quinta-feira, 6 de junho de 2019

Comentário para os textos bíblicos da Vigília de Pentecostes

Não deve haver comentários às leituras da Missa durante a Celebração: é um erro, uma inutilidade e uma prova à nossa paciência! Comentário às leituras é a homilia, feita pelo ministro sagrado; o restante é invenção inútil!
Apesar de consciente disto e nisto insistindo, apresento aqui, a quem interessar comentários para a Missa da Vigília de Pentecostes, para as comunidades que desejarem fazer uma solene celebração desta Vigília com todas as leituras , salmos e orações propostos no Missal. Faço estes comentários como uma mistagogia, para que a Assembleia possa ter a graça de uma catequese verdadeiramente mistagógica sobre a Pessoa, a missão e presença do Santo Espírito na vida da Igreja, de cada fiel e do mundo inteiro. Por ser abundante o número das leituras e salmos, pela riqueza de detalhes e matizes, pela dinâmica de vigília, é que, excepcionalmente, uma celebração assim, pode comportar comentários verdadeiramente mistagógicos...

Irmãos caríssimos, nesta noite santa estamos reunidos em santa vigília. É a vigília de preparação para a solenidade de Pentecostes, que encerra o tempo da Páscoa. Cristo ressuscitado deu à Sua Igreja o grande Dom, o grande Penhor da Sua presença: o Seu Espírito Santo.Para ressuscitar o Filho dentre os mortos, o Pai derramou sobre Ele, morto na Sua natureza humana, o Espírito, que é Senhor que dá a Vida divina. Este Espírito transformou, transfigurou o homem Jesus, ressuscitando-O para a Vida plena de Deus. Assim, morto na carne, Jesus foi vivificado no Espírito Santo! Este mesmo Espírito, Ele derramou sobre toda a Igreja e sobre toda a criação. No Dia mesmo da Ressurreição, o Senhor Jesus soprou sobre os Onze, representantes da Igreja: “Recebei o Espírito Santo!” Este Dom, o Cristo ressuscitado manifestou publicamente na festa judaica de Pentecostes e, fiel à Sua promessa, continua a derramá-Lo constantemente sobre a Igreja. Para cada um de nós, este Espírito do Cristo ressuscitado foi derramado no momento do nosso Batismo: aquela água é símbolo e instrumento do Espírito!Alegremo-nos, portanto! No Espírito do Ressuscitado, já participamos da Vida de Cristo glorioso, já temos o penhor da nossa ressurreição, já vivemos uma Vida nova! Este Espírito do Cristo enche o universo, vivifica a Igreja e nos sustenta no caminho.

Por tudo isto, estamos em vigília! Uma vigília é celebração de espera e de esperança; é uma celebração longa, porque é uma escuta amorosa e perseverante da Palavra de Deus, que dá a Vida.

Na primeira parte da celebração, teremos várias leituras que nos levarão a contemplar a Pessoa e missão do Santo Espírito. Na segunda parte, celebraremos a Santa Eucaristia, na qual o Pai, derramando o Santo Espírito sobre os dons do pão e do vinho com água, vai transformá-los no Corpo e no Sangue do Ressuscitado.

Assim, partiremos hoje daqui alimentados pela Palavra que o Espírito diz à Igreja e pela Eucaristia, Vida do Ressuscitado para que nós tenhamos a Vida.

De pé, entoemos o cântico de entrada, louvando o nosso Deus!

I Leitura: A torre de Babel


O texto que ouviremos é profundamente simbólico: ter uma só língua significa uma humanidade unida e livre de qualquer divisão. Mas a humanidade quer conquistar a harmonia e a paz sem Deus, sendo ela mesma seu deus, sendo orgulhosa até tocar o céu (como a torre) e sendo ela mesma o critério do bem e do mal. Resultado: Babel, que significa confusão!

A lição é clara: o homem sozinho tropeça, só gera confusão e divisão; o homem sozinho não alcança Deus! O contrário de Babel é Pentecostes: ali Deus Espírito Santo desce, vem humildemente ao homem para elevá-lo. Resultado: a harmonia, a compreensão na diversidade e a paz! Escutemos a Palavra!

Salmo 32


O Salmo que cantaremos vai prevenir: o Senhor desfaz os planos loucos, presunçosos do homem. Somente os Seus planos triunfam! Os sonhos da humanidade, o mundo feliz que todos desejam, somente realizar-se-ão quando o homem aceitar caminhar com Deus, abrindo-se à ação do Santo Espírito. Cantemos o Salmo!

II Leitura: A teofania do Sinai


A leitura que nos será proclamada narra a aliança de Deus com Seu povo no Monte Sinai e o dom da Lei que Deus deu a Israel. Esta aliança e o dom da Lei eram comemorados pelo judeus todos os anos na Festa judaica de Pentecostes. Foi na celebração desta Festa, no ano 30 da nossa era, que o Espírito caiu solenemente sobre os Apóstolos no Cenáculo de Jerusalém e, a partir daí, nunca mais deixou de doar-Se à Igreja.

A mensagem é clara: a nova Aliança é selada no Santo Espírito do Cristo ressuscitado; a nova Lei não é mais inscrita em tábuas, mas no nosso coração pelo Espírito do Senhor ressuscitado – eis o nosso Pentecostes! Ouçamos e admiremos como as maravilhas do Antigo Testamento já preparam as maravilhas ainda maiores do Novo Testamento!

Salmo: Cântico de Daniel


Vamos agora cantar um salmo tirado do Livro de Daniel. Louvaremos a Deus, que é grande, que é tão majestoso, tão infinito, tão glorioso, mas, ao mesmo tempo, tão próximo de nós... Tanto que derramou no nosso íntimo o Espírito do Seu Filho. Este Espírito, habitando em nós, traz consigo o Pai e o Filho, que em nós fazem morada! Cantemos no Senhor!

III Leitura: Os ossos secos


Estupenda, maravilhosa, a leitura que escutaremos! O povo de Israel havia pecado; estava longe de Deus e, por isso, estava morto, seco, sem vida, como uma planície coberta de ossos ressequidos. Mas Deus, pelo Seu Santo Espírito, pode ressuscitar, como ressuscitou o Senhor Jesus; pode fazer a vida brotar onde não havia vida. Foi assim que, na força do Espírito,
Deus, no princípio, tirou do nada todas as coisas,
Deus fez brotar do ventre virgem de Maria o Cristo, novo Adão,
fez brotar do sepulcro de morte o Senhor ressuscitado,
faz brotar de nós, pecadores, homens novos, à imagem do Filho Jesus
e, finalmente, fará surgir, deste mundo sofrido e marcado pela morte, um mundo novo, novo céu e nova terra.
Por isso, nós dizemos no Credo que o Santo Espírito é “Senhor que dá a Vida”!

Salmo 106


O salmo que agora cantaremos mostra o quanto Deus socorre nas situações de desespero. Podemos estar como ossos secos, mas Ele é capaz de nos ressuscitar, de nos erguer! Ele sacia com a Água viva aqueles que padecem de sede: sede de vida, de felicidade, de segurança, de esperança, de paz. Esta Água que sacia nossas sedes é o Espírito Santo, Água viva que jorra para a Vida eterna!

IV Leitura: A promessa do Espírito


A leitura que agora ouviremos é importantíssima: trata-se da promessa do dom do Espírito. O profeta Joel avisa que quando o Messias vier, Deus vai derramar o Seu Espírito sobre Israel. Será uma beleza, um sonho:
os jovens vão ter esperança no futuro,
os velhos sonharão, cheios de vida,
o céu e a terra serão renovados por sinais maravilhosos
e o mundo todo será julgado para a salvação final!
Esta promessa começou a cumprir-se com a Ressurreição do Filho e o Dom do Espírito, e vai realizar-se plenamente no final dos tempos, no Dia do Senhor. Escutemos, cheios de esperança!

Salmo 103


Vamos cantar agora: “Vós enviais o Vosso Espírito e tudo é criado, é novamente, recriado no Cristo ressuscitado e, assim, renovais a face da terra!” Isto mesmo: nova criação, nova humanidade, novo céu e nova terra! Tudo isto no Espírito Criador, derramado, esparramado, pelo Cristo ressuscitado! Este Espírito, já dado à Igreja, será plenamente manifestado na glorificação final, no Dia do Senhor, Dia da Ressurreição! Com devoção cantemos ao Senhor!

Após o Salmo: Canto do Glória


Terminamos de escutar as leituras do Antigo Testamento. Daqui a pouco ouviremos a palavra de Deus anunciada no Novo Testamento pelo Apóstolo Paulo. Antes disso e com o coração repleto de alegria e gratidão, glorifiquemos a Trindade Santa:
o Pai, que ressuscitando o Filho Jesus, derramou sobre Ele o Santo Espírito;
o Filho, que ressuscitado pela Glória do Pai, e nos dando o Espírito Santo, tornou-Se nosso Salvador;
o Santo Espírito, que derramado em nossos corações no Batismo, nos faz semelhantes ao Cristo ressuscitado para a glória de Deus Pai!
Deus Santo, Uno e Trino, nem todos os nossos hinos poderiam Vos louvar o bastante, Vos agradecer o suficiente, pelas maravilhas que Vosso amor realizou por nós!

Após o Oremos: V Leitura: O Espírito intercede por nós


O Espírito do Ressuscitado habita em nós e enche a face da terra. O Apóstolo, neste texto estupendo, mostra como age este Santo Espírito:
em nós, Ele geme, sustentando nossa fraqueza, intercedendo por nós e nos configurando a Cristo até a Vida eterna;
mas o Espírito age também no mundo: na criação Ele leva todas as coisas para a glorificação plena, no final dos tempos.
Aí, nós e toda a criação seremos plenamente e para sempre plenos do Espírito e, assim, participantes da glória do Cristo ressuscitado, onde Deus, o Pai será tudo em todos.

Evangelho: Jesus falava do Espírito


Jesus afirma: “Quem crê em Mim, do seu seio jorrarão rios de Água viva!” – esta água é o Espírito, que o Cristo ressuscitado derramará sobre nós.
De pé! Aclamemos o Cristo, doador do Espírito, que nos dirigirá Sua palavra!


Um comentário:

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!