sábado, 25 de maio de 2019

Homilia para o VI Domingo da Páscoa - ano c

At 15,1-2.22-29
Sl 66
Ap 21,10-14.22-23
Jo 14,23-29

No Domingo passado, vimos, na Palavra de Deus, que a Igreja é fruto da Páscoa do Senhor, que ela nasceu do lado do Cristo morto e ressuscitado, que ela vive e continua a nascer da água do Batismo e do sangue da Eucaristia, que o Senhor, na Sua fidelidade, haverá de levá-la à plenitude, que até lá, a Igreja deve ser sinal vivo do Reino de Deus entre as provações da história e deve viver no amor – herança que o Senhor nos deixou...

No Domingo presente, a Palavra de Deus continua a nos falar da Igreja, dessa Comunidade do Ressuscitado, Comunidade que peregrina já há dois mil anos na história humana, como um Povo tão pobre, tão débil, humanamente falando, mas também tão rico e tão forte pela presença do Ressuscitado entre nós.

É ainda o Apocalipse que nos apresenta, de modo belíssimo, a glória da Jerusalém celeste, Esposa do Cordeiro, nossa Mãe católica: “Mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, descendo do Céu, de junto de Deus, brilhando com a Glória de Deus” – Esta Jerusalém gloriosa é a Igreja! Ela não nasce do povo, não nasce de um projeto humano; não nasce nem vive das nossas reuniões e decisões pastorais; ela nasce do coração do Pai, que, através do Filho Jesus, doador do Espírito, nos chamou, nos reuniu, nos salvou e fez de nós um novo Povo, uma nova Cidade, uma nova Aliança, início de uma nova humanidade. A Igreja é a verdadeira Jerusalém, a verdadeira Cidade de Deus, que desce do Céu e que é santificada pelo sangue do Cordeiro e, um dia, será totalmente transfigurada na Glória de Deus. Não na sua própria glória, mas na de Deus, aquela Glória que já brilha na face do Cristo ressuscitado!

Ela é a herança e a realização plena do antigo Povo de Israel, ela é a plenitude do Povo de Israel, é o Israel da Nova Aliança. Por isso, “nas suas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel”. Mas, a Igreja é mais que Israel: ela é aberta a todos os povos, suas portas são abertas para todos os lados: “havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente”. A nova Jerusalém é católica, é aberta a todos, aberta em todas as direções, pois nela todos os povos, todas as culturas, convertendo-se ao Cristo nosso Deus e Senhor, terão abrigo.
A Igreja não é simplesmente uma continuação do antigo Israel e a Nova Aliança não é simplesmente uma continuação da antiga! Não somos judeus! Em Cristo, tudo foi renovado: “Eis que Eu faço novas todas as coisas!” (Ap 21,5). Se a Igreja tem nas suas portas os nomes das doze tribos de Israel, tem, por outro lado, como alicerce, o Doze Apóstolos do Cordeiro: “A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro”. Isso aparece muito claramente na primeira leitura da Missa de hoje: os apóstolos, assistidos pelo Espírito Santo, decidiram que os cristãos vindos do paganismo não necessitavam tornar-se judeus, não precisavam cumprir a Lei de Moisés! Os cristãos não são uma seita judaica! É interessante como os Apóstolos, ao tomarem uma decisão tão importante, tinham consciência de que eram assistidos pelo Espírito do Cristo ressuscitado: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós...” - foi o que eles disseram... É o que a Igreja ainda hoje diz, quando os Bispos, sucessores dos apóstolos, decidem algo sobre a fé, em comunhão com o Sucessor de Pedro, ensinam e explicam, de acordo com a Tradição perene e ininterrupta, a fé católica e apostólica. A Igreja sabe e experimente que o seu Esposo ressuscitado não a abandona; não a abandonará jamais! 
Recordemos a promessa de Jesus no Evangelho de hoje: “O Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome, Ele vos ensinará tudo e vos recordará o que Eu vos tenho dito”. Este Espírito Santo santifica continuamente a Igreja, guia-a, sustenta-a, vivifica-a, orienta-a! Ele é a própria Vida divina do Ressuscitado em nós, seja pessoalmente, seja como comunidade de fé. Por isso Jesus nosso Senhor olha para nós e pode dizer com toda verdade e segurança e com toda eficácia: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou! Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes o que Eu vos disse: ‘Vou e voltarei a vós!’” – É verdade: o Ressuscitado permanece conosco na potência do Seu Espírito! Não precisamos ter medo, não precisamos nos sentir sozinhos, confusos, abandonados: na potência do Espírito, o Cristo estará sempre conosco!

É por isso que o Autor sagrado afirma ainda: ”Não vi nenhum templo na cidade, pois o seu Templo é o próprio Senhor, o Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro. A cidade não precisa de sol, nem de luz que a iluminem, pois a Glória de Deus é a sua luz e a sua lâmpada é o Cordeiro”. Que imagens, irmãos amados! A Igreja, nova Jerusalém está toda imersa em Deus e no Seu Cristo. Ela mesma é Templo de Deus no Espírito Santo! Ela vive na luz do Cristo, apesar de caminhar nas trevas deste mundo! Para o mundo, que somente pode enxergar a Igreja na sua realidade exterior, ela é apenas mais uma instituição, entre tantas do mundo. Mas, para nós, que cremos, para nós somos Igreja viva, para nós que dela nascemos e nela vivemos, para nós que nos nutrimos de seus sacramentos, ela é muito mais, ela é este admirável mistério de fé! É isto que queremos dizer quando dizemos: “Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica”. Renovemos nossa fé na Igreja e mergulhemos cada vez mais no seu mistério, pois é aí, é aqui, que podemos viver na nossa vida o mistério e a salvação do Cristo, nosso Deus, que é bendito e santo, vivo e eterno pelos séculos dos séculos. Amém.


Um comentário:

  1. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço por mais um domingo. No entanto, me conceda a graça para ensinar com sabedoria e fé. Me conceda a graça para viver melhor o meu batismo. Me conceda a graça para evitar confusões e perturbações. Me conceda a graça para viver o meu apostolado cristão. Me conceda a graça para escrever da melhor forma possível. Me conceda a graça para ser fiel ao meu SALVADOR. Me conceda a graça para ser guiado pelo divino Espírito Santo. Me conceda a graça para evitar o pecado. Me conceda a graça de ser ajudado pelo santo anjo. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Me conceda a graça para que a luz do Céu entre na minha alma e na minha vida. Me conceda a graça para guardar a VOSSA palavra. Me conceda a graça, morando no meu coração diuturnamente. Me conceda a graça da verdadeira paz. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!