segunda-feira, 16 de março de 2020

Retiro Quaresmal 2020/16 - "Felizes aqueles que se abrigam no Senhor!" (Sl 2,12)

Sábado da II semana da Quaresma
Meditação XV: Temer a Deus é o princípio da sabedoria

Reze o Salmo 119/118,113-120
Como lectio divina, releia ainda esta vez o capítulo 4, sobretudo o longo v. 19 e o comovente v. 21.

1. Aqui, se fala no temor do Senhor, isto é, o profundo espírito de adoração, confiança, respeito e senso da santidade e da grandeza de Deus. Esta é a maior e mais definitiva riqueza da vida: “Não te preocupes, filho, se ficamos pobres. Tens uma grande riqueza se temes a Deus, se evitas toda espécie de pecado e se fazes o que agrada ao Senhor teu Deus!” Que palavras edificantes, que verdade tão certa, que pode alicerçar, sem temor, toda uma existência! Teme a Deus de verdade quem não brinca com Deus nem com as coisas que a Ele dizem respeito. Quem teme ao Senhor verdadeiramente torna-se sábio, pois seu coração e seu entendimento começam a exprimir-se segundo o Espírito do Senhor.

2. Tome Eclo 1,11-21. Leia estes versículos rezando, com o coração. Mais do que parar para analisar cada versículo, aqui se trata de saborear o espírito, a atmosfera que o Autor sagrado deseja nos incutir.

3. O temor do Senhor é um dom que se deve suplicar sempre ao Espírito de Deus! Hoje é muito comum ver-se em cristãos uma familiaridade com Deus que não é fruto do amor, da intimidade delicada e amorosa, do santo temor, mas simplesmente de uma falta de percepção da grandeza e da santidade de Deus! Toma-se Deus por parceiro, por compadre! Deste modo, não se leva a sérios os Seus preceitos, não se alimenta o temor pelo Seu Juízo tremendo e tudo se joga, de modo banal, vulgar e ilusório, na conta da misericórdia e do amor! Por falta do verdadeiro temor de Deus, não se percebe que em Deus nosso Senhor, “Amor e Verdade se encontram” (Sl 85/84,11); não se recorda do significado misterioso do Nome santíssimo de Deus: Nele, misericórdia e perdão não contradizem a justiça e o castigo. Leia com muita atenção o profundo texto de Ex 34,5-9. Observe: de modo misterioso, que nos escapa e é sabido somente por Deus, o Santo, Nele a misericórdia não contradiz a justiça e o amor não elimina o juízo que pode levar à punição! E atenção: que ninguém venha dizer que isto é próprio do Antigo Testamento! Basta ler Mt 7,13-14.21-27; Gl 6,7; 2Pd 2,9-22. Não se zomba nem se trata com leviandade as coisas de Deus! Se o Senhor merecia todo o amor de Israel pelo que fizera com o Seu Povo na Antiga Aliança, muito mais merece o nosso amor, pois “Deus amou tanto o mundo que entregou o Seu Filho único, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a Vida eterna. Quem Nele crê, não é julgado; quem não crê, já está julgado!” (Jo 3,16.18).

4. Como fugir dessa leviandade religiosa, dessa frieza, desse pouco caso para com o Senhor e o que Lhe concerne? Qual o caminho para o temor de Deus, que leva à Vida? Primeiramente, como foi dito acima, suplicar ao Senhor que encha o nosso coração com o Espírito do temor de Deus. É o Santo Espírito quem nos faz experimentar algo da grandeza, da santidade, da bondade e da justiça do Senhor, dando-nos a virtude de religião, isto é, de atenciosa e piedosa atenção ao Senhor e ao que a Ele se relaciona. Depois, é importante as boas leituras espirituais e, sobretudo a meditação constante das Escrituras Santas. Por fim, o exercício da prática dos sacramentos com o esforço exterior e interior de piedade. Uma coisa que parece simples, mas mina em muito o temor do Senhor é o modo despreocupado e pouco respeitoso como nos comportamos diante do Senhor: o modo de sentar-se na igreja, o modo de vestir-se para as ações litúrgicas, o silêncio nos locais sagrados, a posição que assumimos ao rezar, mesmo em casa. Nunca esqueça: somos corpo e alma; nossa atitude corporal condiciona o nosso interior e diz muito sobre o que vai no nosso coração.
Releia este tópico e reflita sobre ele fazendo um exame de consciência sobre a sua vida...

4. Agora, por fim, releia os vv. 18s e reze o Sl 111/110


Um comentário:

  1. Paz e bem! Existe essa citação no texto Gl 6,79, mas o Capítulo 06 de Gálatas só vai até 18. Faça a correção por gentileza! Abraços! Salve Maria!

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!