sexta-feira, 12 de abril de 2019

Retiro Quaresmal - A liberdade para a qual Cristo nos libertou

Meditação XXXII - sexta-feira da V semana da Quaresma

Reze o Salmo 118/119,81-88
Releia Gl 6,7-10

1. Releia atentamente os vv. 7s. Primeiro, o grave aviso de São Paulo: “De Deus não se zomba!” Pode parecer palavras óbvias, mas não são! Vivemos num mundo que faz pouco de Deus; na própria Igreja, hoje em dia, há muitos que fazem pouco do Senhor Deus e da Sua Palavra. Zombam de Deus! Leia atentamente Eclo 5,1-8. Zomba de Deus quem se fecha para Ele, zomba de Deus quem faz pouco da Sua Palavra, zomba de Deus quem distorce os Seus mandamentos, zomba de Deus quem procura ofuscar a Sua verdade. Leia também Is 5,20s.
Pense um pouco com seriedade: você realmente teme a Deus? Que efeito tem na sua vida a Sua santa Palavra? Reze o Sl 85/85. Repita, rezando, o v. 11. Escute ainda a tremenda advertência de João Batista: Mt 3,7s.

2. Depois, o Apóstolo recorda a nossa responsabilidade ante as escolhas que fazemos na vida: podemos semear na carne ou no espírito. Carne, nas Escrituras, significa o homem na sua finitude, na sua debilidade de criatura e na sua debilidade moral, podendo chegar até o total fechamento para Deus. O homem carnal é aquele que pensa: “A vida é minha; eu faço como quero; vivo como quero! Não devo satisfação a ninguém, nem a Deus!” Espírito, no homem, é aquela sede, aquela abertura que ele tem em relação ao Infinito. Essa sede faz com que ele, naturalmente aprecie o bem e o deseje, faz com que ele levante os olhos para o alto. O homem pode escolher semear sua vida na carne ou no espírito. E o que ele semear, colherá: se semear na carne, irá se brutalizando, ficando insensível para o que é de Deus e para todo o bem... Se semear no espírito, vai deixando-se guiar pelo Espírito de Cristo, adquirindo os sentimentos do Senhor e se tornando amigo de Deus! A carne é semeadura de corrupção e morte eterna; o espírito, impregnado do Espírito de Deus, é início e penhor da Vida eterna na Glória!
Leia Dt 30,15-20. Reze o Sl 1.

3. No v. 9, o Apóstolo exorta os gálatas a que perseverem no caminho do bem, na via do espírito! É preciso que compreendamos que a vida cristã é um combate e supõe que passemos por tribulações. Leia At 14,22; Ef 6,10-20. O próprio Senhor Jesus nos exortou à perseverança (cf. Lc 21,19). A vida cristã é um caminho que supõe e exige paciência, resistência, perseverança até o fim. Leia atentamente Hb 10,32-39. Atenção! É inútil pensar que perseveraremos na vida cristã sem combate, sem o exercício da disciplina interior e exterior, sem o combate aos vícios, sem a prática constante da oração e da meditação na Palavra de Deus! Leia Lc 21,34-36. Não é possível ser cristão bonzinho, com uma vida frouxa e aburguesada pelo comodismo! O Senhor nos propõe o caminho da luta para que o Reino se estabeleça em nós. Leia Mt 11,12. Ao fim, haverá o Juízo de Deus em Cristo e haveremos de colher a Vida eterna ou a eterna perdição! Nunca esqueçamos disto! Nossa vida neste mundo é semente de eternidade: colheremos eternamente o que neste mundo semearmos! Não adiante iludir-se! Semeemos! Semeemos o Reino em nós; deixemos que o Reino de Deus invada a nossa vida como impregnou a vida de Jesus nosso Senhor!“Enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos, mas sobretudo para com os irmãos na fé!” (v. 10) Está aí: aproveitar bem o tempo desta vida e mantermos o coração aberto a todos, já que o amor cristão é universal, mas, sobretudo, para com os irmãos na fé, aqueles que estão ao nosso redor e caminham ao nosso lado no caminho do Cristo Senhor! Sim, porque, às vezes, é mais fácil falar de amor para com a humanidade, que é um conceito abstrato, do que amar o irmão concreto que está ao meu lado e me perturba ou aborrece...

4. Reze o Sl 125/126


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!