quarta-feira, 20 de março de 2019

Retiro Quaresmal: A liberdade para a qual Cristo nos libertou

Meditação XII - quarta-feira da II semana da Quaresma

Reze o Salmo 118/119,89-96
Leia, agora, Gl 3,8-9

1. Observando bem vários dos textos importantes de São Paulo, sobretudo na Epístola aos Romanos e aos Gálatas, o Apóstolo fala em dois modos de fundamentar e viver a relação com o Senhor Deus, dois amplos horizontes: a fé e o cumprimento dos preceitos a Lei de Moisés, isto é, as famosas obras da Lei.

2. Ora, nestes dois versículos que estamos meditando, Paulo afirma que Deus justificaria, isto é, tornaria seus amigos os gentios pela fé. Interessante que, de modo surpreendente, aparentemente, não diz em quem seria essa fé... “Deus justificaria os gentios pela fé...” (v. 8a) Mas, se formos atentos ao contexto, aparece claríssimo que se trata de mesma fé que Abraão teve: fé na promessa de um Descendente, de um Isaac, que é o próprio Cristo, como eu mostrei na meditação passada. É esta fé que os gálatas devem sustentar agora, ao invés de se apegaram às obras da Lei de Moisés, à circuncisão que os cristãos judaizantes desejavam convencê-los a praticar (cf. Gl 1,6).
Por isso mesmo, o Apóstolo cita a promessa feita a Abraão, em Gn 12,3: “Em ti serão abençoadas todas as nações” (v. 8b). Eis o sentido: na fé de Abraão, que creu na promessa de Deus de que lhe nasceria um filho, Isaac, seu descendente, estava já presente verdadeiramente, segundo o desígnio de Deus, a fé que teriam os gentios, acreditando no verdadeiro Isaac que Deus mandaria: o Filho, Jesus nosso Senhor, Descendente de Abraão por excelência, como veremos claramente mais adiante (cf. Gl 3,16).

3. Assim, os que são pela fé, sejam gentios ou judeus, são abençoados juntamente com Abraão, o Crente, o Amigo de Deus (cf. Gn 15,6; 1Mc 2,52; 2Mc 1,2; Eclo 44,19.21), são verdadeiramente filhos de Abraão segundo a fé!
Aqui, atenção: O judeu, por ser judeu simplesmente, recebe a “bênção” da Lei, cumprindo os preceitos da Lei. Somente crendo no enviado de Deus, Jesus Cristo, o novo Isaac, o Descendente de Abraão, o judeu receberá o que a própria Lei prometeu em Gn 12,3: a bênção de Abraão! A bênção da Lei prepara o judeu para receber em Cristo, novo Isaac, a bênção definitiva, que é a bênção de Abraão, prometida antes da bênção da Lei! Deste modo, para São Paulo, seja o judeu que o gentio é justificado somente pela fé em Cristo, o descendente prometido a Abraão, que creu na promessa e foi justificado (cf. Gn 15,6)! Isto sim, é uma novidade, uma percepção do mistério de Deus revelada a Paulo, é como que o “Evangelho de Paulo”. Leia com atenção Ef 3,1-7. Enquanto Paulo tem este pensamento largo a respeito da bênção que Deus preparou desde sempre para os gentios, os judeus, debaixo da Lei, de modo geral pensavam que os gentios poderiam receber as bênçãos prometidas a Abraão, desde que adorassem ao Deus de Israel e se submetessem à circuncisão, porta de todas as observâncias da Lei de Moisés. Paulo, indignado, pergunta: Então, para que Cristo? Se é pela Lei, não é pela fé, pela adesão ao Senhor Jesus Cristo que vem a salvação! Cristo seria inútil, seria apenas mais um profeta judeu (cf. Gl 2,21).

4. Agora, façamos uma pausa em acompanhar o raciocínio do santo Apóstolo. Vamos nos deter nesta realidade de que ele fala com tanta paixão, a realidade da fé! O que significa esta fé que justifica? Sgnifica

=> acolhimento do dom de Deus, isto é, acolhimento Daquele que Ele enviou: Jesus Cristo (cf. Jo 6,28s).

=> a partir do acolhimento deste dom tão grande e inesperado, Jesus crucificado delineado diante de nós (cf. Gl 3,1), o reconhecimento de que somos todos insuficientes, somos pecadores: os judeus diante da Lei; gentios diante da consciência: todos vemos no Crucificado o quanto somos incapazes sozinhos de nos salvar, já que somos deficientes diante da Lei da consciência e diante da Lei de Moisés! Somos necessitados de salvação, de um Salvador! Leia, novamente, com toda atenção Rm 3,21-31.

=> o reconhecimento de que em Cristo, o Senhor nos deu gratuitamente o perdão, pregando na Cruz os nossos pecados (cf. Rm 3,30; Cl 11,14).

=> o acolhimento da salvação trazida por Jesus, Nele crendo, recebendo o Batismo no Seu Espírito e vivendo em comunhão com Ele na vida e no Sacramento, Nele colocando toda a nossa vida e toda a nossa esperança.

5. Assim, pois, que fique bem claro: o centro da vida cristã é a própria Pessoa de Jesus Cristo: Nele está a salvação; mais ainda: Ele mesmo é a Salvação! No Seu corpo de carne crucificado e ressuscitado fomos salvos pela fé Nele (cf. Rm 8,1-4)! Cristo, Ele mesmo é a salvação, é a nossa paz, o nosso shalom com Deus, o Pai: Nele, judeus e gentios recebem a bênção e formam um só povo, o Novo Povo de Deus, a Igreja.
Leia e reze o estupendo texto de Ef 2,13-22!

6. Ante tudo quanto estamos meditando, procure responder com sinceridade no coração:
Qual o papel do Cristo Jesus na sua vida?
Como é, realmente, a sua relação com Ele?
Leia e medite rezando 1Pd 2,21-25.
Reze Ap 5,9s, louvando o Cristo, nossa fé, razão da nossa esperança.


2 comentários:

  1. Obrigado D. Henrique pelo esplêndido Retiro que me faz ver o Apóstolo com outros olhos. Quanta Luz! Por isso deixou de enxergar na estrada de Damasco. Deus o abençoe sempre D. Henrique.
    Não temos o #5 na meditação de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Dom Henrique excelente retiro faz nós crescer na fé a busca para reconhecer pecador diante do crucificado isto é reconhecer pecador ou pecador pedir perdão do mais profundo da nossa alma ser um batizado novo uma batizada nova.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!