terça-feira, 5 de março de 2019

O sentido da Quaresma

A Quaresma é um período de quarenta e quatro dias.
Desses quarenta e quatro dias, retiram-se os seis domingos quaresmais, nos quais não se deve fazer penitência e acrescentam-se mais dois dias, a Sexta-feira da Paixão e o Sábado Santo, que são dias de penitência, obtendo-se um total de exatos quarenta dias de penitência pela abstinência e o jejum.
Assim, o sagrado Tempo Quaresmal se inicia na Quarta-feira de Cinzas, prolongando-se até a Quinta-feira Santa, antes da Missa na Ceia do Senhor.
Trata-se de um tempo privilegiado de conversão, combate espiritual, jejum e escuta da Palavra de Deus.

Na Igreja Antiga, este era o tempo no qual os catecúmenos (adultos que se preparavam para o Batismo) recebiam os últimos retoques em sua formação para a vida cristã: eles deveriam entregar-se a uma catequese mais intensa e aos exercícios de oração e penitência. Pouco a pouco, toda a comunidade cristã - isto é, os já batizados em Cristo -, começou a participar também deste caminho, tanto para unir-se aos catecúmenos, como para renovar em si a graça de seu próprio Batismo e o fervor da vida cristã, preparando-se, deste modo, para a santa Páscoa.

Assim, surgiu a Quaresma: tempo no qual os cristãos, pela purificação e a oração, buscam renovar sua conversão para celebrarem na alegria espiritual a santa solenidade de Páscoa, na madrugada do Domingo da Ressurreição, renovando suas promessas batismais.
O santo tempo quaresmal tem, portanto, uma vertente ascética, de combate espiritual e caminho de conversão, e uma outra mística, centrada na contemplação e celebração litúrgica do Mistério Pascal de Cristo.


Um comentário:

  1. Sua Bençao Dom Henrique... que seja um tempo forte de oração, Jejum e Penitência para mais nos aproximarmos de uma contrição verdadeira... e preparados, renovados pelo esforço e a Graça Divina posamos nos encontrar Diante do Altar do Cordeiro no Domingo de Pascoa e Celebrara dignamente Junto ao corpo e Sangue de Nosso Salvador Jesus Cristo... Obrigado sempre por suas Palavras, exortações e correções... Não desanime nunca pois seu trabalho chega a milhares de corações....

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!