sábado, 12 de outubro de 2019

Homilia para o XXVIII Domingo Comum - ano c

2Rs 5,14-17
Sl 97
2Tm 2,8-13
Lc 17,11-19

Salta aos olhos a mensagem da Palavra de Deus neste Domingo: a gratidão, o reconhecimento cheio de amor pela ação benéfica de Deus na nossa vida. Gratidão e ingratidão – eis o que aparece nas leituras de hoje.
Primeiro, a gratidão de Naamã, um pagão, inimigo de Israel, que, no entanto, sabe ser grato a Deus. Curado de sua lepra, voltou para agradecer ao profeta Eliseu e, como sinal de conversão ao Deus verdadeiro, levou terra de Israel para Damasco, sua cidade, para, sobre essa terra, adorar a Deus, que o havia curado. Também a gratidão de outro pagão, o leproso samaritano que soube, reconhecido, voltar a Jesus “para dar glória a Deus”.
Mas também, hoje, aparece a ingratidão dos nove leprosos, filhos do povo de Israel, que curados, não retornam para agradecer o dom... Dez foram curados, somente um foi salvo: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou!”

Estejamos atentos! Hoje, temos tudo. Chegamos a um alto grau de desenvolvimento tecnológico e científico, compreendemos tantos dos processos e dinamismos da natureza e, num mundo ativista e autossuficiente, temos a sensação ilusória de que nos bastamos, de que tudo é nosso, de que tudo é fruto de nossos esforços, de que tudo foi conquista nossa, simplesmente. Vamos nos tornando cegos para a presença cuidadosa, providencial e cheia de amor de um Deus que sempre vela por nós. É impressionante como o mundo nos vai tornando dormentes, insensíveis mesmo, para Deus! A vida já não mais é percebida como um dom e do nosso coração já não mais brota a ação de graças. Mas, uma vida assim é ela mesma, sem graça, ela mesma uma “des-graça”! Somente quando abrimos o coração e os olhos da fé, podemos perceber que tudo é graça, imenso dom de um Amor sem fim e, então, seremos realmente curados de uma vida sem sentido e libertos para correr livres nos caminhos da existência. Poderemos ouvir a palavra de Jesus: “Levanta-te e vai! A tua fé te salvou!” Mas, para isso – nunca esqueçamos – é necessário um coração de pobre, um coração humilde, que reconheça que tudo quanto possuímos foi recebido de Deus, gratuitamente. Como são verdadeiras as duras palavras de São Paulo: “Que possuis que não tenhas recebido? E, se recebeste, por que haverias de te ensoberbecer como se não o tivesses recebido? Vós já estais saciados! Já estais ricos!” (1Cor 4,7s)

Vale, então, no corre-corre da vida, a exortação do Apóstolo, na segunda leitura de hoje: “Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos!” Lembrar-se de Cristo é tê-Lo como palavra última e total de amor que o Pai nos pronunciou. Lembrar-se de Jesus é nunca esquecer que Deus está conosco, amando-nos, perdoando-nos e acolhendo-nos como Deus providente e misericordioso. Lembrar-se de Jesus morto e ressuscitado é nunca duvidar da misericórdia de Deus e do Seu compromisso na nossa existência e na existência do mundo. “Lembra-te de Jesus Cristo ressuscitado! Merece fé esta palavra: se com Ele morremos, com Ele viveremos. Se com Ele ficamos firmes, com Ele reinaremos. Se nós O renegarmos, também Ele nos negará. Se Lhe formos infiéis, Ele permanece fiel, pois não pode negar-Se a Si mesmo!” Aqui está o motivo último e irrevogável de toda a nossa gratidão a Deus: Jesus Cristo, dado-nos como carinho e fidelidade do Pai! É de tal modo este dom, tão irrevogável, tão absoluto, que vale a pena morrer com Ele para, Nele, viver uma Vida nova; vale a pena sofrer com Ele para, Nele, reinarmos.
É interessante como o Apóstolo sublinha a fidelidade amorosa de Deus em Jesus: “Se Lhe somos infiéis, Ele permanece fiel!” Eis um Deus que não Se escandaliza com nossas debilidades, mas é sempre disposto a recomeçar conosco. “Se nós O negamos, também Ele nos negará”... Esta é a única atitude que nos faz perdê-Lo para sempre: a ingratidão de negá-Lo em nossa vida, de fecharmo-nos de tal modo para Ele, que já não mais O reconheçamos, que já não mais deixemos que Ele seja o Senhor da nossa existência, que já não mais percebamos que tudo é graça, tudo é presente de amor.

Cuidemos, então do modo como estamos construindo a nossa existência: como um fechar-se sobre nós mesmos, na autossuficiência, ou como uma abertura livre e filial, pronta a acolher e viver a vida como um dom do Senhor. Como cantam os focolares: “Se um dia perguntares quem sou, não direi o meu nome. Direi: ‘Obrigado, por tudo e pra sempre, obrigado, obrigado”!

Um comentário:

  1. Ó Deus, Criador de todas as coisas, me conceda a graça de obedecê-Lo com amor. Me conceda a graça de ser purificado. Me conceda a graça de servi-Lo com humildade. Me conceda a graça de ter mais fé e confiança no meu REDENTOR. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de alcançar a salvação. Me conceda a graça de ser fiel em todos os momentos da minha vida. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!