terça-feira, 20 de agosto de 2019

A resposta para todas as perguntas

Meu caro Leitor, permita-me partilhar com você alguns pensamentos que brotam do meu coração nestes dias.

Realmente, o modo de agir de Deus nos surpreende totalmente: primeiro, Ele Se revela Se escondendo. É assim na criação, é assim na história, é assim na Igreja, é assim na vida de cada um de nós...
Depois, vem a nós de modo pessoal, concreto, visível, palpável, no Seu Filho, o Amado. Mas, Jesus nosso Senhor, ao revelar-Se nos desconcerta, Se esconde, em certo sentido, porque nos cega o entendimento!
Como assim? - pergunta-me você.

Não é Se esconder, não é dar um nó no nosso juízo revelar-Se frágil, pobre, derrotado numa cruz, incapaz de salvar-Se? Vimo-Lo sofredor, vimo-Lo homem de dores, vimo-Lo cravado na Cruz, vimo-Lo morto, deixamo-Lo, cadáver, no túmulo... Mas vivo, ressuscitado, glorioso, triunfante, não O vimos diretamente, não O tocamos em primeira mão!
– Senhor, por que é sempre assim? Por que és como a água: quando vamos prender-Te em nossas mãos, Tu nos escapas e exiges que creiamos? Deixas rastros, atrás de Ti deixar marcas, sinais... Mas, és assim: revela-Te escondendo-Te, dá-Te retendo-Te para Te dares plenamente somente na Glória final!

Eis por que o Apóstolo não hesita em afirmar já há dois mil anos o que hoje sentimos tão forte (cf. 1Cor 1,22-25): “Os judeus pedem sinais, os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos”.
O sinal que Deus apresenta para Israel, o remédio que Deus preparou para curar a violação da Lei é o Seu Filho crucificado, morto e ressuscitado! E mais: a explicação, a resposta que Deus continua a contrapor à humana soberba, à uma razão que pensa que se basta a si mesma, é o Filho, que somente pode ser visto agora e agora apreendido na fé, por quem dobra os joelhos e cala o coração!

Meu Leitor paciente e amigo, olhemos para nós, o novo Povo de Deus, Igreja santa, Mãe católica, o Povo nascido da Morte e Ressurreição de Cristo. Não somos mais obrigados a cumprir os detalhados preceitos da Lei de Moisés, mas somos convidados a olhar o Crucificado, cujo corpo macerado é o lugar do perdão e do encontro com Deus, o lugar da nova e eterna Aliança... Olhando o Crucificado, ouçamos, mais uma vez, como Israel: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair da casa da escravidão, da miséria do pecado e da morte, da escuridão de uma vida sem sentido! Eu te dei o Meu Filho amado! Não terás outros deuses diante de Mim!”

Compreende, Irmão? Os preceitos do Antigo Testamento passaram; não, porém, a exigência de um coração todo de Deus, um coração que O ame, um coração sem divisão! E, para nós, a exigência é ainda maior, porque Israel não tinha ainda visto até onde iria o amor de Deus; quanto a nós, sabemos: “Deus amou tanto o mundo que entregou o Seu Filho para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a Vida eterna” (Jo 3,16).

Meu caro em Cristo, convertamo-nos! Você e eu ergamos os olhos para o Crucificado, “Poder de Deus e Sabedoria de Deus”, e mudemos de vida! Que nossa fé não seja fingida, superficial, descomprometida, mundana; que nossa religião não seja simplesmente uma prática fria e sem desejo de real conversão ao Senhor nosso! Que nunca caiamos na ilusão de deixar que nossa fé, nossa adesão a Cristo seja medida pelo mundo, pelo politicamente correto, pelas ideologias da moda! Cristo crucificado e ressuscitado interpreta a julga o mundo, não o contrário!

Crer de verdade exige que nos coloquemos debaixo do preceito de amor do Senhor! Estejamos atentos à advertência tremenda do Evangelho: “Vendo os sinais que Jesus realizava, muitos creram no Seu Nome. Mas Jesus não lhes dava crédito, pois conhecia a todos... conhecia o homem por dentro” (Jo 2,24).
- Ah, Senhor Jesus! Tem piedade de nós!
Converte-nos a Ti e, depois, olha o nosso coração convertido e dá-nos a Tua salvação!
Piedade, Senhor! Livra-nos de ser um desses, que creem, mas não merecem a Tua confiança, porque mantêm o coração longe de Ti e apegado ao mundo!
Na Tua misericórdia infinita, converte-nos e conduze-nos às alegrias da Glória eterna!
A Ti a glória, Cristo-Deus, pelos séculos dos séculos! Amém.



6 comentários:

  1. Calando o coração ...obrigada pela partilha 👏👏 que Jesus nos livre de nós mesmos

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Surpreendentemente me respondeste a uma pergunta que fiz a Deus. Como confiar apenas Nele sem me preocupar com o que vou comer e dar de comer aos que dependem de mim por familia de sangue e vestir-los? (Lc 12)
    Seria hoje possivel viver como São Francisco se temos a responsabilidade com a família?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Senhor por nos convidar a conversão através desse bom pastor. Que o senhor esteja sempre convosco Dom Henrique.

    ResponderExcluir
  4. DEUS NOS ATRAI E SE ESCONDE DEPOIS NOS ATRAI NOVAMENTE ASSIM VAMOS MERGULHANDO ...BELA REFLEXÃO VOU MEDITAR NISSO

    ResponderExcluir
  5. É possível crer e manter o coração longe do Senhor, Dom Henrique? "Buguei" . ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E possível sim ,conheço um monte de gente que o bom Deus se apiede de nossas incoerências em lhe servir

      Excluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!