sábado, 1 de dezembro de 2018

Homilia para o I Domingo do Advento - ano c

Jr 33,14-16
Sl 24
1Ts 3,12 – 4,2
Lc 21,25-28.34-36


“A Vós, meu Deus, elevo a minha alma. Confio em Vós, que eu não seja envergonhado!” Com a Eucaristia deste hoje estamos iniciando um novo Ano Litúrgico e também o Tempo do Advento, que nos coloca no estado de vigilância para o Senhor que, já presente neste mundo, vem a cada dia e virá como Juiz e Salvador no final dos tempos e nos prepara também para o Natal do Senhor. 
Durante este novo ano, aos domingos, escutaremos sempre trechos do Evangelho segundo Lucas. E nesta primeira Missa deste novo tempo, a Igreja, no missal, coloca as palavras do salmo 24, que foram lidas há pouco: “A Vós, meu Deus, elevo a minha alma”... A Igreja, nos seus verdadeiros filhos, naqueles que realmente creem e esperam, ergue os olhos, o coração, a alma para o Senhor, reconhecendo-se pobre, pequena e necessitada. “Confio em Vós, que eu não seja envergonhado!” Estas palavras, exprimem qual deva ser nossa atitude neste santo Advento: atitude de quem se reconhece necessitado de um Salvador; de quem se sabe pequeno e incapaz de caminhar sozinho! A humanidade, sozinha, não chega à plenitude, não encontra a felicidade: precisamos que Deus venha e nos estenda a mão, que Ele nos eleve e nos salve!

O Advento celebra primeiramente a Vinda do Senhor, aquela Sua vinda tremenda como Juiz Salvador, para colocar termo à história, para levar à plenitude a criação e introduzir toda a Sua obra na plenitude do Reino, na Glória sem fim. É impressionante: na Liturgia, o Futuro já nos é dado, já podemos verdadeiramente experimentar, como certeza e graça, os seus efeitos! Vigiai, o Senhor está às portas! Vigiai, Aquele que vem, virá sem falta! Vigiai, recobrai as forças e a esperança! Ponde somente no Senhor a vossa esperança! Levantai a cabeça! Ânimo! – Eis os sentimentos, eis o mistério do Advento!
Este tempo sagrado nos prepara também para o Natal, pois Aquele que vem é o que veio! Como foi fiel e salvador na Sua primeira Vinda, será também fiel e salvador na Sua Manifestação final.

Este é, portanto, um tempo de vigilância, de súplica, de alegre esperança no Senhor que vem: veio em Belém, vem no mistério celebrado no Natal, virá no final dos tempos e vem a cada dia, nos grandes e pequenos momentos, nos sorrisos e nas lágrimas. A liturgia nos ajuda a viver bem este tempo com símbolos próprios desta época: a cor roxa, que significa sobriedade e vigilância; o “Glória”, que não será rezado na Missa, para recordar que estamos em estado de espera e nos preparando para cantá-lo a plenos pulmões no Natal; a ornamentação sóbria da igreja; as leituras e cânticos tão comoventes, sempre pedindo a graça da Vinda do Senhor; a memória dos personagens que nos ensinam a esperar o Messias: Isaías, João Batista, Isabel e Zacarias, José e, sobretudo, a Virgem Maria.

Neste tempo, cuidemos de meditar mais na Palavra de Deus, tanto nas leituras da Missa diária quanto no livro do Profeta Isaías. Procuremos também o sacramento da confissão. Abramos nosso coração Àquele que vem!


+++++

No Evangelho deste Domingo, o Senhor nos recorda a necessidade da vigilância: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse Dia não caia de repente sobre vós; pois esse Dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes da terra. Portanto, ficai atentos!” Aquele cuja Vinda celebraremos no Natal, cuja Vinda esperamos no final dos tempos, Ele mesmo vem a nós constantemente! Somente numa atitude de oração e vigilância, de sobriedade e de expectativa amorosa, é que poderemos reconhecê-Lo e acolhê-Lo. É nossa atitude agora que determinará nossa sorte quando Ele vier no final dos tempos.

Com uma linguagem impressionante e simbólica, Jesus quer nos dizer hoje que Sua Manifestação final vai co-envolver todas as coisas: a criação toda, a história humana toda e cada um de nós. Nada nem ninguém escapará do Dia do Cristo; tudo será passado a limpo pelo Filho do Homem glorioso: “Verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com grande poder e glória”.
Esta Vinda será discriminatória, será de separação, pois discriminará bons e maus: será manifestação da salvação para quem O acolheu e será perdição para quem O rejeitou! Daí, a advertência séria, o apelo quase que dramático que Jesus nos faz: “Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai a cabeça, porque a vossa libertação se aproxima”; “ficai atentos para terdes força de escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem!”
Atenção, que os sinais que o Senhor nos dá, acontecem sempre, em cada geração, como um convite insistente à vigilância.

É preciso que compreendamos que este Dia final que o Senhor nos prepara – Dia da Sua Vinda, da Sua Manifestação, da Sua Aparição – será Dia de salvação: “Eis que virão dias em que farei cumprir as promessas de bens futuros... Naqueles dias, farei brotar de Davi a Semente de justiça... e Judá será salvo e Jerusalém terá uma população confiante”. Deus nunca pensou o mal para nós! Mas é necessário que nos abramos para o Bem que o Senhor nos prepara; este Bem é Aquele que veio em Belém, que nos vem em cada Eucaristia e que nos virá no Final de tudo: “este é o Nome com que será chamado: Senhor-Nossa-Justiça”. Este Bem é Jesus-Salvador! Por isso mesmo, na segunda leitura desta Missa, o Apóstolo nos convida a buscar a santidade aos olhos de Deus, nosso Pai, preparando-nos para “o Dia da Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os Seus santos”e nos pede insistentemente que façamos “progressos ainda maiores”.

Tomemos consciência de que nosso caminho neste mundo passa, é apenas um caminho! Por que temos tanto medo de recordar que aqui estamos de passagem e que somente lá permaneceremos para sempre?
Pois bem: vivamos com intensidade o nosso Advento, vivamos bem os dias de nossa vida, à luz do Dia do Cristo que vem! Que caminhemos com os pés bem firmes neste mundo e os olhos voltados para o Alto. Que nossos sentimentos sejam os do salmo da Missa de hoje: “Mostrai-me, ó Senhor, Vossos caminhos, e fazei-me conhecer a Vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação!” Que nós, “acorrendo com nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à Sua Direita na comunidade dos justos” no Dia da Sua Vinda! Vem, Senhor Jesus! Amém!


3 comentários:

  1. ai de nós sem a palavra de Deus é sem nossos padre nós EVANGELIZANDO

    ResponderExcluir
  2. Que a Graça de Deus nos acompanhe nesse advento celebrado nas próximas semanas.

    Jamais soube que o advento é o momento de espera que a segunda vinda de Cristo. Sempre tratei apenas como uma preparação para o Natal do Senhor. Palavras como essas que nos fazem compreender a santidade e seriedade do momento celebrado, com a esperança da seginse vinda do Senhor, mudam minha visão do que é Advento e a forma de melhor vive-lo.

    Que Deus fortifique a caminhada dos padres Santos e dignos bispos que preocupados com nossa converção nos ensinam a melhor celebrar esses momentos.

    ResponderExcluir
  3. Senhor Deus Todo Poderoso, eu LHE agradeço por esse período do advento, entretanto, me ajude a adorar e servir o meu SALVADOR. Me ajude seguir o caminho da salvação com fé e confiança. Me ajude amar da melhor forma possível, me ajude procurar o caminho da santidade, me ajude viver uma vida que LHE agrade, me ajude a ser VOSSO discípulo missionário, me ajude na minha libertação, me ajude a evitar a gula, a embriaguez e as preocupações da vida. Me ajude a ter um coração sensível, me ajude a estar atento e em oração. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!