. Por isso, após a Ressurreição, o Senhor nos chama de irmãos (cf. Mt 28,10; Jo 20,17) e, de Unigênito do Pai (cf. Jo 1,14.18; 3,16.18; 1Jo 4,9), torna-Se “o Primogênito de muitos irmãos” (Rm 8,29s)!

6. Finalmente, a bela, emocionante, consoladora e intensa conclusão: “De modo que já não és escravo, mas filho. E se és filho, és também herdeiro, graças a Deus!” (v. 7) Aquele que crê em Jesus como o Cristo de Deus recebe o Batismo no Espírito do Filho e deixa de estar sob a Lei de Moisés e sob a lei do pecado (cf. Rm 8,2)! Agora, já não é escravo e, tendo recebido a adoção filial é tornado, realmente, filho no Filho (cf. Rm 8,14s)! Sendo Filho, está livre das observâncias da Lei de Moisés e de ser escravo das paixões pecaminosas dos pagãos, que não conhecem a Deus (cf. Cl 3,5-11)! Sendo Filho é herdeiro com Cristo, herdeiro da Vida divina, herdeiro da plenitude do Reino de Deus, herdeiro do Céu! É isto! O que poderia o homem esperar mais que isto: ter a Vida mesma de Deus em plenitude e por toda a eternidade? (cf. Rm 6,20-23; 8,11; Ef 2,5-10) E tudo isto por pura graça de Deus e não em virtude das observâncias legais os preceitos da Lei de Moisés!

7. Basta, por agora! Procure reler e meditar e rezar... Se desejar, reze o Sl 137/138.



Um comentário:

  1. Obrigado D. Henrique por tanta Luz e Verdade que pelas vossas mãos Deus nos guia e ilumina.
    Que o Senhor vos abençoe com mais Luz e Verdade, e vos fortaleça e guarde em todos os vossos caminhos.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!