domingo, 3 de novembro de 2019

A fé da Igreja: o Juízo Final

1038. A ressurreição de todos os mortos, «justos e pecadores» (At 24,15), há de preceder o Juízo final. Será «a hora em que todos os que estão nos túmulos hão de ouvir a Sua voz e sairão: os que tiverem praticado o bem, para uma ressurreição de Vida, e os que tiverem praticado o mal, para uma ressurreição de condenação» (Jo 5,28-29). Então Cristo virá «na Sua glória, com todos os Seus anjos [...]. Todas as nações se reunirão na Sua presença e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as ovelhas à Sua direita e os cabritos à Sua esquerda. [...] Estes irão para o suplício eterno e os justos para a Vida eterna» (Mt 25, 31-33.46).

1039. É perante Cristo, que é a Verdade, que será definitivamente posta descoberto a verdade da relação de cada homem com Deus (cf. Jo 12,48). O Juízo final revelará, até às suas últimas consequências, o que cada um tiver feito ou deixado de fazer de bem durante a sua vida terrena:
«Todo o mal que os maus fazem é registrado – e eles não o sabem. No Dia em que "Deus virá e não Se calará" (Sl 50/49,3) [...]. Então, Ele Se voltará para os da Sua esquerda: "Na terra, dir-lhes-á, Eu tinha posto para vós os Meus pobrezinhos, Eu, Cabeça deles, estava nos Céus sentado à direita do Pai – mas na terra os Meus membros tinham fome: o que vós tivésseis dado aos Meus membros, teria chegado à Cabeça. Quando Eu coloquei os Meus pobrezinhos na terra, constituí-os vossos portadores para trazerem as vossas boas obras ao Meu tesouro. Vós nada depositastes nas mãos deles: por isso nada encontrais em Mim"» (Santo Agostinho de Hipona).
1040. O Juízo final terá lugar quando acontecer a Vinda gloriosa de Cristo. Só o Pai sabe o dia e a hora, só Ele decide sobre a Sua Vinda. Pelo Seu Filho Jesus Cristo, Ele pronunciará então a Sua palavra definitiva sobre toda a história. Nós saberemos o sentido último de toda a obra da criação e de toda a economia da salvação, e compreenderemos os caminhos admiráveis pelos quais a Sua providência tudo terá conduzido para o seu fim último. O Juízo final revelará como a justiça de Deus triunfa de todas as injustiças cometidas pelas suas criaturas e como o Seu amor é mais forte do que a morte (cf. Ct 8,6).

1041. A mensagem do Juízo final é um apelo à conversão, enquanto Deus dá ainda aos homens «o tempo favorável, o tempo da salvação» (2Cor 6,2). Ela inspira o santo temor de Deus, empenha na justiça do Reino de Deus e anuncia a «feliz esperança» (Tt 2,13) do regresso do Senhor, que virá «para ser glorificado nos Seus santos, e admirado em todos os que tiverem acreditado» (2Ts 1,10).


Um comentário:

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!