sábado, 30 de junho de 2018

Homilia para a Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos

Hoje, celebramos o glorioso martírio dos santos Apóstolos Pedro e Paulo, aqueles “santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus”.
Pedro, aquele a quem o Senhor constituiu como fundamento da unidade visível da Sua Igreja e a quem, misteriosamente, concedeu as chaves do Reino! Pensai: conceder as chaves do Reino! Palavras misteriosas...
Paulo, chamado para ser Apóstolo de um modo único e especial, por pura iniciativa surpreendente do Senhor Ressuscitado, que é único dono da Sua Igreja, e chama quem quer e como quer... Este Apóstolo tornou-se o Doutor das nações pagãs, levando o Evangelho aos povos que viviam nas trevas.
Um pela cruz e o outro pela espada, deram o testemunho perfeito de Cristo, derramando seu sangue e entregando a vida em Roma, Pedro, por volta do ano 64; Paulo, pelo ano  67 da nossa era.

Caríssimos, esta Solenidade hodierna dá-nos a oportunidade para algumas ponderações importantes.

Primeiro: A Igreja é apostólica. Esta é uma sua propriedade essencial. João, no Apocalipse, vê a Jerusalém celeste fundada sobre doze alicerces com os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro (cf. 21,14).
Eis: a Igreja não pode ser fundada por ninguém, a não ser pelo próprio Senhor, que a estabeleceu sobre o testemunho daqueles Doze primeiros que Ele mesmo escolheu. Seu alicerce, portanto, sua origem, seu fundamento são o ministério e a pregação apostólicas que, na força do Espírito Santo, deverão perdurar até o fim dos tempos graças à sucessão apostólica dos Bispos católicos, transmitida na Ordenação episcopal sob a potente atividade do Santo Espírito do Cristo ressuscitado, Senhor único da Igreja.
Dizer que nossa fé é apostólica significa crer firmemente que a fé não pode ser inventada, não pode ser mutilada nem adulterada, nem tampouco deixada ao bel-prazer das modas de cada época; crer que a Igreja tem como fundamento os Apóstolos significa afirmar que não somos nós, mas o Cristo no Espírito Santo, Quem pastoreia e santifica a Igreja pelo ministério dos legítimos sucessores dos Apóstolos.
O critério daquilo que cremos, a regra da nossa adesão ao Senhor Jesus, a norma da nossa fé e até mesmo a certeza sobre a relação dos autênticos livros da Bíblia, é aquilo que recebemos dos santos Apóstolos uma vez para sempre (cf. Jd 3). Só a eles e aos seus legítimos sucessores o Senhor confiou a Sua Igreja, concedendo-lhes a autoridade com a unção do Espírito para desempenharem o ofício de guiar o Seu rebanho pelos séculos afora.
Olhemos, irmãos amados, para Pedro e Paulo e renovemos nosso firme propósito de nos manter alicerçados na fé católica e apostólica que eles plantaram juntamente com os demais discípulos do Senhor. Hoje, quando surgem tantas comunidades cristãs que se auto-intitulam “igrejas” e se auto-denominam “apostólicas”, estejamos atentos para não perder a comunhão com a verdadeira fé, transmitida de modo ininterrupto e fiel na única Igreja de Cristo, santa, católica e apostólica.

Um segundo aspecto importante, caríssimos, é o significado de ser apóstolo: ele não é somente aquele que prega Jesus, mas, sobretudo, alguém que, escolhido pelo Senhor, com Ele conviveu, Nele viveu e, por Ele, entregou sua vida. Os apóstolos testemunharam Jesus não somente com a palavra, mas também com o modo de viver e com a própria morte. Por isso mesmo, a celebração anual do seu martírio é uma festa para a Igreja, pois é o selo de tudo quanto anunciaram. O próprio São Paulo reconhecia: “Não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor. Trazemos, porém, este tesouro em vasos de argila para que esse incomparável poder seja de Deus e não nosso. Incessantemente trazemos em nosso corpo a agonia de Jesus, a fim de que a vida de Jesus seja também manifestada em nosso corpo. Assim, a morte trabalha em nós; a vida, porém, em vós” (2Cor 4,5.7.10.12).
Eis o sinal do verdadeiro Apóstolo: dar a vida pelo rebanho, com Jesus e como Jesus, gastando-se, morrendo, para que os irmãos vivam no Senhor! Por isso, caríssimos meus, a alegria da Igreja na Festa de hoje: Pedro e Paulo não só falaram, não só viveram, mas também morreram pelo seu Senhor; e já sabemos pelo próprio Cristo-Deus que não há maior prova de amor que dá a vida por quem amamos! Bem-aventurado é Pedro, bendito é Paulo, que amaram tanto o Senhor a ponto de darem a vida por Ele! Nisto, são um exemplo, um modelo, uma norma de vida para todos nós. Aprendamos com eles!

Um terceiro aspecto que hoje podemos considerar é a ação fecunda da graça de Cristo na vida dos Seus servos. O exemplo de Pedro, o exemplo de Paulo servem muito bem para nós. Vede: o Senhor chama quem Ele quer, de modo misterioso e soberano!
Quem era Simão, chamado Pedro? Um pescador sincero, mas rude, impulsivo e de temperamento movediço. No entanto, foi fiel à graça, e tornou-se Pedra sólida da Igreja, tão apegado ao seu Senhor, a ponto de exclamar, cheio de tímida humildade: “Senhor Tu sabes tudo; Tu sabes que Te amo” (Jo 21,17).
Quem era Saulo de Tarso, chamado Paulo? Um douto, mas teimoso e radical fariseu, inimigo de Cristo. Tendo sido fiel à graça, tornou-se o grande Apóstolo de Jesus Cristo, tão apaixonado pelo seu Senhor, a ponto de nos desafiar: “Sede meus imitadores como eu sou de Cristo!” (1Cor 11,1)
Eis, caros meus, abramo-nos também nós à graça que o Senhor nos concede para a edificação da Sua obra, para a construção do Seu Reino, e digamos como São Paulo: “Pela graça de Deus sou o que sou, e Sua graça em mim não foi em vão” (1Cor 15,10).

Ainda um derradeiro aspecto, amados no Senhor. Nesta hodierna Solenidade somos chamados a refletir sobre o ministério de Pedro na Igreja.
Simão por natureza, foi feito Pedro pela graça. Pedro quer dizer pedra. Eis, portanto, Simão Pedra: “Tu és Pedro e sobre esta Pedra Eu edificarei a minha Igreja. Eu te darei as chaves do Reino” (Mt 16,16ss).
Caríssimos, o ministério petrino é mais que a pessoa de Pedro ou deste outro aquele papa. Seu serviço será sempre o de confirmar os irmãos na fé da Igreja católica, que é a fé em Cristo, Filho do Deus vivo, mantendo, assim, a Igreja unida na verdadeira fé apostólica e na unidade católica. É este o ministério que até o fim dos tempos, por vontade do Senhor, estará presente na Igreja na pessoa do Sucessor de Pedro, o Bispo de Roma, a quem chamamos carinhosamente de Papa, pai.
compreendamos bem: o Papa não é dono da Igreja, não está acima da Igreja, não é um monarca e muito menos um monarca absoluto! Ele não pode fazer na Igreja aquilo que bem queira e entenda! Ele é o Pastor supremo da Igreja de Cristo porque somente a ele o Senhor entregou de modo supremo o Seu rebanho. Mas, atenção: o que o Senhor entregou de modo especial a Pedro (cf. Mt 16,18-20), entregou também aos demais Apóstolos (cf. Mt 18,18)! É totalmente errado pensar Pedro sem os demais apóstolos, pensar o Papa sem o Colégio dos Bispos! Pedro no meio dos Apóstolos e princípio da comunhão entre eles; o Papa no meio dos Bispos e princípio da comunhão entre eles, sempre a serviço da fé católica e apostólica; nunca acima dela!
No entanto, repitamos: aquilo que Cristo nosso Senhor entregou aos Doze e a seus sucessores, os Bispos, entregou de modo especial a Pedro e a seus sucessores, o Papa, Bispo de Roma, que é a Igreja diocesana de Pedro: “Tu Me amas mais que estes? Apascenta as Minhas ovelhas!” (Jo 21,15).
Estejamos atentos, caríssimos: nossa obediência, nossa adesão, nosso respeito, nossa veneração pelo Santo Padre não é por motivos humanos: porque o achamos simpático, sábio, ou de pensamento igual ao nosso; não é porque ele nunca erra ou se engana…
Nosso respeito ao Sucessor de Pedro é na fé, porque se trata daquele a quem o Senhor confiou a missão de confirmar os irmãos. O Papa deve ser o primeiro guardião da fé católica, o primeiro a fazer o possível para conservar os fieis de Cristo unidos na fé e nos vínculos da caridade!  Antes de ser pastor da Igreja, é filho da Igreja, membro da Igreja! Nossa certeza de que ele nos guia em nome de Cristo vem da promessa do próprio Senhor: “Simão, Simão, eis que Satanás pediu insistentemente para vos peneirar como trigo; Eu, porém, orei por ti, a fim de que a tua fé não desfaleça. Quando, porém, te converteres, confirma teus irmãos” (Lc 22,31-32). Somente deixando-se guiar pela oração de Cristo, sua fé não desfalecerá! Porque temos certeza da eficácia da oração de Jesus nosso Senhor por Pedro e seus sucessores, é que confiamos que, mesmo nas difiuldades e incertezas dos dias que correm, o Senhor não abandonará a Sua Igreja!

Assim, rezemos hoje pelo Papa, Sucessor de Pedro. E acompanhemos nossa oração com um gesto concreto: a esmola, o óbolo de São Pedro, aquela contribuição que no dia de hoje os católicos do mundo inteiro devem dar para as obras de caridade do Papa por todo o mundo. Assim, com as mãos e com o coração rezemos pelo Santo Padre: Que o Senhor nosso Deus que o escolheu para o Episcopado na Igreja de Roma, o ilumine à frente da Sua Igreja, governando o Povo de Deus, de modo que o povo cristão a ele confiado possa sempre mais crescer na fé e nos vínculos da comunhão na caridade de Cristo. Amém. 


2 comentários:

  1. Belíssimo texto, querido Dom Henrique. Sempre leio seus escritos pois, sei que alimentam minha fé. Que Deus o conserve assim. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Divino Pai Eterno, me ajude a ser VOSSO discípulo missionário, me ajude a dizer para todos que Jesus é o Messias, o Filho do Deus vivo. Me ajude a colaborar com a construção da VOSSA igreja, me ajude a combater o bom combate, completar a corrida e guardar a fé. Me ajude a esperar com amor a VOSSA manifestação gloriosa, me ajude ficando comigo e dando-me forças, me ajude a anunciar integralmente a VOSSA mensagem, me ajude libertando-me de todo mal, me ajude salvando-me para o REINO CELESTE, me ajude a glorificá-Lo pelos séculos dos séculos. Amém. Me ajude a vencer o sofrimento, me ajude a rezar continuamente pela Igreja e pelo papa. Me ajude com o VOSSO anjo, me ajude a obedecê-Lo, me ajude libertando-me do poder do mal, isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.



    Divino Pai Eterno, me ajude a ser VOSSO discípulo missionário, me ajude a dizer para todos que Jesus é o Messias, o Filho do Deus vivo. Me ajude a colaborar com a construção da VOSSA igreja, me ajude a combater o bom combate, completar a corrida e guardar a fé. Me ajude a esperar com amor a VOSSA manifestação gloriosa, me ajude ficando comigo e dando-me forças, me ajude a anunciar integralmente a VOSSA mensagem, me ajude libertando-me de todo mal, me ajude salvando-me para o REINO CELESTE, me ajude a glorificá-Lo pelos séculos dos séculos. Amém. Me ajude a vencer o sofrimento, me ajude a rezar continuamente pela Igreja e pelo papa. Me ajude com o VOSSO anjo, me ajude a obedecê-Lo, me ajude libertando-me do poder do mal, isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.




    Divino Pai Eterno, me ajude a ser VOSSO discípulo missionário, me ajude a dizer para todos que Jesus é o Messias, o Filho do Deus vivo. Me ajude a colaborar com a construção da VOSSA igreja, me ajude a combater o bom combate, completar a corrida e guardar a fé. Me ajude a esperar com amor a VOSSA manifestação gloriosa, me ajude ficando comigo e dando-me forças, me ajude a anunciar integralmente a VOSSA mensagem, me ajude libertando-me de todo mal, me ajude salvando-me para o REINO CELESTE, me ajude a glorificá-Lo pelos séculos dos séculos. Amém. Me ajude a vencer o sofrimento, me ajude a rezar continuamente pela Igreja e pelo papa. Me ajude com o VOSSO anjo, me ajude a obedecê-Lo, me ajude libertando-me do poder do mal, isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.



    Divino Pai Eterno, me ajude a ser VOSSO discípulo missionário, me ajude a dizer para todos que Jesus é o Messias, o Filho do Deus vivo. Me ajude a colaborar com a construção da VOSSA igreja, me ajude a combater o bom combate, completar a corrida e guardar a fé. Me ajude a esperar com amor a VOSSA manifestação gloriosa, me ajude ficando comigo e dando-me forças, me ajude a anunciar integralmente a VOSSA mensagem, me ajude libertando-me de todo mal, me ajude salvando-me para o REINO CELESTE, me ajude a glorificá-Lo pelos séculos dos séculos. Amém. Me ajude a vencer o sofrimento, me ajude a rezar continuamente pela Igreja e pelo papa. Me ajude com o VOSSO anjo, me ajude a obedecê-Lo, me ajude libertando-me do poder do mal, isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.




    Gostei da reflexão

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!