terça-feira, 26 de junho de 2018

O homem, imagem de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor


O homem foi criado à imagem de Deus. A afirmação está em Gn 1,26s: "Deus disse: 'Façamos o homem à Nossa imagem, como Nossa semelhança..."Deus criou o homem à Sua imagem, à imagem de Deus Ele o criou, homem e mulher Ele os criou".
Não é fácil determinar o sentido exato desta importantíssima afirmação da nossa fé, olhando somente o Antigo Testamento. Levando em conta apenas as Escrituras dos judeus, a ideia do homem imagem de Deus teria dois significados:

(1) O homem é imagem de Deus porque participa do Seu poder e domínio sobre o restante da criação e
(2) porque é o único ser deste mundo com inteligência e liberdade, podendo, assim, responder a Deus e com Ele dialogar, deixando-se amar e amando a Deus.

Uma coisa é certa: imagem e semelhança não quer dizer de modo algum que Deus e o homem possuem coisas em comum! Lembremo-nos de que para as Escrituras, Deus é totalmente diferente de tudo quanto existe: Ele não pode sequer ser imaginado, Ele é transcendente, ninguém pode compreendê-Lo, Ele habita numa luz inacessível! Deus é o Criador; o homem não passa de uma simples criatura: “Os grãos que se encontram dentro da romã não podem ver os objetos que estão fora de sua casca, pois estão no interior. Assim também o homem, fechado, como toda a criação, na mão de Deus, não pode contemplar a Deus. Onipotente, Ele contém tudo: as alturas dos Céus, as profundezas dos abismos, os confins da terra estão em Sua mão. É por Ele que falas, meu amigo, é por Ele que respiras e não o sabes! Teu espírito está cego e teu coração endurecido. Mas, se quiseres, podes sarar. Confia-te ao médico. Ele abrirá os olhos de tua alma e de teu coração. Quem é o médico? Deus, por Sua Palavra e Sua sabedoria” (Teófilo de Antioquia, séc. II).

Contudo, somente no Novo Testamento, à luz de Cristo, é que será plenamente revelado o significado de ser “imagem de Deus”. Quem é a verdadeira imagem de Deus? É o Cristo morto e ressuscitado: "Ele é a imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda criatura, porque Nele foram criadas todas as coisas, nos Céus e na terra, as visíveis e invisíveis" (Cl 1,15s). Agora sim, à luz de Cristo sabemos o que significa ser imagem de Deus: desde o princípio, ao nos criar, o Pai, que tudo sabe e para Quem tudo é presente, tudo é hoje, tudo é agora, tinha diante dos olhos o Seu Filho morto e ressuscitado. Nosso modelo, nossa forma, nosso molde, é o Cristo glorificado! Ele é o destino de todo ser humano: seremos nós mesmos quanto mais formos à imagem do Cristo glorioso, que é a imagem do próprio Deus. Quanto mais formos parecidos com Jesus imolado e ressuscitado, mais seremos aquilo para que fomos criados! Cristo é a forma, o molde, a medida e a realização de todo ser humano, já que fomos criados através Dele e para Ele!

No Antigo Testamento, sabíamos que éramos imagem de Deus, mas não sabíamos o que isso significava concretamente; agora, com Cristo, sabemos que todo o nosso ser, corpo e alma, é imagem do Criador, porque criado em Cristo Jesus. A ideia é muito profunda e bela: o ser humano somente encontra sossego para o seu coração, somente encontra sua razão ultima de ser e de existir, e somente se compreende a si mesmo à luz do Cristo morto e ressuscitado! Cristo é a medida, a razão de ser e o destino de todo ser humano que vem a este mundo! Não ser como Ele é não se humanizar totalmente, é não chegar a ser aquilo para que foi criado!

Há ainda uma outra observação importante: se a imagem do Deus invisível é o Cristo morto e ressuscitado e se o ser humano é imagem de Deus em Cristo, então, podemos dizer que o homem é imagem de Deus em todo o seu ser, corpo e alma. A imagem de Deus não consiste simplesmente em sermos inteligentes e livres, mas em termos a mesma natureza humana, isto é, o mesmo corpo, a mesma alma, os mesmos sentimentos e afetos do Cristo Jesus nosso Senhor. É Ele o Novo Adão (cf. 1Cor 15,45ss) é Ele o fundamento da fraternidade e da unidade de toda a humanidade! É importante insistir sobre esta realidade, sobretudo atualmente, quando existe uma desvalorização do corpo humano, visto somente como uma “coisa” que pertence à pessoa e não como uma realidade personalizada, uma dimensão do meu eu, chamada também a ser glorificada na Vida eterna. Somos imagem de Deus em todo o nosso ser e chamados à Glória em todo o nosso ser. Estaremos, um dia, com Cristo, em corpo e alma porque é assim que somos imagem de Deus e assim é que somos amados por Ele.

Este realidade também nos recorda o dever de honrar o corpo humano, seja no que diz respeito ao pudor, à decência e à reta vivência da sexualidade, como também no que diz respeito à saúde, nutrição e demais cuidados com o corpo humano. Toda violência, injustiça, fome, etc, ferem a imagem de Deus impressa no ser humano.

Concluindo: seremos plenamente nós mesmos quanto mais formos parecidos com Cristo. Isto será pleno quando, após a morte, no nosso corpo e na nossa alma, formos transfigurados pelo Espírito Santo, na imagem bendita do Cristo Jesus nosso Senhor.

Cristo criando o homem.
Observe que Adão tem as feições do Cristo Senhor!

Um comentário:

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!