quinta-feira, 7 de março de 2019

Retiro Quaresmal - A liberdade para a qual Cristo nos libertou

Meditação I - Quinta-feira depois das Cinzas

Reze o Salmo 118/119,1-8
Leia com atenção Gl 1,1-5

1. Primeiramente, recorde que esta Epístola é Palavra de Deus. Nas palavras de São Paulo, escritas por ele de modo tão humano, o Senhor Deus nos instrui sobre o Seu Filho, na luz e na potência, no conhecimento e na profundidade do Santo Espírito. Procure, portanto, ler e reler este trechinho com o coração aberto; um coração que escute.
Peça como Salomão: “Dá ao Teu servo um coração que saiba escutar” (1Rs 3,9), que saiba ouvir a santa Palavra do Senhor como realmente ela é: Palavra de Deus.
Leia 1Ts 2,13.

2. São Paulo começa recordando aos gálatas que ele é apóstolo, isto é, “enviado”; enviado não por homens, não pelos Doze, não por Pedro, mas pelo próprio Jesus Cristo, o Enviado de Deus Pai!
Atenção: Paulo não era dos Doze, Paulo não conhecera Jesus neste mundo e, no entanto, livre e soberanamente, Jesus Cristo o chamou para ser apóstolo. Trata-se de uma escolha inesperada e graciosa do Senhor, por pura liberalidade.
Leia At 22,1-22. Aí, o próprio Apóstolo conta a sua vocação surpreendente e absolutamente gratuita por parte do Senhor. Paulo não se considera apóstolo contra os Doze nem desprezando os Doze, mas sabe que o seu chamado foi diretamente feito pelo Senhor. Se os pastores da Igreja devem ser sempre respeitados, no entanto não são os donos do rebanho nem proprietários da fé e da vocação dos discípulos. Só o Senhor é soberano absoluto da Igreja e ninguém mais: nem um Papa nem um Bispo nem um padre nem ninguém!

3. A palavra “apóstolo”, na Igreja, indica aquele que é enviado como representante do Cristo que envia. O apóstolo faz as vezes do próprio Cristo: “Quem vos ouve e Mim ouve; e quem vos rejeita, a Mim rejeita” (Lc 10,16) de modo que acolhê-lo ou rejeitá-lo equivale a acolher ou rejeitar o próprio Cristo.
Quem são os apóstolos?

a) Primeiramente e de modo todo especial os Doze primeiros que o Cristo chamou e enviou em Seu nome.

b) Depois, de modo absolutamente único, Paulo de Tarso, escolhido não por meio de homens, mas diretamente de Jesus Cristo.

c) Depois ainda homens que receberam dos Doze ou de Paulo, em geral pela imposição das mãos, isto é, o Sacramento da Ordem, a autoridade de enviados em nome de Cristo para ensinar e pastorear a Igreja.

d) Finalmente, todos aqueles que pelo Batismo, a Crisma e a Eucaristia são, neste mundo, sal e luz por ordem do próprio Cristo (cf. Mt 5,13).

4. Reflita:

a) Na Igreja, aqueles que sucedem a Pedro e aos Doze são o Bispo de Roma e os Bispos e seus cooperadores, os presbíteros. Eles devem ter o respeito e a obediência por parte dos fieis (cf. 1Cor 3,9; 1Ts 3,2; Hb 13,7) Mas, isto não é absoluto: “O que se exige do administrador é que cada um seja fiel” (1Cor 4,1s).
Sendo enviados pelo Cristo, os sucessores dos primeiros apóstolos devem ser fieis na doutrina católica e apostólica, no zelo pelo pastoreio do rebanho segundo o Coração de Cristo Bom Pastor e na santificação do rebanho pelo exemplo e pela celebração dos mistérios de Cristo.

b) Além dos pastores da Igreja, todos os batizados e crismados têm um dever de apostolado na Igreja, comunidade dos discípulos do Senhor Jesus. Atenção: esta missão não é dada por nenhum ministro ordenado, mas diretamente pelo Cristo, no Batismo e na Crisma e alimentada em cada Eucaristia! A missão deve ser vivida em comunhão com os pastores e sob a orientação deles, mas não vem deles! Só Cristo é a fonte absoluta e o critério absoluto da vida cristã e da missão!

c) Aqui cabe a pergunta: Você é um apóstolo do Senhor, isto é, você é alguém que se deixa enviar pelo Senhor como testemunha da Sua presença, do Seu amor, da Sua verdade, da Sua salvação? Leia com atenção Mt 5,13ss. É uma séria advertência do Senhor!
Recorde que seu primeiro apostolado é no ambiente em que você vive, no estado de vida em que o Senhor o colocou: família, esposo, pai, mãe, patrão, funcionário, empregado, namorado, estudante…

Leia Is 6,1-8. Pense rezando: Senhor, onde queres me enviar? Onde desejas que eu seja sinal de Ti, presença de Ti? Senhor, aqui estou! Ajuda-me a ser Teu apóstolo, Teu enviado, Teu embaixador nas várias situações e locais deste mundo e desta vida! Faz-me corajoso, faz-me disponível, faz-me fiel! A Ti a glória, Senhor, pelos séculos sem fim. Amém.

5. Agora observe: Quem chama Paulo ao apostolado? É Jesus Cristo! É Ele o Enviado do Pai, é Ele “que Se entregou a Si mesmo pelos nossos pecados a fim de nos livrar do presente mundo mau, segundo a vontade do nosso Deus e Pai” (v.4) e, tendo-Se entregado, foi ressuscitado dentre os mortos pelo Pai (cf. v. 1). Aqui há ideias muito importantes, centrais, para a nossa fé:

(a) Toda a Vida, toda salvação, toda vocação nasce do Pai e nos vem por Jesus Cristo nosso Senhor. Foi o Pai Quem“amou tanto o mundo, que entregou o Seu Filho único, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a Vida eterna” (Jo 3,16). A obra da salvação tem seu princípio no Pai, manifesta-se através do Filho feito homem de morte e ressurreição por toda a humanidade e se efetiva seja em Cristo seja na Igreja até o fim dos tempos na potência do Santo Espírito que o Ressuscitado derrama continuamente na Sua Igreja.

(b) A Vida divina que o Pai nos quer dar, a comunhão com Ele, isto é, a salvação, por vontade livre e soberana do Pai, vem-nos pela Morte e Ressurreição do Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Ele Se entregou em perfeita obediência e comunhão com o Pai (cf. Jo 10, 17s) e pelo Pai foi ressuscitado na potência do Espírito Santo, que foi pelo Ressuscitado derramado sobre nós (cf. Rm 1,3s; At 2,32s).

(c) Esta salvação que o Senhor Jesus Cristo nos trouxe nos separa do “mundo mau”. O cristão é separado do mundo! O que isto significa? O cristão, iluminado pela luz do Cristo Jesus, sabe que o mundo foi marcado pelo pecado. Este mundo atual, bom em si mesmo, é ferido gravemente pelo mistério da iniquidade. Jesus fala de Satanás como o “Príncipe deste mundo” de pecado (cf. Jo 12,31; 16,11) e deixa claro que a Sua escolha nos separou do mundo (cf. Jo 17,14-16). São Paulo nos previne claramente de que aqueles que desejam agradar ao mundo não são amigos de Cristo (cf. Gl 1,10) e que a lógica da Cruz de Cristo é loucura para o mundo: ele não consegue compreender porque não tem o Espírito de Cristo (cf. 1Cor 2,14) São afirmações tremendas e de grande atualidade, sobretudo quando se vê na Igreja muitos que são tentados a mundanizar a Esposa de Cristo, a prostituí-la ao modo de ver, sentir, pensar e agir do mundo, inimigo de Cristo! O cristão verdadeiro, que se pauta por Cristo, jamais aceitará isto, pois vivemos na carne, mas não podemos militar segundo a carne! Leia com atenção 2Cor 10,3-6.

6. Pensando nos seus próprios sofrimentos, mas sobretudo, pensando na Igreja, novo Israel, e naqueles que, dentro e for a dela, querem destruí-la ou desfigurá-la, reze o Sl 94/93.


6 comentários:

  1. Amém,Deus seja louvado que ele ,o abençoe e lhe dê muita sabedoria Dom Henrique.
    Muito obrigado pela sua entrega ..
    Que nossa igreja ,busque cada vez mais o Cristo ..

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo,para sempre seja louvado . Deus abençoe o senhor dom Henrique por nos proporcionar este lindo momento de reflexão da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa leitura, Dom Henrique. Comecei a ler ontem à noite, um pouco atrasada, mas lerei e meditarei em todas que o senhor vem postando, assim como salvarei alguns trechos e passagens que possam ser reestudados e repassados às pessoas mais adiante.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!