quarta-feira, 20 de junho de 2018

Deus: uma Luz tão intensa que nos cega

Na Escritura Santa, o Eclesiástico, falando da relação do Senhor Deus com Moisés, diz assim:

“Na fidelidade e doçura Ele o santificou,
Escolheu-o entre todos os viventes;
Fê-lo ouvir a Sua voz
E o introduziu nas trevas” (Eclo 45,4-5).

Estranhas e belas, estas palavras... Elas exprimem muito bem o modo de agir de Deus com os Seus amigos, com os místicos de todos os tempos...
Por um lado, o Senhor educa Seus amigos; vai, pouco a pouco, conduzindo-os com fidelidade e doçura, atraindo-os a Si, santificando-os, isto é, fazendo-os entrar na Sua Vida bendita, na Sua insondável intimidade, que mais parece um imenso mar sem confins, na Sua santidade bem-aventurada.
Interiormente, de modos inexplicáveis, o Senhor vai falando aos Seus, vai educando-os, vai entabulando com eles um verdadeiro diálogo de amizade e amor, numa doçura que parece aquela de uma suave e reconfortante brisa...
Mas, por outro lado, vai introduzindo-os nas trevas. Isto mesmo! Quanto mais Deus Se aproxima de alguém, mas faz o fiel perceber o quanto Ele, o Eterno, está para além de tudo, o quanto não pode ser abarcado, compreendido, domesticado! O pobre peregrino na fé, enamorado do Deus tremendo, do Santo, faz, então, a terrível experiência de um Deus que de todos os modos e por todos os lados nos ultrapassa, transbordando em plenitude infinita de Ser, de Sabedoria, de Eternidade... O crente vai experimentando sem experimentar e sabendo sem nada saber que o Deus que o atraiu, que o chamou a Si é inatingível e incompreensível, é de uma distância tão íntima e, ao mesmo tempo, de uma intimidade tão distante, tão inalcançável... Ele ouve a voz do Senhor no silêncio tremendo que povoa sua alma, sua sensibilidade, seu entendimento e tudo quanto ele possa imaginar... É tremendo cair nas mãos do Deus vivo!
E, então, cresce a saudade medonha naquele que foi conquistado pelos carinhos do Senhor e, por outro lado, aumenta mais e mais a consciência da distância: Deus é Grande demais, Santo demais, Incompreensível demais, Luminoso demais para caber nas nossas pobres medidas!
Que resta ao fiel? Abandonar-se, entregar-se, com total pobreza interior, com doce confiança naquele misterioso Amigo que Se revela escondendo-Se. Ele é uma Luz tão intensa que nos cega! Por isso dizia São João da Cruz: “Deus, para nós, nesta vida, é nem mais nem menos que noite escura!”
De noite, mesmo de noite, não nos cansemos de buscar a Fonte! Deixemo-nos guiar por nossa sede, sede inscrita, cravada em cada fibra do nosso ser de criaturas... Sede como a da corça que procura o riacho... Que assim nossa alma procure o Senhor!
Ó Senhor, Luz tenebrosa e Escuridão luminosa, preenche meu desejo com Tua luz, Tua doçura e Tua paz! Recolhe em Ti todos os meus desejos e sacia de Ti todas as minhas sedes!


2 comentários:

  1. Senhor Deus Todo Poderoso, me ajude no caminho da santificação, me ajude a ouvi-Lo, me ajude a ser um homem místico, me ajude educando-me e conduzindo-me. Me ajude a ser VOSSO amigo intimo, me ajude ficando sempre comigo, me ajude a ser um peregrino na fé, um enamorado do meu SALVADOR. Me ajude a ser conquistado pelo seu carinho, me ajude a abandonar-me, entregar-me, com total pobreza interior ao SENHOR. Me ajude a procurá-Lo com amor e fé. Isso eu LHE peço pela intercessão de São João da Cruz. Amém.

    ResponderExcluir


  2. Como Madalena gostaria de retê-Lo,
    Se não cuido, chego a loucura...
    Queria vê-Lo ao meio dia,
    Mas Deus nesta vida é noite escura!

    Por fim chegará o dia em que O encontrarei, e sorrindo Me dirás: aqui está à Quem tanto procuras!

    Para estar contigo, renunciaria novamente todas as luzes do mundo...
    Ainda que eternamente Tu me deixasses em uma noite escura!

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!