quinta-feira, 30 de agosto de 2018

A ressurreição da carne

Que significam as palavras do Credo que dizem: “Creio na ressurreição da carne”?

Primeiramente é necessário compreender o significado da palavra “carne” no Antigo Testamento. Aí aparece o termo “basar” (= carne), que originalmente significa o corpo inteiro, bem como a pessoa toda. Para a Escritura, carne é o homem total e vivo, mas limitado, débil (cf. Gn 6,3) e, portanto, propenso ao pecado (cf. Sl 65,3s). O importante é deixar claro que, no pensamento bíblico, o homem não somente tem carne: ele é carne, isto é, limitado, frágil, não autossuficiente.
Sendo a carne uma dimensão do ser humano, pode designar o homem todo inteiro, de modo que minha carne significa não só meu corpo, meus músculos, mas também meu eu e não somente uma parte de mim. Fica, portanto, claro, que quando a Escritura fala em carne, não está falando somente de uma parte do homem, mas do homem todo, enquanto criatura débil e perecível.

Assim, por exemplo, quando a Escritura diz: “Chegou o fim de toda carne” (Gn 6,13), está querendo dizer que chegou o fim de todo homem, de toda a humanidade. O mesmo quando diz: “Toda carne bendiga o Seu santo Nome” (Sl 145,21), ou ainda: “A glória do Senhor há de revelar-se e toda carne, de uma vez, O verá”(Is 40,5). Em todas estas passagens “carne” é o homem todo e não uma parte do homem! Ainda um exemplo: “Toda carne é erva e toda a sua graça como a flor do campo” (Is 40,6). Esta afirmação quer dizer que todo homem é frágil, é como a erva.

Podemos, então compreender que quando o Credo diz “Creio na ressurreição da carne”, está dizendo “creio na ressurreição do corpo”, mas também e principalmente “creio na ressurreição do homem frágil”.
A Escritura ensina que o homem, por si mesmo não poderia ser imortal nem feliz eternamente. É Deus que, no Seu amor, vai nos ressuscitar, como ressuscitou o Seu Filho Jesus, feito homem como nós! O Senhor ressuscitar-nos-á com todo o nosso ser, corpo e alma. Notemos que o Credo não diz: “creio na ressurreição do corpo”, mas “creio na ressurreição da carne” ou - aquele Credo mais longo, o Niceno-constantinopolitano -“espero a ressurreição dos mortos”, sem distinguir corpo e alma. Portanto, tanto faz dizer: “creio na ressurreição da carne”, como “creio na ressurreição dos mortos”, ou “creio na ressurreição do homem”, do homem inteiro, corpo e alma.

A Sagrada Escritura imagina o homem como um todo; jamais pensa que o homem é formado por partes: uma espiritual e outra material. Este modo de pensar o homem em duas partes é grego e, de modo geral, da cultura indo-europeias, que é completamente pagã. No pensamento bíblico o homem é um todo com várias dimensões, vários aspectos, mas não partes. Assim, eu sou meu corpo, eu sou minha alma... E é todo o meu ser que ressuscitará e estará para sempre com o Senhor. Em outras palavras: ao pensar no ser humano, as Escrituras pensam-no como um todo, como uma unidade. Agora, certamente, uma unidade diferenciada, com dimensões, com “partes”, mas exprimindo fundamental e originariamente, um todo!

Daí a inaceitabilidade, segundo a concepção das Escrituras Santas, de quem crê na doutrina da reencarnação. Trata-se de uma doutrina presente em muitas culturas, mas alheia às Escrituras.
Quem abraça esta crença, pensa que o homem é somente espírito e esse espírito está preso num corpo. Assim, de acordo com esta doutrina errada, eu sou meu espírito, mas eu apenas tenho um corpo : não sou o meu corpo! Quando morremos, o espírito desencarna e o corpo vai para o lixo, como uma roupa velha! Tal doutrina é absolutamente incompatível com o ensinamento de Cristo! O Senhor Jesus prometeu que nos ressuscitará em todo o nosso ser - corpo e alma. Seremos completamente glorificados, como o foi o Senhor Jesus! Portanto, podemos afirmar que a esperança dos cristãos é a ressurreição da carne (= do homem todo, apesar de frágil)! Quem professa a reencarnação nega a ressurreição e já não tem como professar a fé católica nem ser realmente cristão!


Um comentário:

  1. Os santos, ou seja, todos os que já morreram na amizade com Deus, estão AGORA no céu. No céu estão plenamente felizes e completos, na mais absoluta harmonia com Deus e na visão beatífica. Certo? Então queria entender, fico me perguntando, "pra que haverá a ressurreição da matéria corporal no fim dos tempos? qual a utilidade dela no além, onde a alma já está na plenitude?
    Eu creio na ressurreição do corpo material pois Jesus e Nossa Senhora o possuem, como ensina a nossa fé. Mas confesso que não entendo. Pois num céu imaterial, como pode entrar a matéria?

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!