segunda-feira, 8 de abril de 2019

O caminho para a Páscoa na Liturgia da Palavra (VI)

Jo 7,40-53

Esta perícope revela a tensão que vai se acumulando ao redor de Jesus. Ele foi e será sempre sinal de contradição e causa de divisão, também no mundo atual! Nestes versículos podemos constatar a divisão e a polêmica entre o povo (cf. vv. 40-44) e entre os próprios membros do Sinédrio de Israel (cf. vv. 47-52). Aliás, é interessante como termina a perícope: cada um volta para a sua casa, sem um acordo de pensamento e avaliação diante do fenômeno Jesus de Nazaré...

Ainda hoje Jesus é causa de divisão; sê-lo-á sempre!

Os cristãos não devem ter receio disto, não devem ter medo de contradizer e contrariar o mundo! O cristianismo verdadeiro jamais andará ao sabor das modas e modismos e correntes do mundo (cf. Jo 15,18; Gl 1,10)! O testemunho de Cristo Jesus, Enviado do Pai, Caminho, Verdade e Vida, único e suficiente Salvador de toda a humanidade, jamais será inclusivo (cf. Mt 22,14; Lc 13,22-30)! O Evangelho é para todos, deve ser pregado a todos com amor, respeito, paciência, mas sem panos mornos, sem irenismos e relativismos, sem panos mornos nem respeito humano. Por isso mesmo, ele traz mal-estar e divisão, colocando os ouvintes em crise! O próprio Jesus agiu assim e nos ensinou a proceder deste modo (cf. Mt 10,34s). O que passa disto, não é de acordo com o pensamento do Senhor, mas com o pensamento do mundo.

O cristão deve amar a todos, a todos servir, a todos respeitar, a todos acolher, mas sem ceder em nada no que toca ao anúncio do Senhor como único Salvador e sem mutilar ou macular em nada a verdade da fé (cf. At 20,20). Por isso, seremos incompreendidos até mesmo dentro da Igreja e dos que vivem de modismos (cf. Lc 21,8-20; Mt 10,21s). Mas, este é um belo modo de ser fiel ao Senhor e de caminhar com Ele até o Calvário, sofrendo com Ele para ter parte na Sua Ressurreição! Coragem, pois! É Cristo o Senhor a Quem servimos (cf. Cl 3,24)!


Um comentário:

  1. Já vivi assim, já teve pessoas que queriam que eu deixasse de acreditar em Deus, em Jesus, também já me humilharam por causa da minha fé. mais sempre guardei em meu coração o que Pedro disse a Jesus. A quem iremos Senhor, Tu tens palavras de vida eterna.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!