sábado, 23 de junho de 2018

Filhos de Deus, herdeiros da ressurreição


Um texto de Orígenes (185-243), sacerdote e um dos maiores teólogos do cristianismo dos inícios. Os espíritas e outros espiritualistas juram que Orígenes ensinava a reencarnação. Por este pequeno texto já dá para ver o engano... Pode ter certeza: Orígenes e a Igreja nunca, jamais, em tempo algum ensinaram esta doutrina, que é totalmente alheia ao cristianismo. Com a palavra, Orígenes de Alexandria

No Último Dia, a morte será vencida. A Ressurreição de Cristo, após o suplício da Cruz, contém misteriosamente a ressurreição de todo o corpo de Cristo. 

+++++
Observação minha:
Aqui há duas coisas importantes:
(1) O corpo com o qual Cristo ressuscita é aquele mesmo que sofreu, no dizer de Orígenes, o “suplício da Cruz”. Ou seja, não se trata de uma “ressurreição” fantasmagórica ou simplesmente “espiritual”! Se se perguntasse aos judeus do tempo de Cristo e do início do cristianismo o que era a ressurreição, eles diriam com clareza e simplicidade: após a morte, a alma fica num estado de bem-aventurança ou de tormento e, no Dia do Senhor, os corpos ressuscitarão e participarão do mesmo destino das almas: glória ou condenação. Para judeus e cristãos, o corpo dorme, a alma não! O corpo não será para sempre destruído, mas será ressuscitado no final dos tempos.
(2) Orígenes era cristão e, para um cristão, a ressurreição que os judeus esperavam é o próprio Cristo: na Ressurreição de Cristo nós ressuscitaremos! Porque Ele ressuscitou, nós venceremos a morte! Nossa ressurreição é participação na Ressurreição Dele, dar-se-á na força da Sua Ressurreição! Por isso, o Autor afirma que a Ressurreição de Cristo “contém misteriosamente a ressurreição de todo o corpo de Cristo”,  isto é, da Igreja, dos seus membros. Por isso mesmo, a Páscoa de Cristo é nossa salvação, é nossa festa, é nossa esperança!
+++++

Tal como o corpo visível de Cristo é crucificado, amortalhado e depois ressuscitado, assim o Corpo inteiro dos santos de Cristo é com Ele crucificado e já não vive em si mesmo.

+++++
Observação minha:
Veja, que esta é a fé católica e apostólica desde as origens: vivemos em Cristo já agora, vamos, no nosso dia-a-dia, morrendo e vivendo com Cristo nos apertos, alegrias, provas, vitórias, derrotas, tenteções e superações desta vida, até quando morreremos em Cristo um dia e, com Ele, ressuscitaremos no Último Dia!
+++++

Mas, quando chegar a hora da ressurreição do verdadeiro corpo de Cristo, do seu corpo total, então os membros de Cristo, hoje semelhantes a ossos secos, juntar-se-ão, articulação com articulação (Ez 37,1s), cada um encontrando o seu lugar e “todos juntos constituirão um homem perfeito à medida da plenitude do corpo de Cristo” (Ef 4,13).
Então a multidão de membros será um corpo, pois todos pertencem ao mesmo corpo (Rm 12,4).

+++++
Observação minha:
Quando chegará a “hora” da ressurreição do verdadeiro corpo de Cristo? No Dia de Cristo, no final de tudo!
Agora, cada ser humano que morre no Senhor, tem sua alma transfigurada na Glória de Cristo imediatamente depois da morte, passando pela purgação de suas faltas,  se disso tiver necessidade. A não ser que, tendo vivido fechado para Cristo, O perca por toda a eternidade...
Mas, no Dia do Senhor, todos ressuscitarão em seus corpos, para a Vida plena de Cristo ou para a perdição eterna. Aí, então, todo o corpo de Cristo, que é a Igreja, estará pleno, porque plenamente glorificado no Espírito de Glória do próprio Cristo glorioso.
Esta é a nossa fé, a fé católica e apostólica, sem tirar nem pôr!


Um comentário:

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!