sábado, 13 de abril de 2019

A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Lucas - X

Os guardas caçoavam de Jesus e espancavam-No; cobriam o Seu rosto e Lhe diziam: “Profetiza: quem foi que Te bateu?’ E O insultavam de muitos outros modos (Lc 22,63-65).

É grotesca a cena narrada no santo Evangelho: exposição ao ridículo, espancamento, insultos... Precisava a salvação do mundo incluir detalhes tão baixos, tão pouco nobres, tão pouco elegantes?

Hoje se tem uma tendência fortíssima de reduzir a nossa fé cristã a ideias: direitos humanos, solidariedade, valores do Reino, igualdade, cuidado com o meio ambiente, inclusão... Mas, a nossa fé é muito mais que isto! É a adesão à Pessoa adorável de Jesus nosso Senhor! A salvação não se deu por uma teoria, por uma ideia abstrata e aceitável por todos!

O mistério de nossa redenção, caro Irmão, exigiu, de um modo que somente Deus sabe e nós nunca saberemos completamente, a Encarnação do Filho eterno: fez-Se homem, habitou nove meses num ventre, nasceu e cresceu como qualquer criança, passou pelos anos silenciosos de Nazaré, suou debaixo do sol quente da Palestina, cansou-Se, teve fome e sede, caiu em sono profundo naquele barco em plena tempestade, teve medo da morte, angustiou-Se...

Deus quis, Deus quer que a salvação passe pelo concreto de nossa existência: pelos nossos joelhos dobrados diante do Santíssimo, pela obediência às Sagradas Escrituras e à fé católica, pelo zelo para com os ritos litúrgicos, pelo jejum e a abstinência de carne de verdade, pelo esforço sincero de crescer nas virtudes como a castidade, a pureza de coração, a pobreza, o espírito de serviço aos irmãos...

Não! Não se pode ser discípulo de Cristo só com ideias: a coisa é concreta! Concreta como aqueles escarros, como as cusparadas e bofetadas, concreta – e, por vezes, ridícula – como aquele pano colocado como tampão no rosto do Salvador!

Nós Vos adoramos, Santíssimo Senhor Jesus Cristo, e Vos bendizemos, porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!