terça-feira, 2 de abril de 2019

O caminho para a Páscoa na Liturgia da Palavra (II)

 Jo 5,1-16

Esta perícope de hoje mostra o Senhor Jesus como aquele que dá vida. Ele nos cura, cura a humanidade que, como aquele paralítico, não tinha ninguém por ela. “Queres ficar curado?” – ainda hoje o Senhor nos faz esta pergunta. Ele pode nos curar!

Ainda hoje, o Senhor nos diz: “Levanta-te, toma o teu leito e anda!” Ele sim, pode nos arrancar do aleijão dos nossos pecados, das peias que nos prendem e escravizam, imobilizando-nos no caminho para a Vida!

Todo aquele que crê no Senhor e desce às águas do Batismo e alimenta-se do maná da Eucaristia, é curado da sua situação de pecado para viver uma Vida nova em Cristo. Mas, há sempre o perigo de sermos infiéis, de voltarmos atrás. A vida em Cristo, neste mundo, nunca será uma posse, um direito adquirido, mas uma luta de todo dia, sustentados pela graça de Deus! Por isso mesmo, a severa advertência do Senhor: “Eis que estás curado; não peques mais, para que não te suceda algo ainda pior!” Sim! Pior que o aleijão físico é perder o Senhor, é virar-Lhe as costas e renegá-Lo na nossa vida! E isto é sempre um perigo para todos nós! Por isso, é necessário rezar, vigiar, procurar sempre de novo o caminho da conversão!

Este Evangelho de hoje marca o início das hostilidades dos judeus para com Jesus. Várias vezes, eles procurarão O desafiarão matá-Lo (cf. Jo 5,10.15; 6,41.52; 7,15.35; 8,22.31.48.57; 10,19.24.33; 11,54) porque o Senhor não Se encaixa nos limites apertados das normas judaicas e sua visão estreita da Lei! Ele é maior que o judaísmo e suas instituições, como o sábado... Não há acordo entre a visão limitada do judaísmo e a novidade que Jesus veio trazer! A estreiteza dos judeus torna-os incapazes de se perguntarem como o Senhor Jesus pode realizar milagres mesmo no sábado, torna-os incapazes de se alegrarem porque o Senhor Deus permitiu que um filho de Abraão fosse curado... Só a Lei interessa, só as normas, só os preceitos, somente a interpretação rabínica estrita da Lei... Mas, assim, a Lei que veio anunciar a Vida, torna-se instrumento de morte, torna-se fardo insuportável!

Uma coisa que chama atenção é que o homem curado vai aos judeus e como que denuncia Jesus! Como os cristãos que ainda querem voltar à Lei de Moisés. Sobre isto, estamos meditando na Epístola aos Gálatas, no Retiro Quaresmal...

Cuidado! Fomos curados pelo Senhor Jesus! Cuidado para que não voltemos à velhice do pecado! Cuidado para não receber em vão a graça de Deus e, assim, terminemos pior que antes! A falta de fé e a dureza de coração levarão Jesus nosso Senhor à morte... É o que acompanharemos nestes dias, seguindo o Evangelho de João...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!