quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Ouvir, observar, não esquecer...

“Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Com efeito, aquele que ouve a Palavra e não a põe em prática e semelhante a uma pessoa que observa o seu rosto no espelho: apenas se observou vai-se embora e logo esquece como era a sua aparência” (Tg 1,22-24)

Texto misterioso e profundo, este.
Primeiramente, o Apóstolo nos adverte que aquele que simplesmente escuta a Palavra do Senhor e não a pratica se engana a si próprio! É inútil ouvi-la, admirá-la, dizer que nela crê e, depois, não a colocar em prática na vida! É um triste engano, um autoengano!

Depois desta séria advertência, São Tiago faz a comparação com quem se olha no espelho... O que deseja exprimir com isto? Ouvir a Palavra de Deus e confrontar-se com ela é se ver como Deus nos vê! Pense bem: ouvindo a Palavra, eu me vejo segundo os critérios de Deus; vejo minhas virtudes e meus pecados, meus acertos e meus erros, minhas aberturas ao Senhor e minhas mazelas... A Palavra de Deus é o meu verdadeiro espelho! Enquanto nos espelhos deste mundo eu vejo apenas meu reflexo segundo este mundo, diante da Palavra do Senhor eu me vejo à luz dos critérios de Deus e, deste modo, vejo-me de verdade, vejo aquilo que realmente eu sou diante de Deus, o que eu sou para Deus!

Ora, quando eu escuto a Palavra, vejo o que sou e, depois, por covardia, comodismo ou simples orgulho, deixo-a de lado e não procuro praticá-la, esqueço minha fisionomia diante de Deus, fujo da minha verdade e continuo na minha mentira, na falsa imagem que tenho de mim, segundo a medida e os critérios deste mundo... Vivo uma ilusão, vivo numa mentira e para a mentira vazia caminho... Minha vida, então, vai se tornando nada, pó e cinza...


Um comentário:

  1. ....não se esqueça de nós D.Henrique...estou em sao paulo...e o Senhor nos reúne em vossas homilias...sempre agradecida...

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!