quinta-feira, 27 de setembro de 2018

A propósito das eleições

Estamos novamente em período eleitoral. Elegeremos deputados estaduais, governadores, deputados federais, senadores e presidente da República.

Voltam os ingredientes de sempre para este tempo:
as promessas dos candidatos, as esperanças de mudança, as acusações, as compras de votos, os pactos eleitorais muitas vezes incompreensíveis, a demagogia, a mentira, o terrorismo eleitoral, o clima meio policial criado por uma lei eleitoral que trata o povo como bando de tolos com necessidade de tutela: "não pode isso, não pode aquilo"...

Mas, o que importa mesmo, o que deveria estar presente na consciência dos eleitores são algumas poucas e simples ideias. Ei-las, algumas, a seguir.

1. As eleições são parte importante da formação da nossa jovem democracia. Votando, aprende-se a participar, toma-se consciência de que o poder pertence originariamente ao povo e é este quem escolhe a quem confiá-lo. Os governantes são representantes da vontade do povo e a ele devem servir.

2. O período eleitoral deve ser ocasião para examinar com seriedade o caminho político dos candidatos. Distinguindo-se cuidadosamente os verdadeiros dos falsos argumentos da campanha, é necessário analisar atentamente a personalidade e o histórico de cada um dos que pleiteiam ser eleitos. Atenção que é importante para a democracia não somente votar, mas avaliar o que foi feito com o voto que se deu: foi ele honrado ou não no exercício do mandato anterior que tal político exerceu? Qual o histórico político do seu candidato: cesteiro que faz um cesto, faz um cento!

3. O eleitor deve votar pensando no bem comum, ou seja, nos grandes projetos para o bem da maioria. Seria imoral um voto dado pensando somente no próprio benefício! É preciso saber conjugar os legítimos interesses de cada um com o bem da sociedade em geral. No caso de um cristão, este nunca deve votar em quem defende valores contrários à fé: aborto, sexo "livre", dissolução da família, ideologia de gênero, artistas com shows imorais e que denigrem a fé, educação sexual aberrante nas escolas, laicismo, etc. A guerra contra o cristianismo é clara, pesada e metódica. Não dá para brincar com isto! Não vote em quem aprovou e defendeu leis contrárias aos valores cristãos! Não deixe que o cristianismo seja destruído em nosso País! Não vote, de modo algum, em quem é favorável ao aborto!

4. Os candidatos dignos do nosso voto devem ter preocupações com políticas públicas: saúde, educação, segurança pública e infraestrutura para o País. As promessas feitas pelos candidatos devem passar pelo crivo do realismo: donde virão os recursos para se cumprir o que se está prometendo? É uma promessas factível ou demagógica?

5. Deve-se prestar muita atenção no quesito corrupção, que tem causado enormes danos econômicos, morais e institucionais ao Brasil. Hoje, nosso País é uma nação desmoralizada pela praga da corrupção. A Lava Jato foi e é um bem enorme para o País; no entanto, muitos nela implicados são candidatos e muitos serão eleitos, constituindo uma tremenda desmoralização do próprio povo e para o próprio povo! Que vergonha para os brasileiros! Qual o futuro de um povo que escolhe ser governado e representado por ladrões? Que honra tem um povo assim? Merece ser roubado e espoliado, merece descambar para o atraso, o clientelismo e, por fim, para um regime ditatorial!

6. Nunca se deve trocar voto por benefícios particulares. Isto seria uma indigna compra de votos! Para o cidadão é imoral, para o eleitor é crime, para o cristão é pecado.

7. Nunca se deveria pensar que político algum presta. Há políticos melhores e piores. Nenhum político e perfeito; nenhum candidato é isento de defeitos; nenhum programa de governo é ideal! Mas, há melhores e piores! Devemos escolher os melhores com consciência, responsabilidade, reflexão e liberdade! No limite, escolhamos os menos ruins!

8. Finalmente: a democracia deve ser construída passo a passo pela sociedade toda, de modo que os melhores sejam eleitos, as instituições sejam fortalecidas, todos tenham oportunidades na vida, os culpados sejam punidos, o cidadão tenha seus direitos respeitados, a corrupção seja coibida e o País seja a pátria de todos.

Uma coisa é certa: será o povo a decidir quem o governará. O povo quer dizer nós, eu e você. Mais que Lei da Ficha Limpa, mais que a dureza quase ditatorial da lei eleitoral e os mil modos de se tentar proteger e tutelar os eleitores, é o povo quem decidirá, quem aprovará ou reprovará os pleiteantes, de modo que teremos os governantes que escolhermos e, portanto, que merecermos.
Eis a dura realidade da grande responsabilidade que nos será confiada no pleito que se aproxima!
Pense bem: na próxima eleição daremos mais um passo na construção ou destruição da nossa Pátria!
Seja cidadão, seja responsável, vote de modo decente!



Observação:
Se alguém desejar transcrever este texto, transcreva-o todo, sem instrumentalizá-lo, recortando-o. E cite a fonte, para que os leitores possam verificar a fidelidade ao que escrevi.

4 comentários:

  1. Muito bom seus conselhos...obrigado! Quando tiver um tempo, acesse o link abaixo para conhecer um assunto que todos nós deveríamos ter conhecimento. Assuntos que nunca veremos na grande midia. Forte abraço. Que Deus nos ilumine. www.rushpropaganda.com.br/rush2/nova-nova.pdf

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dom Henrique mas infelizmente tem muito padre na nossa paróquia q apoia td isso candidatos q são a favor do aborto entre outros só falta dizer o nome de Lula nas homilias. Eu já descute com meu paroco por causa disso mas nãotem jeito eles não mudam de opinião. Mas umavez parabenizo o senhor por ser o servo fiel a nossa santa Igreja. Sua bênção!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Dom Henrique mas infelizmente tem muito padre na nossa paróquia q apoia td isso candidatos q são a favor do aborto entre outros só falta dizer o nome de Lula nas homilias. Eu já descute com meu paroco por causa disso mas nãotem jeito eles não mudam de opinião. Mas umavez parabenizo o senhor por ser o servo fiel a nossa santa Igreja. Sua bênção!

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!