sexta-feira, 2 de agosto de 2019

A propósito de Mt 13: As parábolas do Reino dos Céus (VII)

E o nosso Jesus prossegue, continua, doce, empolgado, sereno, falando do Reino, deixando os Seus discípulos com saudades do Infinito, saudades de Deus: “O Reino dos Céus é ainda semelhante a um negociante que anda em busca de pérolas finas. Ao achar uma pérola de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra”.
O Reino é como uma pérola.
Há tantas delas na vida: a pérola da saúde, de alguém que a gente ama, de ter uma família, a pérola de nossa profissão, de nossos bens, de nossos amigos e inteligência... Tantas pérolas, todas preciosas, todas amáveis...
Mas, quando se encontra de verdade o Reino, quando de verdade alguém sentiu o gostinho de deixar o Eterno invadir o coração com Sua doçura, com Sua paz, com Sua plenitude, com Sua graça amorosa e cheia de misericórdia, então, tudo muda para esse alguém, tudo ganha um novo sentido: as outras pérolas não deixam de ser pérolas, mas tornam-se relativas e seu valor, sua preciosidade passam a ser medidos em referência ao Reino: vale o que me aproxima do Reino; o que dele me afasta e o impede no meu coração já não tem valor!

Quem experimentou o Reino no seu coração tudo coloca em função desse Reino! É assim o Reino: vale a pena largar tudo, relativizar cada realidade por ele, a pérola de grande valor, a mais bela e preciosa de toda: “Formosura que excedeis a toda formosura, sem magoar dor fazeis e sem dor desfazeis o amor das criaturas!” Isto mesmo: por ele, pelo Reino, pelo Rei, um coração apaixonado, seduzido, deixa tudo: redes, barcos, pessoas, bens, sonhos, conquistas... Nenhuma pérola se iguala ao Reino!

Os discípulos sabiam do que Jesus estava falando: tinham encontrado o Reino, experimentavam o coração em festa, uma festa cheia de doçura e de paz; haviam deixado tudo por aquela pérola de grande valor. Jesus lhes mostrara, lhes dera aquela pérola. Por isso amavam-No tanto...


3 comentários:

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!