sábado, 20 de julho de 2019

Homilia para o XVI Domingo Comum - ano c

Gn 18,1-10a
Sl 14
Cl 1,24-28
Lc 10,38-42

O Senhor hoje nos acolhe em Sua Casa, hospeda-nos ao redor do Seu Altar sagrado, para nos falar de hospitalidade. Aquele que nos hospeda, bate à nossa porta, humildemente, como hóspede, esperando ser acolhido por nós: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele Comigo” (Ap 3,20). Abramos para Ele nosso coração e nossa vida.

A Palavra de Deus apresenta-nos, nas leituras deste Domingo, dois modos de acolher o Senhor; dois modos distintos, mas que se relacionam e mutuamente se condicionam.
O primeiro, é acolhendo-O na Sua Palavra, como Maria, a irmã de Marta e de Lázaro. Para nós, ela é modelo do discípulo perfeito, pois “sentou-se aos pés do Senhor, e escutava Sua Palavra”.
Marta também acolheu Jesus, mas é um acolhimento exterior e, portanto, bem mais superficial, como o daqueles que são cristãos tão empenhados em trabalhar por Cristo e em falar de Cristo, que esquecem de estar com Cristo, de realmente dar-Lhe atenção na escuta da Palavra e na oração. Ora, é nisto, precisamente, que Maria, hoje, é exemplo para nós:“sentou-se aos pés do Senhor”. – Vede a disponibilidade, a atenção à Pessoa de Cristo, a disposição em acolher a Palavra que brota do Coração do Salvador: “escutava Sua Palavra”. Aqui, cabe-nos perguntar: neste mundo dispersivo e agitado, neste mundo da competição e do estresse, tenho tido tempo, realmente, para acolher o Cristo que bate à minha porta? “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir Minha voz e abrir a porta, entrarei...” Não tenhamos dúvida que grande parte da crise de fé e de entusiasmo de muitos cristãos, do relativismo e descompromisso com a verdade do Evangelho, decorre da falta desse acolhimento íntimo em relação ao Senhor, da incapacidade de hospedá-Lo no nosso afeto e no nosso coração pela escuta atenta e obediente da Palavra que se torna oração amorosa e perseverante. Talvez sirva para todos nós, ativos em excesso e dispersos contumazes, a advertência de Jesus: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária”. Qual? Que coisa é a única necessária? Estar aos pés do Senhor, abrindo-se à Sua Palavra: “O homem não vive somente de pão, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4). É esta a parte que Maria escolheu e que, por nós escolhida, jamais nos será tirada, porque Deus é fiel!

Mas, há um outro modo de acolher Aquele que está à porta e bate. Este modo deve decorrer da escuta da Palavra e mostra se essa Palavra é eficaz na nossa vida. Trata-se de acolher os outros, de hospedá-los no nosso coração e na nossa vida. Recordemos a cena de Abraão, nosso pai na fé. Colhamos os detalhes! Abraão estava sentado, talvez descansando do almoço, “no maior calor do dia”. Ao ver os estrangeiros que lhe estão próximos, corre ao encontro deles. Observai, caríssimos, a solicitude de nosso pai na fé: não os conhecia, mas corre, com pressa, até eles e os reverencia: “Assim que os viu, correu ao seu encontro e prostrou-se por terra”. Vede a insistência no convite para que os estranhos comam de sua mesa; notai a solicitude em preparar rápido o melhor que tem: entrou logo na tenda, tomou farinha fina, correu ao rebanho e pegou um dos bezerros mais tenros e melhores, pegou coalhada e colocou tudo diante dos hóspedes... Por que fez isso? Porque tem fé! Para Abraão, não existe acaso! Notai como ele diz aos estrangeiros: “Foi para isso mesmo que vos aproximastes do vosso servo”. Ou seja: fizestes-vos próximos de mim para que eu me faça próximos de vós e vos sirva! Atendei ainda como a situação se inverte: ao início, Abraão estava sentado e os hóspedes, de pé; agora, Abraão está de pé, servindo, e os hóspedes, comodamente sentados. Sem saber, naqueles estrangeiros, acolhidos desinteressadamente, Abraão estava acolhendo o próprio Senhor. E, ao fazê-lo, ao esquecer-se de si para preocupar-se com os outros, tornou-se fecundo: “Onde está Sara, tua mulher? Voltarei, sem falta, no ano que vem, por esse tempo, e sara, tua mulher, já terá um filho!” Bendita hospitalidade, que gera vida! Bendito sair de nós, que nos torna fecundos!
Domingo passado, a Palavra nos fazia perguntar: quem é o meu próximo? Pois hoje, a pergunta volta, insistente: quem são aqueles que estão de pé, à porta da minha tenda esperando que eu os acolha no meu coração e na minha atenção? Pensemos nos pobres, nos desvalidos, nos sem amor, nos que caíram, nos que se sentem sozinhos, nos que batem à nossa porta pedindo uma esmola e naqueles outros ainda que pedem atenção, respeito, compreensão, perdão e amor... Somos tão tentados ao fechamento no nosso mundo e nas nossas preocupações! E, no entanto, neles, o Senhor bate à nossa porta, pede-nos hospedagem: “Eis que estou à porta e bato!”E isso não é de hoje nem de ontem: desde Belém, que Ele está à porta, desde Belém, que Ele procura o nosso acolhimento! Desde Belém, não “havia lugar para Ele na hospedaria” (Lc 2,7).

Então, somente poderemos hospedar Jesus nosso Senhor em plenitude quando estes dois modos se completam: hospedá-Lo na escuta da Palavra e no silêncio da oração e hospedá-Lo naqueles que vêm a nós pelos caminhos da vida. Calha maravilhosamente hoje o conselho do Autor da Carta aos Hebreus: “O amor fraterno permaneça. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque graças a ela alguns, sem saber, acolheram anjos” (Hb 13,1s). Mais que anjos: acolheram o próprio Deus, Aquele que disse: “Em verdade vos digo: cada vez que o fizestes a um desses irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes!” (Mt 25,40).

Que o Senhor nos conceda hospedar sempre, para que encontremos hospedagem no Seu Coração. A Ele a glória para sempre. Amém.


2 comentários:

  1. Belíssima homilia Dom Henrique, sou o padre Welison da diocese de Anápolis GO.

    ResponderExcluir
  2. Deus Todo Poderoso e eterno, eu LHE agradeço por todas as crianças que já nasceram no mundo. Entretanto, me ajude adorá-Lo da melhor forma possível. Me ajude servi-Lo com humildade e amor. Me ajude ser hospitaleiro e generoso. Me ajude repartir o alimento com os famintos. Me ajude viver com alegria. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude escutar, aprender, viver e transmitir a VOSSA palavra com fidelidade. Me ajude seguir o caminho da santificação. Me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude ensinar com sabedoria. Me ajude evitar a preocupação e a agitação. Me ajude escolher a melhor parte. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado LIBERTADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!