A cor da liturgia é o roxo - sinal de sobriedade, penitência e conversão;
não se canta o Glória nas missas (exceto nas solenidades, quando houver);
não se canta o “aleluia” que, sinal de alegria e júbilo, somente será cantado outra vez na Páscoa da Ressurreição;
os cantos da Missa devem ter uma melodia simples;
não é permitido que se toque nenhum instrumento musical, a não ser para sustentar o canto, em sinal de jejum dos nossos ouvidos, que devem ser mais atentos à Palavra de Deus;
não é permitido usar flores nos altares, em sinal de despojamento e penitência (nos casamentos e outras festas as igrejas, devem ser enfeitadas com verdadeira sobriedade!);
a partir da quinta semana da Quaresma podem-se cobrir de roxo ou branco as imagens, em sinal de jejum dos sentidos, sobretudo dos olhos. Se o costume de cobrir-se as imagens se manteve desde a Quarta-feira de Cinzas, é bom que se mantenha.
O importante é que todas estas práticas nos levem a uma preparação séria e empenhada para o essencial: a Páscoa!
As observâncias quaresmais não são atos folclóricos, mas instrumentos para nos fazer crescer no processo de conversão que nos leva ao conhecimento espiritual e ao amor de Cristo. Tenhamos em vista que o ponto alto do caminho quaresmal é a renovação das promessas batismais na Santa Vigília pascal e a celebração da Eucaristia de Páscoa nesta mesma Noite Santa, virada do sábado para o Domingo da Ressurreição.
Felizes as ovelhas que tem o Senhor como Pastor , que Deus o abençoe e o Espírito Santo ilumine cada dia mais o seu pastoreio.
ResponderExcluirJoão Lopes , Rio de Janeiro.RJ.
Agradecemos constantemente ao Senhor por inspirar o coracao do Bispo para fazer uso da Internet. Sem essa presença na rede duas coisas estariam acontecendo: a internet estaria tomada pela pornografia e nos fiéis católicos estaríamos órfãos, como ovelhas sem pastor, perdidos em comunidades onde a TL reina sobre Cristo.
ResponderExcluirObrigado Dom Henrique por fazer santamente o trabalho do Senhor!
Ah Senhor, eis-me aqui, pecador em abundância, cheio de atitudes inadequadas a um cristão, tentando melhorar cada vez mais; esforçando-de para em sua presença declarar: MISERICÓRDIA Senhor, tenha pena de mim; cura-me Senhor, coloca-me em Vosso Caminho. PAZ, BEM e COMPAIXAO.
ResponderExcluirÉ obrigatório cantar o hino da campanha da fraternidade?
ResponderExcluir