"Vigiai e orai para que não entreis em tentação.
O espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26,41).
O Senhor rezou: orou louvando, orou agradecendo, orou suplicando!
Que mistério, este, da oração do Filho de Deus!
Ele orou e nos mandou orar, e orar sem cessar, sem jamais desfalecer!
Mas, por que orar?
Poderia dizer tanto sobre isto... Mas, neste sábado quaresmal, vou limitar-me a comentar um estupendo texto do século IV, atribuído erradamente a São João Crisóstomo, arcebispo de Constantinopla:
"A oração é a luz da alma, o verdadeiro conhecimento de Deus, a mediadora entre Deus e os homens. Pela oração a alma se eleva até aos céus e une-se ao Senhor num abraço inefável; como uma criança que, chorando, chama sua mãe, a alma deseja o leite divino, exprime seus próprios desejos e recebe dons superiores a tudo que é natural e visível. A oração é venerável mensageira que nos leva à presença de Deus, alegra a alma e tranquiliza o coração. Não penses que essa oração se reduza a palavras. Ela é desejo de Deus, amor inexprimível que não provém dos homens, mas é efeito da graça divina, como diz o Apóstolo: Nós não sabemos o que devemos pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis (Rm 8,26). Semelhante oração, quando o Senhor a concede a alguém, é uma riqueza que não lhe pode ser tirada e um alimento celeste que sacia a alma. Quem a experimentou inflama-se do desejo eterno de Deus, como que de um fogo devorador quê abrasa o coração"! - Rezar assim vai se tornando sempre mais fruto do Espírito de Deus, que murmura no nosso coração com gemidos inefáveis. Este Espírito bendito vai nos dando os sentimentos de Jesus e nos jogando, com Ele e como Ele, nos braços do Pai! Pense, Irmão meu: quem reza assim é pleno de paz, quem vive assim experimenta o Céu já aqui, porque o Reino dos Céus começa dentro de nós!
"Praticando-a em sua pureza original, adorna tua casa de modéstia e humildade, torna-a resplandecente com a luz da justiça. Enfeita-se com boas obras, quais plaquetas de ouro, ornamenta-se de fé e de magnanimidade em vez de paredes e mosaicos. Como cúpula e coroamento de todo o edifício, coloca a oração. Assim prepararás para o Senhor uma digna morada, assim terás um esplêndido palácio real para o receber, e poderás tê-lo contigo na tua alma, transformada, pela graça, em imagem e templo da sua presença". - Observe bem: uma vida que começa por rezar de verdade termina por dar verdadeiros frutos de Vida eterna é bem para o mundo! Reze! Reze sempre, sem jamais desfalecer! Reze louvando, suplicando, adorando, intercedendo... Reze e uma multidão se salvará ao seu redor, pois você será portador do Reino de Deus!
Como vai sua vida de oração? Sua oração é perseverante? É insistente? É confiante? É humilde?
Reze o Salmo 130/131
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!