sábado, 29 de fevereiro de 2020

Retiro Quaresmal 2020/3 - “Felizes aqueles que se abrigam no Senhor!” (Sl 2,12)

Sexta-feira depois da cinzas
Meditação II: A fidelidade mesmo nos exílios

Reze o Salmo 119/118,9-16
Como lectio divina, leia outra vez, com piedade e atenção, Tb 1.

1. Observe bem: Tobit encontra-se deportado na Assíria; está longe da pátria, da Terra Santa, da Casa do Senhor... Ele teria tudo para resignar-se e esquecer do seu Deus, teria tudo para levar uma vida religiosa frouxa, no meio dos gentios infiéis; esquecer seus compromissos com o Altíssimo, esquecer sua identidade de membro do Povo da Aliança, esquecer que este Povo, onde estiver é o Povo consagrado ao Senhor... Leia Dt 7,6-11. Mas, não procede deste modo, não deixa de lado o seu Deus e a santa Aliança: permanece fiel, não esquece o Senhor, mesmo nas desventuras da deportação do exílio numa terra estrangeira...
Pense um pouco: quantas vezes encontramo-nos em situação de exílio exterior ou interior: um lugar distante do nosso, uma situação estranha e dolorosa, pessoas e meios que nos são distantes e frios... Também situações como férias, viagens distantes a trabalho... São ocasiões que, de um modo ou de outro, podem nos fazer afrouxar nossa relação com o Senhor e com a prática dos Seus preceitos, podem nos tentar a viver longe da Face do Senhor... Mesmo no exílio exterior e interior, Tobit permaneceu fiel, afervorando o seu coração, sem esquecer-se do Eterno! Mesmo no exílio, Tobit dá aos demais um belo testemunho de fé e fidelidade, de inteireza de coração, de coerência de vida! Nossos atos e atitudes não devem ser moldados por fatores externos ou situações superficiais, mas pelas profundas convicções, vivências e valores interiores. Só assim o homem é realmente coerente, livre e maduro!
E você, exilado num mundo descrente e hostil à fé tantas vezes... Como se comporta, no exílio da social, do ambiente de trabalho e nas demais situações de exílio? Recorde: você é batizado, é membro do Povo Santo de Deus, Povo nascido da nova e eterna Aliança no sangue do Senhor. Leia e medite atentamente 1Pd 2,9-12.

2. Eis algumas das atitudes concretas de Tobit, expressão de piedade para um judeu daquele tempo:

=> sua fé não era simples sentimentos ou proclamação com palavras: ele se desvelava em obras de misericórdia. Sua fé o impelia às obras segundo os preceitos do Senhor em relação ao próximo;
=> ele dava esmolas com generosidade por amor de Deus: dava pão aos famintos, vestia os nus e enterrava os mortos;
=> mesmo depois do cisma que separou as tribos do norte da tribo de Judá, mesmo depois que criaram um culto concorrente ao de Jerusalém e figuraram o Senhor como um bezerro de ouro (cf. 1Rs 12,26-33), Tobit, sem abdicar da sua consciência e da sua reta fé, continuou a ir sozinho a Jerusalém para oferecer seus sacrifícios no Templo santo de Deus, como a Lei de Moisés ordenava;
=> sem ser legalista, Tobit era um fiel cumpridor dos preceitos da fé judaica.

3. Releia o capítulo 1, anotando todas as ações e atitudes retas e contra a corrente dominante que Tobit realizou por fidelidade ao seu Deus! Pense nas modas atuais, recorde o politicamente correto dentro e fora da Igreja, lembre as tentativas de mundanizar a Igreja, tão presentes no coração de muitos... Qual a sua atitude ante estas realidades? O que diz Jesus nosso Senhor? Leia Lc 12,8-9.

4. “Eu me lembrava do meu Deus com toda a minha alma” (v. 12) – que afirmação comovente! Quantas vezes as Escrituras Santas nos exortam a que não esqueçamos o Senhor! Esquecer é como fazer Deus não mais existir concretamente no nosso coração e na nossa vida! Recordar o Senhor constantemente, rememorar os Seus feitos, as Suas maravilhas, a Ele dirigir-se na oração, na invocação, no louvor, é deixá-Lo ser cada vez mais uma santa e atuante Presença na nossa existência. Leia Dt 4,9; 6,12s; 8,11-14; 2Tm 2,8.

5. Nos vv. 15-20, Tobit é perseguido, tem sua vida ameaçada e perde seus bens por cumprir os preceitos do Senhor. Muitas vezes, a fidelidade ao Senhor poderá nos colocar em crise, em situação difícil ou tensa em relação aos demais, em relação ao pensamento dominante à nossa volta... Jesus Cristo disse: “A Minha escolha vos separou do mundo!”. Leia Jo 15,18-20! Tobit não desiste; continua lembrando-se do seu Deus com toda a sua alma... Belo exemplo de verdadeira fé e piedade... Esta bela atitude do velho Tobit bem pode ser expressa nas palavras de Lm 3,19-26. Leia-as, reze-as...

6. Agora, tome o Salmo 71/70. Reze-o pensando em Tobit e em todos os que sofreram e sofrem por amor ao Senhor Deus. Leia ainda Mt 5,9-16.


4 comentários:

  1. Caro Bispo! Estou com uma dúvida cruel rsrs sou iniciante na leitura dos salmos e minha Bíblia (edição Ave-Maria) tem a seguinte numeração: 118(119) ou 119(120), qual dos dois eu devo ler? Grato pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra a sua bíblia Ave maria no Salmo 9, ele inclui o salmo 10 da bíblia Hebraica é onde começa a divisão.

      Excluir
  2. Lucas perdoe -me em tomar a iniciativa para responder-lhe, na bíblia da Ave Maria a leitura deverá ser sl 118,9-16. Deus lhe abençoe e bom retiro.

    ResponderExcluir
  3. Deve ler o 118(119), é o mais longo dos Salmos, tem 176 versículos.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!