sábado, 4 de abril de 2020

Retiro Quaresmal 2020/34 - "Felizes os que se abrigam no Senhor!" (Sl 2,12)

Sábado da V semana da Quaresma
Meditação XXXIII: Bendito o Senhor pelos séculos eternos!

Reze o Salmo 119/118,81-88
Leia e reze ainda uma vez, para concluirmos, Tb 14.

1. Com este capítulo, chegamos ao fim do Livro de Tobias. Nestes versículos aparece como transcorre a vida e a morte do justo, segundo o Antigo Testamento na sua mentalidade mais antiga. Aquele que é amigo de Deus tem vida longa, fartura de bens e descendência duradoura neste mundo. O texto de Tobias reflete um período quando ainda não havia a esperança na ressurreição. Esta certeza somente apareceria mais tarde, tendo seus primeiros lampejos no período imediatamente anterior ao Exílio de Babilônia (cf. Sl 16/15,10s; 49/48,16; Jó 19,25-27; Ez 37,10; 73/72,23-26) e desenvolvendo-se bem no tempo da dominação grega. Aparecem os primeiros textos sobre a ressurreição nos livros de Daniel, dos Macabeus e da Sabedoria. Vale a pena ler 2Mc 7,9; 12,43-45; Dn 12,2s; Sb 3,1-9. É que a revelação de Deus ao Seu Povo foi progressiva: como um pai educa o seu Filho, o Senhor Deus foi educando Israel e conduzindo-o ao Cristo (cf. Sl 103/102; Dt 8,5).
Observe os elementos da morte do justo, isto é, do amigo de Deus: morre em paz e na paz vive; morre na abundância de bens e de muitos anos; pratica a esmola, morre cercado de estima, honrado pelos conhecidos, sempre bendizendo o Senhor e proclamando Sua grandeza (cf. vv. 1s.14). Note como este Livro santo insistiu sobre a prática da oração, do jejum, da esmola, da caridade para com os mortos, do respeito e veneração para com os pais, da constante oração de bênção e louvor a Deus. É sempre válida a constatação neste final de escrito: a iniquidade conduz à morte! (cf. v.11) Nunca devemos esquecer isto! E lembre-se: a pior morte é a morte da alma, aquela que o Apocalipse chama de “segunda morte” (20,14s).

2. Leia os vv. 1-7. Volta aqui uma ideia maravilhosa e profunda, presente em todas as Escrituras Santas: o Senhor tem nas mãos a história e o destino dos povos! Mesmo no meio de toda escuridão, de todas as crises, de todas as lágrimas, o Senhor tudo guia, tudo orienta, tudo dirige e, no Seu amor infinito, conduz tudo à salvação de um modo misterioso e no tempo oportuno: “Tudo sucederá a seu tempo!” (v. 4). Pense nisto! Quanto de esperança, de serenidade, de força para caminhar esta certeza nos dá! (cf. vv. 4-5b) A Assíria, tão poderosa, a seu tempo cairia, os grandes do mundo, no tempo que o Eterno assinalou, tornar-se-iam pó: Assíria, Babilônia, Pérsia, gregos, Romanos... É assim! Permanecem o Senhor e o Seus desígnios! Reze o Sl 33/32. Repita, com fé e confiança no Senhor da história, as santas palavras de Tobit: “Sei e creio que se cumprirá tudo o que Deus disse; acontecerá, e não há de falhar nem uma palavra!” (v. 4) Reze os salmos 46/45 e 33/32.

3. Também aparece com força a firme esperança na restauração final do Povo de Deus. Leia os vv. 4-5. Depois da provação, que será ainda maior e mais devastadora, destruindo Jerusalém e o Templo santo de Deus (cf. 2Rs 25,1-21), Israel será reunido novamente e voltará à terra que Deus lhe dera! Todos os profetas anunciaram isto: depois dos castigos de Deus, depois de todas as lágrimas e exílios, o Povo de Deus seria restaurado! Só um exemplo: leia Jr 31,35-40: apesar de todo pecado e de todo castigo, o Eterno nunca deixará Israel, jamais irá abandonar o seu Povo. Mas, nos últimos tempos, estabelecerá no Messias, “uma Aliança nova” (cf. Jr 31,31-34). Esta fidelidade do Senhor Deus ao Seu Povo alcançará sua plenitude na Nova Aliança com o novo e definitivo Israel, que é a Igreja, o Povo nascido do sangue do Cristo, sangue de uma nova e eterna Aliança (cf. Mt 26,27s; Mc 14,24; Lc 22,20). Mas, também para o Israel segundo a carne, a fidelidade amorosa do Senhor não se esgotou. Depois do feio e gravíssimo tropeço por rejeitar o Messias de Deus, no final dos tempos, Israel haverá de contemplar o seu Messias esperado e amado, constatando, pasmo e admirado, que ele é Jesus, nosso Senhor! Leia com atenção Rm 9 – 11. Nunca esqueça: tanto o antigo Israel quanto o novo, que é a Igreja, espera o Messias. Nós já sabemos quem é Ele; Israel não o sabe! Mas, no final de tudo, com a graça de Deus nosso Senhor, o antigo e o novo Povo cantarão juntos o louvor e adoração do Pai e do Filho e do Espírito Santo!

4. Um traço surpreendente do Livro de Tobias é o seu universalismo, isto é, a convicção de que o amor e a salvação do Senhor Deus, a Sua bênção fecunda, são para todos os povos da terra e os povos haverão de converter-se ao Deus de Israel. Já vimos, na meditação passada, que isto foi anunciado por vários profetas, sobretudo por Isaías. Veja como termina o Escrito de Isaías: 66,18-23. Pois vem, Tb 14,6s alude à conversão de todos os povos ao Deus de Israel. Tal conversão dar-se-á em Cristo nosso Senhor! Nele, todos os povos da terra, cada ser humano, terá a possibilidade de conhecer o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó e o Seu Cristo, que nos faz um novo Povo para o Senhor. Leia Ef 3,1-6. Aí, o Apóstolo fala do Mistério escondido no antigo Testamento e revelado plenamente com a Ressurreição do Senhor e o envio do Espírito Santo: todos os povos são chamados à salvação. Observe como o cristianismo realmente nasce de dentro do judaísmo! A Nova Aliança não é um acréscimo externo à Antiga, mas o seu cumprimento, a sua realização, a sua plenitude! Por isso, Jesus dizia que Nele toda a Lei se cumpre (cf. Mt 5,17s) e São Paulo afirmava que o nosso Cristo é o “Sim”, o “Amém” de Deus (cf. 2Cor 1,20): tudo quanto o Eterno prometera se cumpre abundantemente no Seu Filho Jesus Cristo, Messias e Salvador do mundo inteiro! Reze o Sl 117/116.

5. Um outro aspecto para a nossa meditação e edificação, é o belo exemplo de piedade filial de Tobias: como cuidou dos seus pais e sogros, como foi-lhes amparo até o fim da sua existência, amparando-os na velhice e sepultando-os com veneração (vv. 11-13). Leia Eclo 3,1-16/2-18. Veja também Ef 6,1-3. É necessário aqui um exame de consciência de como tratamos nossos idosos: o cuidado, a atenção, o respeito, a veneração, o tempo dado a eles, a atenção ao que falam e aos conselhos e exemplos que podem nos dar. Nas culturas antigas, o ancião era o sábio da comunidade, era a memória vida do povo, era o guardião da história e da identidade de uma comunidade. Nos anciãos os mais jovens encontravam a experiência e a inspiração para caminharem adiante, construindo um futuro com segurança. Com a escrita, com os livros, com a comunicação digital, com a exaltação da juventude, da saúde, da curtição da vida, do bem-estar, a velhice tornou-se um mal do qual se deve fugir e no qual não se deve pensar – basta pensar na tolice de disfarçar a velhice, chamando-a de “melhor idade”. É uma coisa boba, ridícula! A velhice é bela quando é vivida com sabedoria, com a capacidade de tirar proveito das alegrias e tristezas dessa fase da vida. Alegrias como a satisfação do dever cumprido, de ver os frutos da vida que se viveu, do tempo para rezar, para conviver, para estar com os mais jovens; tristezas como as limitações, os achaques, as enfermidades, a debilidade. Tudo isto deve ser vivido diante de Deus, na ação de graças e como preparação feliz e serena para o momento do encontro com o Senhor. Portanto, é necessário que os cristãos perguntem como tratam os seus idosos! Cuidado para não deixá-los deslocados, sem ter o que conversar, cuidado para não deixá-los solitários, cuidado para não deixá-los sem atividades, cuidado para não deixá-los sem assistência religiosa! Lembre: “Honra a teu pai e tua a mãe – é o primeiro mandamento com promessa – para seres feliz e teres longa vida sobre a terra” (Ef 6,2s). Reze o Sl 71/70.

6. Ainda um último tema relevante: o juízo de Deus! Nos vv. 4-7, aparece claramente a diferença de destinos para os que são fieis ao Senhor e para os que não o são. Em nenhum lugar das Escrituras Santas aparece que todos serão salvos! A salvação é para todos (cf. 1Tm 2,4), o amor de Deus envolve a todos (cf. Mt 5,45), o convite à salvação é para todos (Cf. Mc 13,37), mas o Senhor manso e humilde de Coração (cf. Mt 11,28-30) sentar-Se-á no trono para julgar e separar bons e maus, dizendo “vinde!” aos bons e “apartai-vos de Mim” aos perversos (cf. Mt 25,34.41) Nunca esqueçamos disto! Levemos muito a sério a nossa vida: ela é semente de Eternidade!
Terminando este Livrinho precioso, faça um exame de consciência sobre este ponto específico e tão abrangente: como você está construindo sua vida? Como um “sim” ou como um “não” ao Senhor Deus? Reze o Sl 1. Agora, agradecendo ao Senhor por tudo quanto meditamos aqui e pedindo-Lhe a graça de colocar em prática o que Ele inspirou ao seu coração, reze o Sl 138/137. E termine louvando e agradecendo a Deus com o Sl 150! Que, como Tobit, Tobias e todos os personagens deste Livro, você possa, nesta vida, e depois, bendizer o Senhor Deus pelos séculos dos séculos. Amém (cf. Tb 14,15).


4 comentários:

  1. Deus o abençoe por estas lindas e verdadeiras reflexões. Com certeza ajudaram muitas pessoas como a mim.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada D Henrique por ter me proporcionado viver nesta Quaresma momentos de profunda oração e amadurecimento na fé. Deus o abençoe . Que Nosso Senhor Jesus Cristo pela ação do Espirito Santo lhe dê sempre este vigor de fé e coragem para abrir nossos olhos e enfrentarmos as coisas do mundo que nos afastam do Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Sua bênção Dom Henrique, não tenho palavras para agradecer vossa bondade.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!