quarta-feira, 20 de junho de 2018

São Luís Gonzaga: mesmo morto, ainda fala pelo exemplo

Neste dia 21, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Luís Gonzaga, padroeiro dos seminaristas.

Sua biografia é conhecida: de família nobre, dos duques de Mântua, ainda jovem, deixou tudo por amor de Cristo e ingressou na Companhia de Jesus. Destacou-se pela profunda pureza de coração e de corpo, sendo exemplo de castidade. Enquanto estudava em Roma, compadecido dos que sofriam com o epidemia de tifo, de tal modo dedicou-se a socorrê-los que veio a contrair a doença, falecendo aos 23 anos de idade, sem ter chegado ao sacerdócio.

Pensando no belo exemplo deste santo, gostaria de chamar atenção de três realidades, sobretudo aos seminaristas que me leem:

1. Luís Gonzaga foi um apaixonado por Cristo Jesus. Seu amor ao Senhor não foi teórico ou sentimental. Nada disso! Amor puramente sentimental não é amor, é egoísmo meloso, é ilusão flor-de-laranja e pronto! Luís amou ao Senhor de verdade e, porque amou, soube renunciar, soube dar, soube perder. Sendo nobre, rico, poderoso, de prestígio, desde jovenzinho tudo considerou perda, tudo reputou lixo para ganhar a Cristo! Seu pai tentou seduzi-lo com o mundo, com as curtições e coisas boas da vida... Nada! Para Luís, viver era Cristo e, por Cristo, tudo deixou!

Você, seminarista, que deseja ser padre, nunca esqueça: não poderá ser padre de verdade sem um profundo amor pelo Senhor, um amor concreto, no concreto da vida, capaz de renunciar por Ele, de por Ele deixar o que atrapalha a ser Dele! Nunca esqueça, meu irmão mais novo: é impossível amar sem renunciar pelo Amado, sem por Ele perder, sem a Ele se amoldar! Renunciar e perder pequenas e grandes realidades, coisas em si mesmas boas e bonitas, que fazem o coração feliz, mas que, diante do chamado do Senhor, diante da pérola de grande valor, perdem o brilho e devem ser deixadas para trás...

2. Luís cultivou ardentemente a pureza. Ser puro não é somente ser casto corporalmente. A pureza é, primeira e fundamentalmente, retidão de consciência. O puro é aquele que nunca usa ninguém de modo algum, nunca faz joguinhos, nunca se aproxima dos outros por interesse. O puro é simples, reto, límpido na sua consciência, no seu falar e no seu agir. Essa pureza quando toca a sexualidade chama-se castidade. Luís foi modelo límpido de jovem casto. A virtude cristã da castidade é a vivência do sexo segundo os preceitos do Senhor. Pode-se ser casto sendo casado ou sendo solteiro. Aquele que deseja viver solteiro, no celibato, pelo amor do Senhor Jesus, para ser a Ele configurado na ordenação sacerdotal, cuide de alimentar e preservar lealmente sua castidade. Fuja lealmente de situações, conversas, diversões, companhias e pensamentos que coloquem em perigo sua intenção de ser casto e sua vida de castidade. A castidade é virtude cristã e o pecado contra a castidade, quando não combatido, é grave, pois cria uma espessa nuvem no coração, de modo a tirar a limpidez do nosso olhar e afeto em relação a Cristo e ao próximo.

Seminarista, seja lealmente casto, cultive valorosamente sua castidade, afaste-se daqueles e daquilo que possam enfraquecer ou macular sua reta intenção de uma vida realmente casta!

3. Luís Gonzaga, porque enamorado do Cristo, descobriu Cristo nos outros: fez-se tudo para todos, procurou socorrer os doentes de tifo, esteve junto deles, amou-os em Cristo, a ponto de contrair o tifo também ele. Que força, o amor a Cristo e a pureza deram a esse jovem santo!

Seminarista, que seu amor a Jesus frutifique no amor aos outros, sobretudo aos pobres de todas as pobrezas, aos necessitados de todas as necessidades! Nunca esqueça: o ministério sacerdotal é serviço aos irmãos por amor de Cristo. Não se é padre para si, para sua glória, por sua própria vontade, prestígio ou autoafirmação, mas para a glória de Cristo e a salvação do mundo.

Por tudo isto, sirva-nos o exemplo de São Luís Gonzaga. Sua intercessão faça nossos seminaristas homens de verdade, cristãos fervorosos e missionários incansáveis! Amém.


Um comentário:

  1. Senhor Deus Todo Poderoso, me ajude a ser um apaixonado por Cristo Jesus, me ajude a viver por Cristo e por ELE deixar tudo, me ajude a ter um profundo amor pelo SENHOR, um amor concreto, capaz de renunciar por Jesus. Me ajude a cultivar a pureza, me ajude a ter retidão de consciência, me ajude a ser simples, reto, límpido na minha consciência, no meu falar e no meu agir. Me ajude a ser um modelo límpido de homem casto, me ajude a fugir do pecado, me ajude a descobrir Cristo nos outros, me ajude a fazer-me tudo para todos, me ajude a socorrer os doentes por amor, me ajude a servir meus irmãos por amor ao meu SALVADOR. Me ajude a ser um religioso para a glória de Cristo e a salvação do mundo. Me ajude a ser um homem de verdade, um cristão fervoroso e um missionário incansável. Isso eu LHE peço pela intercessão de São Luís Gonzaga. Amém.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!