quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Alicerçados numa certeza (II)

Deixei, no precedente escrito meu, algumas indagações:

Não seria o cristianismo, não seria a nossa fé católica simplesmente mais uma possibilidade entre tantas, mais uma tentativa ilusória de explicar e enfrentar a existência?
Não seria mais lógico, mais tolerante afirmar, como o fazem as religiões do Extremo Oriente, que o Mistério, o Divino, não pode ser capturado, compreendido e, assim, toda religião é apenas um balbucio humano, tímido, provisório, imperfeito e incompleto sobre este Mistério que é a saudade visceral do coração humano?
Esta visão não seria mais madura, mais tolerante, mais de acordo com o multiculturalismo do mundo globalizado atual?
Uma religião como o cristianismo não seria uma pretensão intolerante de se julgar "dona da verdade"?

A Igreja, o cristianismo, não nasceu de uma procura filosófica, de uma teoria religiosa humana, de uma especulação para matar a saudade do coração e, muito, menos da intenção filantrópica de resolver os problemas da humanidade! Nada disto!

Tudo começou com um fato bem concreto, histórico, desconcertante, envolvendo gente concreta, gente simples, de pouca filosofia... Um fato, concreto como uma rocha, que mudou radicalmente a vida de alguns poucos e, depois, de tantos... Mudou a minha vida e, talvez, também a sua, meu leitor...
Pedro e João dele falaram, bem no iniciozinho do nosso caminho de Igreja neste mundo; falaram diante do Sinédrio de Israel. Eis o fato, eis o desconcerto: “O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a Quem vós matastes suspendendo-O no Madeiro. Deus, porém, O exaltou com a Sua Direita, fazendo-O Chefe e Salvador. Nós somos testemunhas destas coisas, nós e o Espírito Santo!” (At 5,30ss).
Eis aqui o princípio de tudo: homens ignorantes, rudes, sem grande instrução religiosa nem posição social (cf. At 4,13) testemunharam corajosamente um fato, uma experiência objetiva que modificou para sempre a vida deles!

Pois bem: quando, na corrida da vida, o turbilhão de ideias e ideologias nos apoquentarem e ameaçarem nos desviar do essencial, recordemos a simplicidade do princípio, a concretude contundente das nossas origens:
Jesus de Nazaré pregador e taumaturgo, crucificado e morto em Jerusalém, numa sexta-feira, 7 de abril do ano 30, fez-Se ver, deixou-Se encontrar, veio ao encontro dos Seus, ressuscitado com Poder pelo Deus de Israel, a Quem chamava de Pai!
Ele mesmo, vivo, vitorioso, soberano, constituiu com autoridade, coragem e sabedoria os Doze primeiros, a ponto de todos eles viverem uma vida errante, despojada, anunciando feito loucos esta notícia incrível, até derramarem o sangue para testemunhar o que viram, ouviram, tocaram!

Cristão, sejas lá quem fores, tu não vieste de uma ideia, tua origem não se funda numa lenda ou numa qualquer ideologia mais ou menos esotérica, com a pretensão de salvar o mundo ou o planeta! Tu vens de Alguém concreto, tua fé se funda num anúncio e num testemunho selado com o próprio sangue! A tua esperança, a tua certeza, o critério das tuas escolhas, a razão do teu viver e do teu agir fundam-se na Pessoa adorável de Jesus nosso Senhor, morto pelos nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação (cf. Rm 4,25).
Atenção, cristão, para não confundires nunca a verdade do Evangelho que te foi anunciado com as fantasias e opiniões tão provisórias deste mundo! Nunca permitas que mudem, adulterem ou escanteiem o sentido primitivo e definitivo da nossa fé e da nossa esperança: o amor a Jesus nosso Senhor como nosso Senhor e Deus, nossa certeza nesta vida e nossa eterna Vida de ressurreição no mundo que há de vir! Recorda-te: os céus e a terra passarão, mas o que te foi anunciado - concreto, verdadeiro, desconcertante! - jamais passará!


2 comentários:

  1. Louvo e.agradeço a Deus porserCATOLICA.Todos os anos nós faz memória de como seremos salvos.Jesu,caminho verdade.evida

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!