quarta-feira, 6 de março de 2019

Quarta-feira de Cinzas: Início do retiro quaresmal

Hoje iniciamos o santo Tempo da Quaresma. Como faço já há alguns anos, também neste 2019 oferecerei a você, caro Amigo, um itinerário para estes dias sagrados: neles, com a Palavra de Deus em mãos e o coração aberto ao Cristo Jesus, vamos caminhar para a santa celebração da Páscoa do Senhor.

Neste ano, meditaremos na Epístola de São Paulo aos Gálatas. Amanhã iniciaremos a sua leitura orante.
Hoje, releia com atenção as leituras da Missa desta Quarta-feira de Cinzas. 

1. Deixe-se tocar com toda a sinceridade do coração pelo apelo vivo, atual, a você dirigido pelo Senhor Deus: “Voltai para Mim com todo o vosso coração!”
Não sei qual a sua situação neste início de Quaresma...
Não sei como está sua fé no Senhor, sua confiança na Sua santa presença na sua vida...
Não sei se você tem sido fiel ou infiel, generoso ou preguiçoso para com o Senhor...
Não sei se você tem vivido segundo o Cristo ou segundo o mundo...
Mas, agora, o importante é deixar-se tocar pelo apelo da Palavra do Senhor: “Voltai para o Senhor, vosso Deus! Ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia!”

2. Coloque-se sinceramente diante do Senhor. Acolha com todo o seu coração o dom que Ele lhe faz de um tempo de salvação.
Eis a Palavra do Senhor para você: “No momento favorável, Eu te ouvi e no dia da salvação, Eu te socorri!”
Procure levar muito a sério que este tempo quaresmal é um tempo favorável, um tempo de salvação! Que o seu olhar, nestes dias, dirija-se para Jesus nosso Senhor: “Aquele que não cometeu pecado, Deus O fez pecado por nós, para que Nele nós nos tornemos justiça de Deus!”
Eis: não receba em vão tão grande dom, tão grande graça! Nesta Quaresma, busque o Senhor Jesus Cristo com todo o seu coração, com todo o seu amor, com toda confiança! Ele Se fez homem por você, por você Se entregou! Ele não brincou conosco! Amou-nos de verdade!

3. Finalmente, planeje bem suas observâncias quaresmais, sobretudo a oração, o jejum e a esmola. Mas, faça tudo isto não por fazer, não por simples observância exterior, não por pura tradição, mas procurando colocar seu coração e seu amor ao Senhor naquilo que fará.

4. E, agora, com o coração coberto de cinzas, reze hoje os sete salmos penitencias como expressão de humilde arrependimento seu e da Igreja e de vontade de fazer o caminho quaresmal; reze-os com um coração generoso para com o Senhor; reze-os com a insistência humilde de um pobre diante do seu Deus. Salmos 6, 31/32, 37/38, 50/51, 101/102, 129/130, 142/143.


2 comentários:

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!