sábado, 18 de maio de 2019

A propósito de Jo 14,7-14

Somente Jesus nosso Senhor é o acesso para um mais profundo conhecimento de Deus. Ele veio do Pai, Ele é o Filho amado, que vive eternamente no seio do Pai e, no Amor, que é o Santo Espírito, é um só com o Pai, na perfeito e inenarrável unidade!  Pois bem, reconhecer Jesus nosso Senhor como o Filho eterno do Pai, que estava com Ele e Nele antes que o mundo existisse, desde toda a Eternidade, é conhecer também o verdadeiro Deus. Israel sabia que Deus é Um, que Deus é o Eterno, o Santo. Mas, Israel nunca imaginou que Deus é, essencialmente, Pai: o Eterno Pai do Eterno Filho na Eterna comunhão fecunda do Espírito de Amor! Somente reconhecendo Jesus Cristo como o Amado do Pai, Aquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo, pode-se saber e experimentar e contemplar que o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó é essencialmente o Pai Eterno, um só com o Eterno Filho na comunhão do Eterno e Santo e Vivificante Espírito! “Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o Meu Pai”,saberíeis que o vosso Deus é o Meu Pai!

Por isso, “quem Me viu, viu o Pai: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim!” Eis por que somos cristãos, eis por que adoramos o Cristo Jesus, eis por que a Ele e por Ele damos a vida: Ele é o Deus verdadeiro vindo do Deus verdadeiro! Somente Nele o mundo e tudo quanto nele existe – e nós mesmos – tem existência e consistência!

E todo aquele que crê no Cristo de Deus e Nele é batizado, recebe o Seu Espírito. Este Espírito divino e divinizante, habitando em nós permanentemente, dá-nos a graça de continuar a obra de Cristo, Nele e por Ele fazendo mil coisas, mais abrangentes, criativas do que aquelas que Ele mesmo fez nos dias em que esteve entre nós! Não porque sejamos maiores que Ele, mas porque é Ele mesmo, ressuscitado, glorificado, Senhor de tudo, que, no Seu Espírito, age em nós e em nós glorifica o Seu Nome e o nome do Pai! Isto mesmo: no Espírito que o Filho glorificado recebeu do Pai e derrama continuamente sobre a Igreja pelos sacramentos, o Cristo Jesus continua agindo e realizando a Sua missão de Enviado do Pai, até que este mundo chegue ao seu termo, a história entre na Glória, o tempo desemboque na Eternidade e Deus o Pai, através do Filho Senhor, na potência do Espírito Vivo e Vivificante, seja tudo em todos. Então, o Reino estará consumado, e nós, plenos, e o mundo totalmente plenificado! Maranathá! Passe este mundo e venha a Tua graça! Bem, Senhor Jesus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!