sexta-feira, 3 de abril de 2020

Retiro Quaresmal 2020/33 - "Felizes os que se abrigam no Senhor!" (Sl 2,12)

Sexta-feira da V semana da Quaresma
Meditação XXXII: Purificada e convertida, uma bênção para o mundo

Reze o Salmo 119/118,73-80
Leia e reze ainda, como lectio divina, Tb 13 e avance até Tb 14.

1. Observe, agora, os vv. 5-7.9s. Nestes versículos aparece claramente o tema do castigo, isto é, da correção que o Senhor Deus provoca para fazer cair em si aos que Ele ama e convidá-los ao arrependimento e à conversão. Talvez pensemos, com nossa mentalidade atual: que amor é este, de Deus, que provoca, ou pelo menos permite, sofrimentos, dores e mortes? Não temos a resposta! Deus é Amor – isto sabemos com certeza (cf. 1Jo 4,7s); o Amor de Deus é real, verdadeiro, concreto, efetivo: Ele amou tanto o mundo que entregou o Seu Filho por nós (cf. Jo 3,16; Rm 8,38s). Mas o modo como Deus ama e atua o Seu amor nos ultrapassa de muito. Afirmar o Amor de Deus exige fé: nós cremos no amor de Deus! (cf. 1Jo 4,16) Os castigos corretivos do Senhor são por amor! Em tudo, na vida e na morte, Ele nos ama! Leia Rm 8,31-39.
A Dispersão de Israel é um fato histórico doloroso, que pode até ser explicado pelas condições históricas daquela época em que se deu; as Escrituras Santas, no entanto, à luz da fé, vão mais a fundo, e o interpretam como consequência do pecado de Israel, da sua infidelidade à Aliança. Leia Dt 28,47-68 e Jr 5,18s. Veja também o impressionante texto de Ez 16! É esta séria realidade que aparece aqui, nas palavras do velho Tobit: Israel perde tudo como castigo por suas iniquidades, mas, se se arrepender e voltar para o Eterno, Ele fará Seu Povo voltar, irá reuni-lo novamente na Terra Santa, em Jerusalém! Tome para você os vv. 6-7 e os reze agora!

2. Vamos adiante! Jamais, nas Escrituras e na fé da Igreja, fala-se de um amor de Deus ou de uma misericórdia do Senhor que sejam coniventes e tolerantes com o pecado! Chega-se até mesmo a afirmar que o Eterno “tolera a falta, a transgressão e o pecado”, mas no sentido de ter paciência com os faltosos, pois, logo após se afirma que Ele “a ninguém deixa impune o pecado” (Ex 34,7)! Numa reta compreensão do amor misericordioso de Deus nas Escrituras, é claro que o Senhor tem paciência e mostra-Se sempre disposto a perdoar, com a condição imprescindível que o pecador reconheça o seu pecado, chame de mal à sua situação de pecaminosidade, arrependa-se e volte ao Senhor pela luta sincera e firme para mudar sua situação de pecado! Leia Is 5,20-24 e Eclo 15,11-20/21. Não é por acaso nem de pouca importância que a primeira palavra do Senhor Jesus Cristo ao anunciar o Evangelho é o seríssimo chamado à conversão (cf. Mc 1,14s). Também não é à toa que o Senhor nos previne gravemente: “Eu vos digo: se não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo!” (cf. Lc 13,5). Lembre: a conversão é um processo que dura toda a nossa vida: trata-se de deixar-se a si próprio e voltar-se para o Senhor, trata-se de sair do centro e colocar o Senhor no centro da própria existência, trata-se de ver, compreender, sentir, falar e agir segundo Cristo e não segundo os próprios critérios! Leia Rm 1,18-32 e Ef 4,17-24. Reze o Sl 32/31.

3. Mais um aspecto importante! Esta necessidade de constante conversão valia para o antigo Povo de Deus e foi sempre recordada pelos profetas de Israel. O mesmo vale para cada um de nós, para mim, para você, ainda hoje. Mas, é necessário afirmar claramente que o mesmo vale para a Igreja, Novo Israel. E aqui, é necessária uma explicação bem clara!
Sendo Corpo de Cristo imolado e ressuscitado e Templo do Espírito Santo (cf. 1Cor 12,12s; Ef 4,14-16), a Igreja é indefectivelmente santa (cf. 1Pd 2,9s)! Ela não é santa e pecadora, mas somente santa, pois é habitação do Espírito Santo do Cristo! Ela, em si mesma, jamais será infiel e a Aliança nova e eterna jamais perecerá, pois é Aliança em Cristo, no Corpo de Cristo entregue na Cruz e glorificado na Ressurreição (cf. Ef 2,13-16). Porém, nos seus filhos, pastores e fieis, a Igreja experimenta o mistério do pecado, chegando a sofrer gravemente, sobretudo nos tempos como os atuais, de frieza na fé, arrefecimento na piedade, falta de visão sobrenatural e mundanismo. Ainda que o Senhor a ame e lhe continue fiel, “pois não pode renegar-Se a Si mesmo” (2Tm 2,13), no entanto, as consequências virão sempre: apostasia, perdição, empecilhos à ação evangelizadora, blasfêmia contra o Nome santíssimo de Deus e do Seu Cristo... E tudo isto, um dia será gravemente cobrado (cf. Mt 13,41; 18,7; Lc 17,1-3; ) Daqui, o dever sagrado de viver retamente e testemunhar com santa coerência o Evangelho da graça (cf. Tt 2,11-14)! Não se trata de procurar aplauso ou aprovação do mundo, dos meios de comunicação ou dos inimigos do Evangelho, mas de seguir o ensinamento do Senhor. Leia Mt 5,13-16 e 1Pd 2,11-17. 
Pense nestas coisas... Pense nas situações e fatos da Igreja de hoje, da sua Diocese, sua paróquia, da sua comunidade, sua família; pense nos fatos da sua vida... Leia Ez 36,19-21. Reze o Sl 46/45.

4. Há ainda um tema importante nesta bênção de Tobit: Jerusalém, a Cidade santa (cf. vv. 9-17)! O “shalem” do nome da Cidade foi associado ao “shalom” e muitos interpretam o nome de Jerusalém como sendo visão de “shalom”, visão de paz, isto é, um sonho, um ideal, uma promessa da paz de Deus no meio de Israel e da humanidade, um caminho para aquela paz prometida pelo Senhor Deus ao Seu Povo e a toda a todas os povos da terra (cf. Sl 122/121,6-9)! Sendo assim, Jerusalém seria a concretização simbólica de toda bênção, de toda graça do Senhor para o Seu Povo santo e a humanidade, a realização de todas as promessas do Eterno.
No Antigo Testamento, ela é considerada a cidade de Melquisedec, o Rei da Paz (cf. Gn 14,18), portanto a cidade do “sacerdote do Deus Altíssimo”, imagem do próprio Filho de Deus (cf. Hb 7,1-2). Nos primeiros tempos de Israel em Canaã, era uma pequena fortaleza dos jebuseus, situada no Monte Sião, e foi conquistada por Davi, que fez dela a sua capital (cf. 2Sm 5,6ss). Originariamente, ocupando o Monte Sião, estendeu-se também até o Monte Moriá, onde Abraão, séculos antes, oferecera o sacrifício do filho Isaac a Deus. Também isto imagem do próprio Cristo no Seu Sacrifício e na Sua Ressurreição (cf. Hb 11,17-19). Aí, foi construído o Templo de Salomão (cf. 2Cr 3,1). Pense, meu caro Irmão, que simbologia bela: nos sacrifícios oferecidos no Templo estaria sempre implicado o sacrifício de Isaac, imagem do sacrifício verdadeiro, perene e santo: o Sacrifício redentor do Cristo Jesus, o Filho amado, perfeição e cumprimento de todos os sacrifícios! Leia Hb 10,1-10.
No Templo estava a Arca de Deus, a Arca da Aliança. Na verdade, ela era o coração do Templo, expressão da presença constante e fiel de Deus no meio do Seu Povo. Assim, Jerusalém tornara-se a Cidade da Arca e do Templo de Deus (cf. 1Rs 6 – 8), coração espiritual de todo o Povo Santo, habitação do Nome do Senhor (cf. 2Rs 23,26S; Sl 78/77,68s; 132/131,13-18; Sl 46/45; 48/47). Jerusalém foi se tornando imagem e personificação de todo o Povo de Israel. Dizer Israel, Sião e Jerusalém muitas vezes significa dizer a mesma coisa. Como Israel, ela é herança do Senhor (cf. Sl 79/78). Como Israel, a Cidade Santa prostituiu-se (cf. Is 1,21) e por isso, foi destruída (cf. Jr 7,14; Ez 11,1-12; 23; 24,1-14) em 587 aC e seus filhos levados para o Exílio na Babilônia para voltar a reconhecer o Senhor, convertendo-se novamente ao seu divino Esposo. Leia Os 2,4-22 e reze Lm 1 – 2.
Então, convertida, Jerusalém, como um sonho lindo de Deus, seria de modo perfeito Cidade da Justiça, seria fiel ao seu Deus (cf. Is 1,26ss) e Israel voltaria a adorar nela (Jr 31,6.12); nela Senhor estaria para sempre (Ez 48,35) e ela, como noiva desposada novamente (Is 54,4-10), vestiria novamente vestes festivas para o seu Senhor (Is 51,15 – 52,2). Desposada numa aliança de amor com o Senhor, a Cidade Santa veria seus filhos se multiplicaram (Is 54,1ss; 49,14-26) e tornar-se-ia, para a glória do seu Deus o centro religioso do universo (Ag 2,6-9; Is 60; 62). Numa visão que, sem dúvida, cumpre as promessas a Abraão de ser bênção para todos os povos (cf. Gn 12,1ss), Jerusalém seria mãe de todas as nações (Sl 87/86) e dela sairia um novo Povo (Is 66,6-14). Por fim, cumprindo seu último destino e finalidade, Jerusalém tornar-se-ia o lugar do julgamento final de todos os povos (Jl 4,9-17) e do Banquete do fim dos tempos, no qual o Senhor Deus encherá de vida plena toda a humanidade, consumando a obra da Sua salvação (Zc 12; 14)! Tudo isto é Jerusalém: mais que uma cidade, mais que pedra talhada, trata-se de uma promessa, um desejo, um sonho, uma certeza, uma esperança no Deus de Israel!
Compare as palavras do Senhor a Abraão com as palavras de Tobit a Jerusalém: Gn 12,3a: “Abençoarei os que te abençoarem, amaldiçoarei os que te amaldiçoarem” = Tb 13,12s. Gn 12,3b: “Por ti serão benditos todos os clãs da terra” = Tb 13,11.

5. Atualmente, para os judeus piedosos, ela é a Cidade sagrada, de cujo pó Adão, o primeiro homem fora plasmado. Além do sacrifício de Abraão, os rabinos judeus ensinam que fora no Monte do Templo que Jacó dormira e teve o sonho com a escada que ligava a terra ao Céu. Para o judaísmo, Jerusalém fora formada no início da criação do mundo e é o coração do universo. A Cidade tinha qualidades milagrosas, de modo que sua área parecia expandir-se para acomodar todos aqueles que entravam pelas suas doze portas. Os judeus recitam suas orações voltados para Jerusalém e acreditam que é de lá, a partir dela, que toda oração sobre aos Céus, pois ela é portão de entrada da Morada do Altíssimo. Para Jerusalém se sobe sempre porque ela é o lugar mais elevado espiritualmente. No tempo do Messias – que os judeus ainda esperam –, Jerusalém será reconstruída com fogo divino, quando descer a perfeita e completa Jerusalém celeste, modelo da terrena. Esta Jerusalém que descerá dos Céus é objeto de ardente esperança de Israel!
Tudo isto está expresso, de certo modo neste cântico de Tobit.

6. Para nós, cristãos, todos estes desejos, esperanças, promessas e sonhos, realizam-se na nova, definitiva e verdadeira Jerusalém, que é a Igreja do Cristo, o Messias de Deus (cf. Gl 4,26s). A Igreja, novo e definitivo Israel, formado de todos os povos, é a Cidade Santa, a Jerusalém definitiva, Esposa do Cordeiro (cf. Ap 21,9), alicerçada sobre os Apóstolos de Cristo (cf. Ap 21,14). Esta Jerusalém é católica, acolhedora constantemente de todos os povos, com suas portas abertas em todas as direções (cf. Ap 21,12s). Ainda peregrina na terra, ela caminha para a plenitude da Glória e será para sempre iluminada pelo Cordeiro, regada pelo rio de água viva, que é o Espírito, e habitação da Glória de Deus, Tenda de Deus entre os homens, realização plena da humanidade. Leia, rezando, Ap 21,1 – 22,15. Reze o Sl 121/122.

Um comentário:

  1. CARÍSSIMO DOM HENRIQUE,
    GENTILEZA PENSE EM ALGUM "RETIRO" PARA A PÁSCOA E TEMPO COMUM E TODOS OS TEMPOS PARA ACOMPANHARMOS. ESTE RETIRO QUARESMAL TEM SIDO MUITO FRUTUOSO. OBRIGADO!

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!