sexta-feira, 29 de junho de 2018

Descobrir no Silêncio a Palavra

"Quem possui a palavra de Jesus, este em verdade, pode ouvir o Seu silêncio, a fim de ser perfeito". Esta afirmação de Santo Inácio de Antioquia, Bispo e Mártir do século I, é cheia de significado ainda hoje.

Estamos acostumados a buscar o Senhor na Sua Palavra. Obviamente, Palavra do Senhor está, de modo intenso e único, nas Escrituras Santas.
Mas, palavras do Senhor para nós, de certo modo, são também tudo quanto nos vai acontecendo e nos fazendo divisar a presença de Deus, que conduz a nossa vida. Dizemos que Deus nos falou quando conseguimos divisar um sentido, uma mensagem na realidade a nossa volta. Isso é um grande passo: aprender a escutar o Senhor nas Suas palavras, poder dizer: “Tudo me fala de Ti...”

Mas, e quando tudo parece sem sentido? E quando o aparente e tremendo absurdo desaba sobre nós ou sobre o mundo a nossa volta? Quando tudo parece silêncio de Deus para nós e, angustiados e quase sufocados, exclamamos: "Onde está Deus? Cristo meu, por que Te escondes?"

Também aí, é necessário aprender a escutar Aquele que nos fala na Palavra e nos fala no Silêncio: "Quem possui a palavra de Jesus, este em verdade, pode ouvir o Seu silêncio, a fim de ser perfeito" – este, o sentido da frase de Santo Inácio.
Quando escreveu tal pérola preciosa, ele mesmo estava sendo levado para Roma para ser jogado às feras. Inácio foi perfeito, pois soube escutar o Senhor na Palavra e no tremendo Silêncio ao ter diante de si a perspectiva tremenda de uma morte violenta nos dentes das feras...

A escuta perseverante da Escritura Sagrada, a oração silenciosa diante do Senhor, a prática piedosa e ungida dos sacramentos, a capacidade de calar o coração nos diversos acontecimentos e situações da existência, tudo isso vai nos ensinando a compreender a linguagem de Deus, seu sussurro, sua Palavra, que envolve também o momento silencioso da Cruz e da Sepultura do Cristo.
Eis: o Senhor nosso, Jesus Cristo, falou-nos pela palavra de Seus discursos, de Seus milagres, de Suas belíssimas parábolas. Mas, não esqueçamos que nos falou eloquentemente no silêncio da Sexta-feira Santa e do Grande Sábado da Sepultura.

Um dos grandes desafios dos cristãos de hoje é saber colher a Palavra do Senhor precisamente no Seu Silêncio.
Todo mundo – até os pagãos – falam de Deus quando ficam curados, quando conseguem emprego, quando realizam um desiderato... As seitas são peritas nisto...

Mas, e quando nada dá certo? E quando vêm o fracasso e a dor?
Que belo, que fecundo, que serviço inestimável o cristão pode prestar ao mundo aprendendo a colher a Palavra do Salvador nesses pesados silêncios e comunicá-la, como luz e esperança ao surdo, interesseiro, imediatista, superficial e agitado mundo de hoje...


3 comentários:

  1. É uma bênção a oportunidade de ler os textos do senhor. Que Deus o abençoe para que possa nos abençoar sempre.

    ResponderExcluir
  2. Senhor Jesus Cristo , tirai os tampões do nosso ego , para que ouçamos através do Espírito Santo agindo em nós.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!