segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Para pensar... E seu voto está implicado nesta realidade!


Em essência, o grande desafio do mundo ocidental - e também do Brasil, que faz parte deste mundo -, se não quiser se perder de vez, perdendo o rumo de sua consciência e de seu coração, é reconhecer novamente o ser humano como estruturalmente aberto para Deus.

Não basta pensar nos problemas econômicos e sociais! Há mais, muito mais em jogo: o que é o ser humano, qual o sentido da sua existência, qual o seu caminho neste mundo e o seu destino no tempo e na eternidade!
Sem atenção a estas questões, todas as outras - inclusive as questões sociais, econômicas, políticas... - ficarão distorcidas e deformadas, podendo mesmo matar o ser humano pessoal e socialmente! Em outras palavras: uma sociedade que caminha sem Deus ou contra Deus caminha para a destruição, para a necrose de todos os seus tecidos! O homem sem Deus perece! Uma sociedade sem Deus definha! Uma cultura sem Deus ou contra Deus se estiola!

Portanto, a racionalidade ocidental tem que reconhecer que não pode abarcar o sentido último e global da realidade toda nem reduzir o todo a questões sociais, econômicas ou de bem-estar; não pode abarcar o sentido último e global da realidade toda nem com as ciências da natureza, nem com a filosofia, nem com as ciências sociais. Nem todas estas instâncias poderão jamais chegar ao cerne da questão do sentido mesmo da existência! Também a incrível habilidade científica e tecnológica não deveria engabelar o Ocidente, dando-lhe a ilusão de tudo poder e de satisfazer o coração humano empanturrando-se de bem-estar. Tudo que conseguiremos assim é a destruição do coração e do planeta!

O homo sapiens (homem que pensa) e o homo faber (homem que produz ciência e tecnologia) têm que ser também homo fidelis (homem que crê, que é fiel a Deus e constrói uma sociedade e uma cultura abertas ao Infinito). Não esqueçamos as dramáticas palavras de Miguel de Unamuno, ateu que procurava Deus:
“Sofro eu a Tua custa, Deus não existente,
pois se Tu existisses, eu existiria também de verdade”.

Ou Deus e o homem, ou nem Deus nem o homem!

Que Brasil queremos? Que sociedade desejamos? Que tipo de escola, de formação, de humanismo? Perguntas tremendas... Respostas concretas no voto!


4 comentários:

  1. Que lucidez!
    Deus nos guie com Seu Espírito de Luz e nos de discernimento, em dias tão difíceis e decisivos para nossa Nação.

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso, dom Henrique!


    Nenhum sistema político será capaz de oferecer aquilo que o ser humano busca no mais intimo do de si, ainda que este não saiba o que é. Acredito eu que tudo o que a politica pode fazer seja oferecer condições que permitam ao homem buscar seu fim último com dignidade, promovendo o bem comum. Nenhum partido pode se colocar como deus e prometer a salvação para todos os problemas ao nosso redor; e mesmo que cumprissem todas as promessas e a sociedade chegasse ao ápice em desenvolvimento, as pessoas não entendessem, com isso, haverem atingido sua plenitude e esquecessem de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Fantástico! Qdo se distancia do Criador perde-se o rumo de todas as coisas!

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto, queira Deus mais Pastores que pensem com os pensamentos dos conteúdos da fé, da sã doutrina católica.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!