sábado, 21 de julho de 2018

Homilia para o XVI Domingo Comum - ano B

Jr 23,1-6
Sl 22
Ef 2,13-18
Mc 6,30-34

Se pensarmos bem, caríssimos em Cristo, tudo quanto a Igreja tem para dizer ao mundo é Jesus: Ele é a Palavra viva do Pai, Ele é o Salvador e a Salvação, é a Ele que a Igreja dirige continuamente o olhar e o coração, para contemplá-Lo, escutá-Lo e Nele beber das fontes da Vida e da paz! Triste da Igreja se viver falando de si mesma, preocupada consigo mesma, planejando a si própria! Jesus: Ele é que realmente importa! E a Igreja somente é importante por causa Dele! Pois bem: é de Jesus que a Palavra santa hoje nos fala – de Jesus Bom Pastor!

Em Israel, pastores do povo eram seus dirigentes: reis, aristocracia, sacerdotes, escribas, profetas. Infelizmente, de modo frequente, esses eram pastores maus e infiéis, pois não faziam o que era de se esperar de quem apascenta: não amavam o rebanho, dele não cuidavam, com ele não se preocupavam, não os conduzindo nos caminhos da Aliança com o Senhor Deus. Dos maus pastores, Santo Agostinho dizia que procuram somente o leite e a lã das ovelhas, sem com elas se preocuparem. O leite simboliza os bens materiais; a lã, o prestígio e os aplausos. Não proclamam a verdade de Deus, não dizem as exigências da Aliança, não defendem o rebanho dos erros, dos lobos, dos perigos no deserto da vida... 

Na nova Aliança, os pastores do Povo de Deus, que é a Igreja, são os ministros de Cristo: Bispos, padres e diáconos. A eles também o Senhor repreende neste hoje e a eles exorta a que se convertam e sejam pastores de verdade. Mas, quem é pastor de verdade na Igreja? Quem se deixa plasmar pelo verdadeiro Pastor, pelo único Pastor, Aquele que é a própria justiça, a própria santidade de Deus: “Este é o nome com que O chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’”. Falamos de Jesus Cristo. Ele é a justiça, isto é, a salvação de Deus para nós! Ele é o caminho, Ele é a verdade, Ele nos revela em profundidade o sentido da vida! Nas angústias, olhemos para Ele e encontraremos a paz; nas trevas, voltemo-nos para Ele e a luz brilhará no nosso coração e na nossa mente; nas incertezas, escutemo-Lo e discerniremos o que o Senhor Deus espera de nós; na morte, a Ele nos abandonemos e seremos ressuscitados em glória!

Ante os maus pastores da Israel, que infestaram todo o tempo do Antigo Testamento, o Senhor prometeu, da Casa de Davi, um novo Pastor, o Pastor por excelência: “Eis que virão dias em que farei nascer um Descendente de Davi; reinará e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra”. Aqui Deus fala do Messias; e esse Messias é a própria presença de Deus apascentando o Seu Povo: “Eu reunirei o resto de Minhas ovelhas de todos os países para onde forem expulsas, e as farei voltar a seus campos, e elas se reproduzirão e multiplicarão”. Eis, portanto: um messias, presença do próprio Deus, Pastor do Seu povo, cuidador do Seu rebanho... É precisamente assim que o Evangelho de hoje nos apresenta Jesus: “Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas”. Que imagem sublime, que cena tão doce! Jesus cansado, pensando em algo tão humano, tão legítimo: um dia de descanso em companhia dos Doze. E quando chega ao local escolhido para o merecido repouso, lá estava a multidão cansada e acabrunhada, sedenta de luz, sedenta de vida, sedenta de verdes pastagens, desorientada, como ovelhas sem pastor... E Jesus, Bom Pastor, esquece de Si mesmo, deixa de lado Seu cansaço e, cheio de compaixão, vai cuidar das ovelhas... Por isso mesmo, Ele é o Pastor por excelência, o Belo, Perfeito, Pleno Pastor! Ele ama o rebanho, preocupa-Se com ele, dele Se compadece e por Ele vai dando, derramando, diariamente, a própria vida. Nunca se viu Jesus poupar-Se, nunca se testemunhou Jesus fazendo um milagre em benefício próprio, nunca se apanhou o Senhor buscando algum favor para Si. Não! Toda a Sua vida foi vida vivida para o rebanho por amor ao Pai, vida dada, vida doada, entregue de modo total, até a morte e morte de cruz. Tem razão São Paulo, quando diz aos Efésios, na segunda leitura de hoje: “Agora, em Cristo, vós que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo. Ele, de fato é a nossa paz!”
Eis, caríssimos! O Bom Pastor, entregando a vida pela humanidade, nos atraiu, abrindo um novo caminho, suscitando uma nova esperança para judeus e pagãos, reunindo-os todos no Seu aconchego, no Seu Coração de Pastor, dando-nos a paz e fazendo de nós a Sua Igreja!

Igreja aqui reunida, em torno deste Altar, tu nasceste da dedicação do teu Pastor; tu és fruto da Sua vida entregue amorosa e dolorosamente! O Apóstolo afirma, de modo profundo e comovente que Cristo “quis reconciliá-los, judeus e pagãos, com Deus, ambos em um só corpo, por meio da Cruz; assim Ele destruiu em Si mesmo a inimizade”. Prestai bem atenção: na carne de Cristo, no corpo ferido de Cristo, na vida dilacerada de Cristo, deu-se a nossa Paz, isto é, a reconciliação com Deus e, em Deus, dos homens entre si! – Ó Senhor Jesus, que Tu mesmo, de corpo e alma, de sonho e de dor és o nosso repouso, és nossa segurança! Tu mesmo és a nossa Paz, o shalomde Deus para nós! E quão alto foi o preço dessa Paz! E tudo isso para que, no Teu Santo Espírito, tivéssemos acesso Àquele a Quem Tu chamas de Pai, fonte de toda vida!

Caríssimos, tanto para nós, pastores, quanto para vós, ovelhas, o exemplo de Cristo é motivo de questionamento e chamado à conversão.
Para nós, pastores, é forte apelo a que sejamos como ele, sejamos presença Dele no meio do rebanho, tendo Seus sentimentos, Suas atitudes, participando de Sua entrega total. Pastores que não apascentam em Cristo, que não vivem a vida de Cristo na carne de sua vida, não são pastores de fato; são maus pastores, ladrões e salteadores, como aqueles do Antigo Testamento.
E para vós, ovelhas, que apelos o Bom Pastor hoje vos faz? Ele que Se deu todo a vós como pastor, vos convida a que vos entregueis totalmente a Ele como ovelhas. Como a ovelha do Salmo da Missa de hoje, que confia totalmente no seu Pastor, ainda mesmo que passe pelo vale tenebroso, porque sabe que o Pastor é fiel, que o Pastor haverá de defendê-la, assim também nós, ovelhas do Seu pasto, confiemo-nos ao Senhor, sigamo-Lo, Nele coloquemos a nossa existência. E que Ele, cheio de amor e misericórdia, nos conduza às campinas verdejantes, nos faça descansar, restaure nossas forças, guie-nos no caminho mais seguro, nos prepare a mesa eucarística, unja-nos com o suave óleo do Seu Espírito, faça transbordar a taça da nossa exultação e nos dê habitação na Sua Casa pelos tempos infinitos. Amém.

Resultado de imagem para o cristo bom pastor

Um comentário:

  1. Divino Pai Eterno, me ajude a ensinar com sabedoria e autoridade, vivendo o meu apostolado. Me ajude a descansar um pouco, me ajude a ter compaixão dos sofredores, me ajude esta próximo, pelo sangue do meu SALVADOR. Me ajude encontrar a verdadeira paz, me ajude viver na unidade, me ajude fugir do pecado, me ajude ser um homem novo, me ajude esta reconciliado comigo, com as pessoas e com o SENHOR. Me ajude carregar a minha cruz, me ajude com a VOSSA graça, me ajude ficar longe dos maus pastores, me ajude cuidar do VOSSO povo, me ajude fazer boas ações, me ajude para que o mundo tenha bons pastores, me ajude a viver tranqüilo e lutando pra que haja justiça e retidão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!