sábado, 29 de março de 2014

Retiro quaresmal - O Poço que jorra a Vida eterna (5)

"16Jesus lhe disse: “Vai, chama o teu marido e volta aqui”. 7A mulher Lhe respondeu: “ Eu não tenho marido”. 18Jesus lhe disse: “Tu dizes bem: 'Não tenho marido'; tiveste cinco, e o que tens agora não é teu marido. Nisso disseste a verdade”."

Comentando:

Por que esta imprevista ordem de Jesus? Por que Ele manda a mulher chamar o seu marido antes de lhe dar a água que jorra para a Vida eterna?
Aqui está um exemplo do modo impressionante como João revela os mistérios do Reino. Esta mulher samaritana, pessoa real, não é somente uma pessoa: ela representa os samaritanos todos e até os pagãos todos...

O Esposo de Israel era o Senhor Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó. Mas, quem era o Esposo de Samaria? Os samaritanos tinham vindo de cinco povoações pagãs com seus ídolos; ídolos, amantes, não esposos, como Deus é o Esposo fidelíssimo de Israel, que agora viera desposar o Seu povo e toda a humanidade em Jesus, o verdadeiro Esposo!
“Não tenho marido!” - é verdade: o Deus de Israel não fez aliança com os samaritanos; eles já tiveram cinco maridos, cinco ídolos e agora adoram também o Deus de Israel, mas este não é marido deles, pois o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó somente tinha um povo e não aceitava ser adorado ao lado de outros deuses.
Ora, enquanto os samaritanos continuarem a adorar a ídolos e não acolherem o verdadeiro Esposo, Jesus morto e ressuscitado, não podem receber o Espírito Santo, água que jorra para a Vida eterna! Eis o sentido do diálogo! E a constatação de Jesus, tão tristemente verdadeira: “Disseste bem ‘não tenho marido!’ Tiveste cinco; e o atual também não é teu marido!”

Veja como este texto é encantador, meu caro Leitor! É necessário compreendê-lo sempre nos dois sentidos: aquele literal, do diálogo de Jesus com a mulher, e aquele outro, ainda mais importante e decisivo, do sentido teológico que João deseja mostrar. Seja num como noutro sentido, Jesus quer fazer a Mulher-Samaria compreender seu pecado, sua busca de matar a sede de modo errado...
Somente pode estar preparado para receber a água que o Senhor deseja dar, água do Espírito, aquele que crendo em Jesus, reconhecer e confessar sua situação de pecado, deixar suas idolatrias, seus vícios, seus maus caminhos, seu modo mundano e receber o Batismo no verdadeiro poço de Jacó, que é Jesus mesmo! É preciso deixar a idolatria dos samaritanos e deixar a estreiteza do judaísmo para crer em Jesus, o único que dá o Espírito!

- Senhor, converte meu modo de pensar,
Messias, converte meu modo de sentir,
Salvador, converte minha razão e minhas razões,
Filho de Davi, converte meus sentidos,
Santo de Israel, converte minha imaginação,
Filho do Altíssimo, converte minhas palavras,

Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!