sábado, 18 de abril de 2020

Homilia para o II Domingo da Páscoa - ano a

At 2,42-47
Sl 117
1Pd 1,3-9
Jo 20,19-31

Estamos ainda em pleno dia da Páscoa, “o Dia que o Senhor fez para nós” – é esta a Oitava da Santa Páscoa.
Se no dia mesmo da Ressurreição, a Liturgia centrava nossa atenção no próprio Senhor ressuscitado, vencedor da morte, hoje, neste Domingo da Oitava, a atenção concentra-se nos efeitos dessa vitória formidável para nós e para toda a humanidade.

Eis! O Senhor Jesus, morto como homem, morto na Sua natureza humana, foi ressuscitado pelo Pai, que derramou sobre Ele o Espírito Santo, Senhor que dá a Vida; como diz a Primeira Epístola de São Pedro: “Morto na carne, isto é, na Sua natureza humana, foi vivificado no Espírito, isto é, na força vivificante, que é o Espírito do Pai (cf. 3,18). E agora, cheio do Espírito, Jesus Senhor nos dá esse Dom divino, esse fruto da Sua Ressurreição. Sim, caríssimos: pleno do Espírito, a tal ponto de São Paulo exclamar “o Senhor é Espírito” (2Cor 3,17), Ele agora e para sempre, derrama o Seu Espírito sobre todo aquele que Nele crê e no Seu Nome for batizado!

Primeiro dá-Lo aos Seus apóstolos “ao anoitecer daquele dia, o primeiro depois do sábado”. Passou o sábado dos judeus, passou a Lei de Moisés, passou a antiga criação. E Jesus ressuscitado sopra sobre os Apóstolos o Espírito Santo, recebido do Pai na Ressurreição: “Como o Pai Me enviou na potência do Espírito, também Eu vos envio agora na força desse mesmo Espírito! Recebei, pois, o Espírito Santo, dado para gerar o mundo novo, o homem novo, o homem segundo a Minha imagem, o homem transfigurado, reconciliado, na paz, no shalom com Deus! Paz a vós! Por todas as gerações os pecados do mundo serão perdoados nesse dom do Meu Espírito!” Assim começa o cristianismo, assim ganha vida a Igreja: no Espírito do Ressuscitado, Espírito ressuscitante, “Senhor que dá a Vida”!

Os Apóstolos agora, recebendo o Espírito, recebem a Vida nova do Cristo, a Vida que dura para a Eternidade. Esse mesmo Espírito, nós O recebemos nas águas do Batismo e na comunhão com o Sangue do Senhor na Eucaristia, prefigurados no sangue e na água brotados do Coração do Salvador entregue por nós (cf. Jo 19,34). Por isso mesmo, a oração da Missa hodierna nos pede a graça de compreender melhor, isto é, de viver intensamente na vida “o Batismo que nos lavou, o Espírito que nos deu nova Vida e o Sangue que nos lavou”. Em outras palavras: pela participação aos santos sacramentos, sobretudo o Batismo e a Eucaristia, nós recebemos continuamente o Espírito do Ressuscitado e, assim, recebemos a Sua nova Vida, a Vida que nos renova já aqui, neste mundo, e nos dá a Vida eterna, preparando para a plenitude do Reino, na Glória. Por isso a segunda leitura de hoje nos diz que o Pai, “em Sua grande misericórdia, pela Ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, nos fez nascer de novo, para uma esperança viva, para uma herança incorruptível”, reservada para nós nos Céus! A Ressurreição de Cristo é garantia da nossa, o Seu Espírito, que nós recebemos, é semente e garantia de Vida eterna e, por isso, é causa de alegria e força para nós, cristãos. Nós recebemos a Vida eterna, nós cremos na Vida eterna, nós já vivemos tendo em nós as sementes da Vida eterna! (cf. Jo 6,54)

Mas, estejamos atentos: esta nossa fé na Ressurreição não é uma teórica e distante esperança, mas tem consequências concretas para nós: “Os que haviam se convertido eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e colocavam tudo em comum...” Eis: a fé na Ressurreição do Senhor, a vida vivida na Vida nova que Cristo nos concedeu, faz-nos existir de um modo novo, iluminados por uma nova regra de vida (o ensinamento dos apóstolos e seus sucessores), sustentados pela fração do Pão eucarístico e testemunhas de uma vida de comunhão, de amor fraterno, de mansidão, de coração aberto para Deus e os irmãos.

Mais uma coisa: estejamos atentos para um fato importantíssimo: a Ressurreição do Senhor não é uma fábula, não é um mito, não é uma parábola. O Senhor realmente venceu a morte, realmente entrou no Cenáculo e realmente Tomé, admirado e envergonhado, feliz pelo Senhor e triste por sua incredulidade, tocou as mãos e o lado do Senhor vivo, ressuscitado! Por isso, o cristão não se apavora diante dos reveses da vida, dos compromissos e renúncias pelo testemunho de Cristo e nem mesmo diante da morte: “Sem ter visto o Senhor, vós O amais. Sem o ver ainda, Nele acreditais. Isso será para vós fonte de alegria indizível e gloriosa, pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação”. Esta é a nossa fé, a nossa esperança, a firme certeza da nossa existência neste mundo e naquele que há de vir! Por tudo isto, continuamos a dizer, de coração: Feliz Tempo Pascal, Irmãos! Que vossa Páscoa permaneça para sempre! Amém.


2 comentários:

  1. Quer Deus possa sempre nus mostra ó caminho à ser seguido!! Quer possamos aprender à confia mais em Deus! Quer possamos à nós com portas como cristão batizado pêlo ó Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  2. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por todos os prodígios, que foram feitos na vida do VOSSO povo. No entanto, me conceda a graça de seguir o caminho da conversão e da salvação. Me conceda a graça de ser perseverante em ouvir o ensinamento da igreja, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. Me conceda a graça de ter o santo temor. Me conceda a graça de ter fé, esperança e confiança no Cristo Ressuscitado. Me conceda a graça de viver com alegria e simplicidade de coração. Me conceda a graça de louvá-Lo, honrá-Lo, glorificá-Lo e bendizê-Lo com sinceridade. Me conceda a graça de ser estimado por todos. Me conceda a graça de vencer as provações da vida. Me conceda a graça de fazer boas confissões. Me conceda a graça de ter a verdadeira paz. Me conceda a graça de ser purificado pelo Espírito Santo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!