quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Sobre o Livro de Daniel - Dn 1,1-3

Estamos nas últimas semanas do Ano Litúrgico. Ao findar de um ano da Igreja e ao começar um outro, preparando-nos para a Vinda do Senhor nos final dos tempos e para celebrar o Santo Natal no tempo deste mundo, as leituras da Liturgia nos fazem pensar sobre o Tempo do Fim. Pois bem, aproveitando esta pedagogia da Igreja, gostaria de propor-lhes, caros Amigos, algumas simples meditações sobre o Livro de Daniel.

“No terceiro ano do reinado de Joaquim, rei de Judá, o rei da Babilônia, Nabucodonosor, marchou contra Jerusalém e pôs-lhe cerco. O Senhor entregou-lhe nas mãos Joaquim, rei de Judá, assim como boa parte dos utensílios do Templo de Deus. Ele os transportou à terra de Sanaar, depositando esses utensílios na sala do tesouro de seus deuses” (Dn 1,1-3).

A Palavra de Deus é assim: tão poucos versículos e dá tanto o que pensar... E nos questiona, nos testa a fé, nos escandaliza...

Veio Nabucodonosor, feroz, conquistador... Destruiu o Templo, colocou os tesouros do Templo do Deus vivo no tesouro dos falsos deuses.... Um desastre; um escândalo!
E a Escritura Sagrada, com os olhos da fé, afirma: “O Senhor entregou-lhe...” Simples assim, escandaloso assim: tudo está nas mãos de Deus, tudo entra na Sua providência, nada escapa do Deus sábio e do Seu providente desígnio...

Devemos sempre fazer a nossa parte, devemos sempre lutar contra o mal e procurar o bem... Mas, haja o que houver, não esqueçamos nunca de que tudo está nas mãos de Deus: Ele pode tudo, Ele sabe tudo... Como dirá o próprio Daniel em 2,28: “Há um Deus no Céu que revela os mistérios...” 

Certamente, até mesmo para muitíssimos cristãos de hoje, esta visão é conformista, alienada, fatalista...
Um visão da vida e da história provinda de fé rasa e de muito condicionamento ideológico baseado nas chamadas filosofias do progresso e num marxismo explícito ou disfarçado, consciente ou inconsciente, pensa que o homem é o senhor dos planos e dos projetos e o artífice único de sua própria história: “Esperar não é saber.... Quem sabe faz a hora; não espera acontecer”....
Mas, a realidade e a fé nos ensinam diferente... Há um Deus nos Céus que tudo  sabe, tudo dirige, é Senhor dos tempos e das horas e, respeitando a liberdade humana e exigindo nossa responsabilidade, sabe, no entanto, tirar até mesmo dos males, o bem.

Os babilônios invadiram Judá, derrubaram as muralhas de Jerusalém, destruiram o Templo santo de Deus, levaram muitos para o exílio... Quanta dor, quanta lágrima, quanta tragédia, quanta impiedade... Deus permitiu... Ele pode tudo, Ele sabe tudo, na vida humana e na minha vida! Bendito seja hoje e sempre o Seu santo Nome!


Um comentário:

  1. Devemos sempre louvá-lo em todas as circunstâncias, pois nesse momento mesmo com muita tribulação, não podemos perder a fé! Obrigada Dom Henrique pela suas reflexões! Principalmente sobre o livro de Daniel, é o meu preferido.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!