domingo, 3 de novembro de 2019

A fé da Igreja: o Céu

1023. Os que morrerem na graça e na amizade de Deus e estiverem perfeitamente purificados, viverão para sempre com Cristo. Serão para sempre semelhantes a Deus, porque O verão «tal como Ele é» (1 Jo 3,2), «face a face» (1Cor 13, 12) (615):
«Com a nossa autoridade apostólica, definimos que, por geral disposição divina, as almas de todos os santos mortos antes da Paixão de Cristo [...] e as de todos os outros fiéis que morreram depois de terem recebido o santo Batismo de Cristo e nas quais nada havia a purificar no momento da morte, ou ainda daqueles que, se no momento da morte houve ou ainda há qualquer coisa a purificar, acabaram por o fazer [...] mesmo antes de ressuscitarem em seus corpos e do Juízo universal – e isto depois da Ascensão aos Céus do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo –, estiveram, estão e estarão no Céu, associadas ao Reino dos Céus e no paraíso celeste, com Cristo, na companhia dos santos anjos. E depois da Paixão e Morte de nosso Senhor Jesus Cristo, essas almas viram e veem a Essência divina com uma visão intuitiva e face a face, sem a mediação de qualquer criatura» (Bento XII, Bula Benedictus Deus - DS 1000).
1024. Esta vida perfeita com a Santíssima Trindade, esta comunhão de vida e de amor com Ela, com a Virgem Maria, com os anjos e todos os bem-aventurados, chama-se «Céu». O Céu é o fim último e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado de felicidade suprema e definitiva.

1025. Viver no Céu é «estar com Cristo» (Jo 14,3; Fl 1,23; 1Ts 4,17). Os eleitos vivem «Nele»; mas Nele conservam, ou melhor, encontram a sua verdadeira identidade, o seu nome próprio (cf. Ap 2,17):
«Porque a Vida consiste em estar com Cristo, onde está Cristo, aí está a Vida, aí está o Reino» (Santo Ambrósio).
1026. Pela Sua Morte e Ressurreição, Jesus Cristo «abriu-nos» o Céu. A Vida dos bem-aventurados consiste na posse em plenitude dos frutos da redenção operada por Cristo, que associa à Sua glorificação celeste aqueles que Nele acreditaram e permaneceram fiéis à Sua vontade. O Céu é a comunidade bem-aventurada de todos os que estão perfeitamente incorporados Nele.

1027. Este mistério de comunhão bem-aventurada com Deus e com todos os que estão em Cristo ultrapassa toda a compreensão e toda a representação. A Sagrada Escritura fala-nos dele por imagens: vida, luz, paz, banquete de núpcias, vinho do Reino, casa do Pai, Jerusalém celeste, paraíso: aquilo que «nem os olhos viram, nem os ouvidos escutaram, nem jamais passou pelo pensamento do homem, Deus o preparou para aqueles que O amam» (1Cor 2,9).

1028. Em virtude da Sua transcendência, Deus não pode ser visto tal como é, senão quando Ele próprio abrir o Seu Mistério à contemplação imediata do homem e lhe der capacidade para O contemplar. Esta contemplação de Deus na Sua Glória celeste é chamada pela Igreja «visão beatífica»:
«Qual não será a tua glória e a tua felicidade quando fores admitido a ver a Deus, a ter a honra de participar nas alegrias da salvação e da luz eterna, na companhia de Cristo Senhor teu Deus, [...] gozar no Reino dos Céus, na companhia dos justos e dos amigos de Deus, das alegrias da imortalidade alcançada!» (São Cipriano de Cartago).
1029. Na glória do Céu, os bem-aventurados continuam a cumprir com alegria a vontade de Deus, em relação aos outros homens e a toda a criação. Eles já reinam com Cristo. Com Ele «reinarão pelos séculos dos séculos» (Ap 22,5).


Um comentário:

  1. Dom Henrique Soares Costa , o que quero aqui manifestar é a minha GRATIDÃO! Seus artigos me faz pensar , me edifica... Sua Evangelização é um "remédio" eficaz... Deus seja louvado pelo seu ministério!

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!