quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

As antífonas Ó - Ó Adonai

Ó Adonai,

Guia da Casa de Israel,

que aparecestes a Moisés na chama de fogo,

no meio da sarça ardente

e lhe destes a Lei no Sinai;

vinde resgatar-nos pelo poder do Vosso braço!



Nesta Antífona de hoje, 18 de dezembro, toda atenção se volta para o Êxodo. “Adonai” é o nome com o qual os judeus chamam o Deus de Israel, evitando pronunciar “IHWH”, o Nome santíssimo revelado a Moisés no Sinai, de dentro da sarça ardente. Chamar Jesus Cristo de Adonai é chamá-Lo de Deus, o Deus Libertador de Israel, que arrancou Seu povo das trevas da escravidão no Egito e o guiou pelo deserto áspero e pavoroso por quarenta anos.

Pois bem, o Adonai, Guia da Casa de Israel, que Se fazia presente no meio do Seu Povo de modo misterioso é o próprio Filho eterno: Ele foi a Rocha da qual brotou a água, Ele foi o maná que alimentou o Povo, Ele guiou o Seu Povo pela nuvem luminosa... Foi Ele também quem falou a Moisés no meio da sarça ardente e lhe deu a Lei sobre o Monte Sinai.

Para os Santos Padres dos primeiros séculos cristãos tudo isso era muito claro. O Filho é a eterna revelação do Pai, Sua eterna e única Palavra, Seu Verbo, Sua comunicação. Sendo assim, desde o Antigo Testamento, de modo velado, o Pai vai falando à humanidade por Sua Palavra única e eterna: o Filho amado, que um dia haveria de fazer-Se carne. Por isso, a Igreja, unida à Virgem Maria, cheia de admiração, suplica que Ele venha para resgatar o Seu Povo pelo poder do Seu braço estendido, do mesmo modo que fez ao abrir o Mar Vermelho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!