segunda-feira, 18 de junho de 2018

O que move?!

Fizeram-me, hoje, esta pergunta:
"O que move a humanidade: Deus ou o homem?
A Igreja fala algo sobre isso?"

Dei esta resposta:
A Providência amorosa do Senhor Deus e, ao mesmo tempo, a liberdade humana.
Ao mesmo tempo, em sinergia, Providência e liberdade,
Deus e o homem; ao mesmo tempo,
mas não no mesmo nível...

A humanidade e cada ser humano são realmente livres:
suas escolhas, decisões e ações são reais, têm consistência e consequências;
mas, por trás de tudo, por trás das escolhas dos homens,
dos caminhos dos filhos de Adão,
misteriosamente,
está o Misterioso,
cheio de amor providente,
cheio de zelo amoroso...

E, discretamente, vai guiando tudo segundo o Seu desígnio,
fazendo escrita certa,
que leva direto ao Seu plano de nos salvar,
apesar das linhas tortas da nossa vida.

Quem crê percebe isto:
essa Mão, essa Providência, essa Presença misteriosa,
por trás de tudo,
mesmo quando dói,
quando machuca,
quando não compreendemos
e julgamos absurdo.

Quem não crê
vê somente à medida da própria razão humana:
vê a casca,
enxerga a superfície,
só divisa um monte de coincidências,
um acaso onipotente e onipresente,
nada mais que isso...
E a vida, então, para esse, torna-se fruto de um joguete de mau gosto,
que zomba da nossa liberdade,
humilha nossos projetos,
frustra nossos esforços,
ridiculariza nossa vida
e nos massacra na hora da morte...
Tudo sem sentido, tudo vazio, tudo mortal...

Com Deus, ao invés, tudo ganha sentido!
Sem Ele tudo termina sendo, no fundo, um triste absurdo,
um não-sentido, um correr atrás de nada,
uma paixão inútil...



2 comentários:

  1. Linda reflexão! Dom Henrique, um pai espiritual

    ResponderExcluir
  2. Como eu vivi tanto tempo indiferente a Ti?
    Tu estiveste sempre aqui
    Me alimentando
    Quando eu achava
    Que não precisava de pão para sobreviver

    Tu estiveste sempre aqui
    Me dando mais tempo
    Quando eu achava
    Que a felicidade estava na paixão de ter ( alguém, um nome ou um bem)

    O mundo sempre me achou tão feliz
    Mas eles precisam saber
    Que só fui feliz quando permaneço em Ti

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!