terça-feira, 5 de março de 2019

Chegou o tempo do combate

Eis o tempo da Quaresma!
Somos convidados nestes dias a retomar a consciência de ser o Povo santo do Senhor, o Israel de Deus, o Povo da nova e eterna Aliança. E como fazê-lo? Como o Senhor Jesus, o Santo de Deus, que passou quarenta dias no deserto em combate espiritual, sendo tentado por Satanás.

A Quaresma é um tempo de deserto, de provação, de combate espiritual contra Satanás, o Pai da mentira, o enganador da humanidade. Sem combate não há vitória e não há vida cristã de verdade! A Igreja, dá-nos as armas para o combate: a oração, a penitência e a esmola.
A Mãe católica nos pede neste tempo, que combatamos nossos vícios com mais atenção e empenho; recomenda-nos a leitura da Sagrada Escritura e de livros edificantes, que unjam o nosso coração.

Deixemos a preguiça, cuidemos do combate espiritual! Que cada um programemos o que fazer a mais de oração. Há tantas possibilidades: rezar um salmo todos os dias, rezar todo o saltério ao longo da Quaresma, rezar a via-sacra às quartas e sextas-feiras.

Quanto à penitência, não enganemos o Senhor! Que cada um tire generosamente algo da comida durante todos os dias da Quaresma (exceto aos domingos); que se abstenha da carne às sextas-feiras, como sempre pediu a tradição ascética da Igreja, que tire também algo das conversas inúteis, dos pensamentos levianos, dos programas disponíveis nos meios de comunicação tão nocivos à saúde da alma!

E a esmola, isto é, a caridade fraterna? Há tanto que se pode fazer: acolher melhor quem bate à nossa porta, aproximar-nos de quem necessita de nossa ajuda, reconciliarmo-nos com aqueles de quem nos afastamos, visitar os doentes e presos....

Quanto ao combate dos vícios, que cada um veja um vício, isto é, um mau hábito dominante e cuida de combatê-lo com afinco nesses dias! Escolha também uma leitura espiritual para o tempo quaresmal, leitura que alimente a mente e o coração. Esta leitura, mais que um estudo, deve ser uma oração, um refrigério para o coração, uma leitura edificante, que nos faça tomar mais gosto pelas coisas de Deus...

Deixemos a preguiça, combatamos o combate da nossa salvação! Finalmente, que ninguém esqueça a Confissão sacramental, para celebrar dignamente a Páscoa sagrada.
Se alguém não puder se confessar por se encontrar em situação irregular perante Cristo e a Igreja, que não se sinta excluído! Procure o sacerdote para uma direção espiritual, uma revisão de vida e peça uma bênção, que, certamente, não lhe será negada. Não é a confissão, não permite o acesso à comunhão sacramental, mas é também um modo medicinal de aliviar o coração e ajudar no caminho do Senhor!

O importante é que ninguém fique indiferente a mais essa oportunidade que a misericórdia do Senhor nos concede!
É digno de nota que somente depois do combate no deserto é que Jesus nosso Senhor saiu para anunciar a Boa Nova do Reino. Também cada um de nós e a Igreja como um todo, somente poderá testemunhar o Reino que Cristo nos trouxe se tiver a coragem de enfrentar o deserto interior e combater o combate da fé! Não recebamos em vão a graça de Deus!
Que ele, na sua imensa misericórdia, nos conceda uma santa Quaresma!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!