sábado, 8 de dezembro de 2018

Encantadoramente Imaculada

Dentro do sagrado Advento, no 8 de dezembro, celebra-se a Concepção Imaculada de Maria, a Virgem.

Trata-se de uma solenidade que calha bem neste tempo de preparação para o Natal do Senhor.
Imaculada Concepção de Maria!
O Povo de Deus crê com todas as suas fibras que a Santa Virgem Maria, por ter sido escolhida por Deus para Mãe do Cordeiro Imaculado que tira o pecado do mundo, fora, por força da Paixão, Morte e Ressurreição do seu Filho, preservada desde o primeiro momento de sua existência humana, daquela solidariedade no pecado que envolve a nossa raça humana e a que chamamos “pecado original”.

Em Maria, a Virgem, não há aquela quebradura interior que todos nós experimentamos: aquele fechamento tão profundo para Deus, fechamento que aparece como desconfiança, às vezes como teimosia em fazer do nosso jeito, em descaso, falta de piedade, soberba, orgulho, e tantos outros vícios que sufocam a nossa liberdade e ferem o nosso coração.
Nela não há aquele fechamento para os outros, que se manifesta em tantas e tão diversificadas formas de egoísmo: falta de compaixão, orgulho, sensualidade, frieza, ganância, maledicência, ira, ciúme, inveja - a lista é deveras extensa...
Não! Na Mãe do Senhor não há sombra disso: Deus, o Pai, pelos méritos do Filho bendito, preservou-a de toda lama, de toda mácula! Da lama, Deus em Cristo nos arranca; pela lama, Deus em Cristo, sequer permitiu que a Virgem fosse tocada! Ela é aquela inimiga visceral da serpente: sem acordo, sem pacto sem trégua: ela é a Mulher do Gênesis, do Evangelho, do Apocalipse, em guerra de morte contra a antiga Serpente (cf. Gn 3,15; Jo 2,4; 19, 26; Ap 12,1.3s). Ela é aquela a quem Gabriel, chama com que com um nome novo, ao saudá-la:
“Alegra-te, Cheia de Graça!” ou
“Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus!”, ou
“Alegra-te, Muito Favorecida, Agraciada!” ou
“Alegra-te, tu que Foste e Permaneces Repleta da Graça Divina!”
– as palavras de Gabriel podem ser traduzidas com toda esta riqueza de expressões e sentidos, afirmando sempre a mesma realidade espantosa: na Virgem de Nazaré a graça de Deus, o favor de Deus, o amor de Deus habitou como em nenhuma criatura!
– Em ti, Virgem Maria, não há o menor espaço para a “des-graça” do pecado! Deus, o Pai, pode dizer de ti: “Como és bela, Minha amada, como és bela! És toda bela, Minha amada, e não tens um só defeito!” (Ct 4,1.7).

Desde a antiguidade, os Santos Padres e Doutores da Igreja, contemplando este mistério tão grande, chamam a Virgem de “Toda Santa” - Panaghia! Toda Santa, toda inundada da graça que Deus nos dá em Cristo, toda santificada pela santidade de Cristo Jesus!
Por isso, a Missa da Imaculada começa com as palavras de Isaías, colocadas pela Virgem Igreja na boca da Virgem Maria: “Com grande alegria rejubilo-me no Senhor, e minha alma exultará no meu Deus, pois me revestiu de justiça e salvação, como a noiva ornada de suas jóias!” (Is 61,10).

A Imaculada! Que sonho! A Virgem Santíssima é imagem viva, sonho vivo, testemunho fiel daquilo que Cristo realiza em nós, pobre e frágil humanidade: Aquele que preservou Sua Mãe do pecado, do pecado miserável nos arranca; Aquele que fez de Sua Mãe a Primeira Redimida, primeira a ser salva (só Jesus salva, e salvou Sua Mãe de modo admirável!), salva toda a humanidade e tira o pecado do mundo!

Maria, a Virgem! Maria, a Imaculada!
Sonho lindo de Deus, sonho lindo do que deve ser a humanidade!
A Imaculada!
Quando a gente vê o mundo ferido, a humanidade angustiada, meio perdida...
quando ligamos a televisão e acessamos a internet e vemos a violência dos traficantes, os descaminhos de tantos jovens, a terrível solidão no seio das famílias...
quando vemos tanta feiúra: a guerra, a fome, a injustiça, as crises, a solidão, a morte...
quando a gente vê tudo isso... e pensa na Imaculada (beleza, candura, pureza, paz, ternura, sorriso e encanto de Deus), então tem a certeza que esse mundo tem jeito, que Deus não esquece de nós e, de tal modo nos purifica pelo Seu Filho, que seremos todos imaculados (cf. Ef 1,4).

Maria, a Virgem, a Imaculada desde a concepção!
Pensar em ti é tomar novo respiro e crer que Deus pode fazer em nós maravilhas:
pode nos renovar, pode revigorar este mundo cansado e purificar sempre de novo nosso coração manchado... 

Imaculada:
beleza de Deus,
ternura de Deus,
maravilha de Deus,
sorriso de Deus,
sonho lindo de Deus!

Imaculada desde a conceição,
doce aurora que anuncia o Dia – Jesus Cristo, nosso Deus, Aquele que celebraremos no Natal e acolheremos na Glória!

Imaculada!
Hoje e sempre, Imaculada!
Encantadoramente, Imaculada!



Um comentário:

  1. Que texto lindo e maravilhoso. Chorei. Obrigado Dom Henrique. Oh Virgem Imaculada roga por nós!

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!