Só para que se entenda um pouco mais: o
Pai não é primeiro Deus para depois ser Pai... Ele só existe como Pai e ser Pai
é o que faz o Seu existir; desse modo o Pai existe porque gera o Filho eterna e
continuamente, como uma fonte, que só existe porque mana água.
Do mesmo modo o Filho, somente existe
sendo total e continuamente gerado pelo Pai, como a água brota
ininterruptamente da fonte.
Ainda da mesma maneira o Santo Espírito,
que é a própria Geração, na qual o Pai gera e o Filho é gerado.
Poderíamos dizer assim: um é o Gerante,
outro o Gerado, outro a Geração; um é o Amante, outro é o Amado, outro ainda é
o Amor. Os três são eternamente eternos e cada um dos três é totalmente a
divindade toda.
Um exemplo: eu não sou a humanidade toda:
há bilhões de seres humanos além de mim, de modo que minha pessoa encarna
apenas um mínimo modo de ser humano. Em Deus não: o Pai é todo Deus e toda
Divindade está Nele completa e perfeitamente. O Filho é todo Deus e toda
Divindade está totalmente Nele, completa e perfeitamente. Do mesmo modo o Santo
Espírito: Nele está toda a Divindade, completa e perfeitamente.
Pense no Pai: Ele não somente é todo
Deus, mas também possui toda a Divindade; do mesmo modo o Filho: somente Ele é
todo Deus e somente Ele tem toda a Divindade! E o mesmo se pode dizer do
Espírito Santo: Ele é total e perfeitamente Deus e toda a Divindade está
totalmente Nele! Assim, os Três são total e absolutamente uma só Divindade, mas
um é o Gerante, outro é o Gerado e outro, a própria Geração. Os Três são um só
e os Três são totalmente diversos um em relação aos outros dois: na Trindade só
um pode gerar, só um pode ser gerado, só um é a própria Geração, toda presente
no Gerante e no Gerado, como o Amor que está todo no Amante e todo no Amado!
"um é o Amante, outro é o Amado, outro ainda é o Amor".
ResponderExcluirGrata Dom Henrique, (do coração), por poder ler tais palavras...
Que o canto do meu batismo se renove, a cada vez que eu recitar o Credo.
O Senhor seja convosco.
=)