sábado, 4 de agosto de 2018

Homilia para o XVIII Domingo Comum - ano B

Ex 16,2-4.12-15
Sl 77
Ef 4,17.20-24
Jo 6,24-35

Caríssimos em Cristo, no Domingo passado, deixamos o Senhor Jesus orando a sós no monte, após ter multiplicado os pães e despedido a multidão. Está no capítulo VI de São João: do monte, Jesus atravessou o Mar da Galileia, caminhando sobre as águas. Ao chegar do outro lado, lá esta o povo à Sua espera...
Sigamos, as palavras do Senhor nesta perícope, pois elas nos falam de Vida, falam-nos do Cristo nosso Deus!

Primeiramente, Cristo censura duramente o povo: procuram-No – como tantos hoje em dia – não porque viram o sinal que Ele realizou! Mas, que sinal? Fez o povo sentar-se na relva, como o Pastor do Salmo 22/23 faz a ovelha descansar em verdes pastagens; prepara uma mesa para o fiel, multiplicando-lhe os pães, como Moisés no deserto... Ante tudo isto, amados em Cristo, o povo ainda pensou em Jesus como sendo o Profeta que Moisés prometera (cf. Dt 18,15.18); mas, infelizmente, não passou disso; logo, pensou simplesmente no pão, na saciedade, nas necessidades imediatas resolvidas... Daí a repreensão do Senhor: aqueles lá O procuravam simplesmente porque comeram pão, como hoje tantos o procuram para ganhar benefícios – e, assim, são enganados pelos charlatões de plantão, com Bíblia  debaixo do braço e tudo! A prova de que o povo não compreendeu o sinal, é que ainda foi perguntar no Evangelho de hoje: “Que sinal realizas? Que obra fazes?” Como estes, lá com Jesus, se parecem conosco, tantas vezes cegos para os sinais do Senhor na nossa vida!

Observai, irmão! Notai como os judeus não conseguem compreender que o que Jesus quer deles é a fé na Sua Pessoa e na Sua missão! Vede como eles pensam que podem agradar ao Senhor simplesmente com um fazer exterior, sem compromisso de amor que brota do coração: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” Fazer! De nós, Jesus quer muito mais do que um simples fazer! Eis a resposta do nosso Salvador: “A obra de Deus é que acrediteis Naquele que Ele enviou!” Resposta admirável! Mas, o que é crer no Senhor? Escutai: “Quem vem a Mim não terá mais fome e quem crê em Mim nunca mais terá sede”.  Crer em Jesus é ir a Ele com toda a sua existência! Eis: tua obra, cristão, já não é cumprir a Lei de Moisés; também não é fazer e fazer coisas, mas crer e amar a Jesus! Daí sim, tudo decorre, e também tuas boas obras, feitas por amor a Jesus e na fé em Jesus, serão aceitas pelo Senhor!

Diante da palavra do Cristo, os judeus duros de compreender, pedem a Jesus outro sinal! Não compreenderam aquele que Ele fizera! E ainda citam Moisés, como que dizendo: Tu nos deste pão agora; Moisés nos deu o maná por quarenta anos! Aí, o nosso Salvador faz três revelações surpreendentes e consoladoras! Ei-las:

Primeiro: Aquele maná dado por Moisés não é o pão que vem do Céu. É pão terreno mesmo, dado por Deus; pão que mata a fome do corpo, mas não enche de paz o coração; pão que alimenta esta vida, mas não dá a Vida divina, a Vida que dura para sempre! Aquele maná do deserto era apenas pálida imagem de um outro maná, de um outro pão que o Pai daria mais tarde.

E aqui vem a segunda revelação, surpreendente, consoladora: agora o Pai está dando o verdadeiro Maná, o verdadeiro Pão do Céu, que dá a Vida divina ao mundo: Moisés não deu (no passado); Meu Pai vos dá (agora, no presente)! Os judeus ficam perplexos, admirados; e pedem: Dá-nos desse pão! Pão que alimenta a fome de Vida, de paz, de sentido, de eternidade! Pão que enche o coração! Dá-nos desse Pão!

Jesus faz, então, a terceira e desconcertante revelação: “Eu sou o Pão da Vida!” Pronto: o pão verdadeiro é uma Pessoa, é Ele mesmo! Os pães que Ele multiplicara eram imagem Dele mesmo, que Se nos dá, que nos alimenta, que nos enche de Vida divina: “Eu sou o Pão da Vida! O Pão que desce do Céu e dá a Vida divina ao mundo! Quem vem a Mim nunca mais terá fomede Vida e de sentido de existência; quem crê em Mim nunca mais terá sedeno seu coração!”

Eis, meus caros! Corramos para Jesus! Seja Ele nosso alimento! E Dele nos alimentando, sejamos Nele novas criaturas, despojando-nos do homem velho, deixando o velho modo de pensar, que conduz não à Vida, mas ao nada, como diz o Apóstolo na segunda leitura! Se nos alimentamos de Cristo, se bebemos de Sua santa Palavra, como poderemos pensar como o mundo, agir como o mundo, viver como o mundo? Como ainda poderíamos consentir nas velhas paixões que nos escravizam?

Que alimentando-nos de Jesus, Pão bendito de nossa vida, atravessemos o deserto desta vida não como o Povo de Israel, que murmurou e descreu, mas como verdadeiros cristãos, renovados pelo Senhor, despojados da velhice do pecado e saciados de Vida eterna, Vida que é o Cristo nosso Deus, bendito pelos séculos dos séculos. Amém.

Imagem relacionada

Um comentário:

  1. Pai Santo Todo Poderoso, me ajude a ser VOSSO discípulo missionário, me ajude a receber dignamente, o alimento que permanece até a vida eterna. Me ajude a procurá-Lo diuturnamente, me ajude a ter mais fé no meu SALVADOR, me ajude a viver em conformidade com a verdade que está em Jesus, me ajude renunciar o pecado e a despojar-me do homem velho. Me ajude a evitar as paixões enganadoras, me ajude a renovar o meu espírito e a minha mentalidade. Me ajude a revestir-me do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade. Me ajude a orar com fé e confiança. Me ajude concedendo ao VOSSO, povo o pão do Céu. Me ajude a obedecer a VOSSA lei, isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!