sexta-feira, 5 de abril de 2019

O caminho para a Páscoa na Liturgia da Palavra (V)

Jo 7,1-2.10.25-30

Este capítulo 7 vai revelando ainda mais as contradições que o Senhor nosso Jesus Cristo foi enfrentando no Seu ministério, que, no fundo, foi um caminho para a Cruz e a Ressurreição, caminho pascal. Somos cristãos, Seus discípulos; sigamos com Ele!

Os versículos que a Liturgia escolheu para hoje, dão conta de que os judeus desejavam matar o Senhor. Uma coisa importante: em João, judeus não significa automaticamente todo o Povo de Israel, mas os seus representantes, os seus líderes: sumos sacerdotes, escribas, anciãos do povo, fariseus. Um exemplo disto é o v. 13: “Ninguém falava Dele abertamente, por medo dos judeus”. Em outras palavras; ninguém dos israelitas, do Povo judeu, falava abertamente de Jesus com medo dos “judeus”, isto é, dos chefes.

Mas, também a família carnal de Cristo não acreditava Nele! Várias vezes os evangelhos deixam entrever isto! O Senhor não sobre para a Festa das Tendas com eles: os tempos e os modos de Cristo não são os nossos, não são segundo a carne. O Seu tempo e os Seus modos são os do Pai: somente Este determina a Sua Hora!

Se é verdade que “os judeus” adversários do Senhor foram sobretudo os chefes do povo, não é menos verdade que o povo, como um todo, não creu em Jesus, não O acolheu, não O tratou com a importância e seriedade que Lhe eram devidas! Observemos como as pessoas se incomodam que o Senhor pregue no Templo e ninguém O prenda e como boa parte dentre elas não acredita que Jesus seja o Messias: sabem de onde Ele vem... Pensam saber que Ele é de Nazaré, na Galileia... E o Messias viria de Belém, na Judeia... No entanto, não sabem que Jesus Cristo vem de Belém e, mais ainda, vem do Pai, vem da Eternidade, vem do Infinito, do Coração do Deus Santo de Israel, Seu Pai!

O Deus Tremendo, Santo, Infinito, que sequer pode ser imaginado, ninguém O conhece no Seu Ser mais profundo: “Não O conheceis”,diz Jesus aos judeus!“Mas Eu O conheço, porque venho da parte Dele, e Ele foi quem Me enviou!” Somente o Filho, que vem do seio do Pai, conhece realmente a Paternidade de Deus! Israel sabia que Deus É, que Deus é Santo, que Deus é o Inefável... Mas, Israel não sabia nem suspeitava que o Seu Deus é essencialmente Pai, Pai eterno do eterno Filho no Espírito eterno! Israel não conhece o Seu Deus no Seu Mistério mais profundo; mas, o Filho O conhece, revela-O e dá-nos a graça de participar da Sua própria Filiação! Mas, isto custará o sangue do Filho! Já agora, esta perícope finda dizendo que os judeus – chefes e alguns do povo – querem prendê-Lo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!